População de risco no contágio pela Covid-19, os idosos têm recebido o cuidado de marcas em suas ações de responsabilidade social para o enfrentamento da pandemia. Nestlé, Strava e Gtex Brasil, fabricante da marca Urca, são algumas das empresas que empenham esforços nesse sentido.
Essas ações se somam às lideradas por marcas que, num esforço de resposta à pandemia, têm colaborado em diversas frentes, como ajuda à população vulnerável com distribuição de produtos, criação de fundos de auxílio às periferias, fabricação de equipamentos hospitalares, instalação de hospitais de campanha, fomento à tecnologia médica, apoio a pequenos negócios, socorro a mulheres vítimas de violência durante o isolamento.
Veja iniciativas de marcas voltadas aos idosos durante a Covid-19:
Nestlé doa complemento alimentar
Idosos em lares do estado de São Paulo estão recebendo 28 toneladas de complemento nutricional Nutren Senior doados pela Nestlé. Eles receberão doses diárias de complementação alimentar por dois meses. Além disso, a marca se uniu ao Projeto Velho Amigo para promover o Café Virtual, uma série de videoconferências com voluntários para estimular a socialização da população idosa que se encontra isolada em instituições de longa permanência.
Outra iniciativa da companhia para esse público foi o lançamento do BOT Nutren Senior Conect@, ferramenta de WhatsApp desenvolvida para auxiliar na inclusão de idosos no ambiente digital. Além dessas ações, a Nestlé já doou 500 toneladas de alimentos, bebidas para auxiliar famílias brasileiras e também rações animais, para pets em situação de abandono; instalou máquinas de café no Hospital Municipal de Campanha, no estádio do Pacaembu, doou 470 mil máscaras cirúrgicas para 15 regiões onde a companhia atua, entre outras iniciativas.
Strava lança desafio por doações
O aplicativo para treinos físicos Strava lançou um desafio para estimular doações ao Instituto Horas da Vida, que oferece tratamento médico gratuito a pessoas em situação de vulnerabilidade social. Os valores serão destinados à compra de itens de higiene de primeira necessidade para lares de idosos e também para equipamentos de proteção individual (EPIs) para profissionais de saúde que atuam nessas instituições, com o objetivo de evitar a contaminação dos moradores.
A doação aparece como etapa final do treino de 5 horas de exercício em 30 dias, de preferência dentro de casa. A meta é arrecadar R$ 100 mil. Como recompensa, os participantes recebem uma badge digital exclusiva da campanha Em Casa por Horas da Vida.
Urca doa produtos de limpeza
A Gtex Brasil, fabricante de sabões e desinfetantes da marca Urca, está auxiliando o Lar de Idosos São Vicente de Paulo, de Várzea Grande (MT), com o fornecimento de produtos. Este é um dos locais atendidos numa iniciativa que prevê a doação de 20 toneladas de produtos de limpeza para auxiliar populações vulneráveis que moram no entorno de suas fábricas.
As primeiras doações, que totalizaram nove toneladas, foram destinadas para as prefeituras dos municípios de Guarulhos, Suzano e Itupeva (SP), onde estão três das plantas da companhia. Comunidades do Rio de Janeiro também foram assistidas com kits de limpeza, entregues juntamente com cestas básicas. Outras dez toneladas chegaram ao Instituto Gerando Falcões, organização social que atua em periferias e favelas do Brasil.