As consequências da pandemia do coronavírus já afetam a todos, nos mais diversos aspectos, da saúde à economia, passando pelos relacionamentos humanos. Para discutir vários lados do assunto, o UOL lançou o UOL Debate, uma série especial de videoconferências ao vivo. O formato do projeto foi idealizado para atender as recomendações da OMS (Organização Mundial da Saúde) de isolamento social.
“O UOL Debate nasce para conectar nosso público a especialistas e personagens importantes da nossa sociedade e discutir os múltiplos impactos da pandemia sobre nossas vidas”, afirma Murilo Garavello, diretor de conteúdo do UOL.
Com mediação de jornalistas, blogueiros e parceiros do UOL, cada edição reúne nomes do mundo científico, político, médico, econômico, artístico, esportivo e outros especialistas que representem diferentes visões de mundo em torno do tema. “É um projeto compartilhado por todas as áreas do UOL. De Notícias e Esporte às marcas editoriais, como Universa e VivaBem”, ressalta Murilo.
Conforme o foco, o conteúdo é embarcado em um vertical ou editoria diferente. A edição de estreia, que teve como tema “A classe médica reage ao coronavírus”, foi ao ar na plataforma VivaBem.
O bate-papo teve mediação da jornalista Christiane Segatto e contou com a participação do cardiologista, diretor clínico do InCor e colunista do UOL Roberto Kalil Filho, do médico gerontólogo Alexandre Kalache, da presidente da Comissão de Imunização da Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia Maisa Kairalla, e do infectologista do Hospital das Clínicias e FMUSP Igor Marinho.
Já na segunda edição, brasileiras famosas que vivem pelo mundo discutiram sobre isolamento social. A conversa foi destaque na plataforma Universa. Mediada pela jornalista e colunista do UOL Nina Lemos, que vive na Alemanha, a conversa contou com a atriz Luana Piovani (Portugal), a jornalista Patrícia Maldonado (EUA), entre outras.
Como funciona
Cada participante entra no debate online, de onde estiver, com sua própria câmera, evitando deslocamentos desnecessários e cumprindo as recomendações de distanciamento social.
A produção de UOL Debate é realizada pela MOV, produtora de vídeos do UOL, que orienta remotamente os participantes sobre enquadramento, luz e cenário. Para a videoconferência, usa tecnologias que ajudam na estabilidade das transmissões. E o público pode acompanhar a conversa em tempo real. Após o bate-papo, o UOL Debate também ganha uma versão em podcast, com melhorias na qualidade técnica do som.
“Neste momento de exceção, o UOL não está medindo esforços para entregar informações confiáveis e análises balizadas que ajudem os brasileiros a entender e lidar com esse cenário de dificuldades e incertezas”, diz Murilo.