O universo de Fortnite recebeu pela primeira vez uma ação brasileira dentro do modo criativo do jogo. A Fanta lançou um mapa exclusivo para o game, que ganhou o nome de “Arena Fanta”. A ação, desenvolvida pela Ogilvy Brasil em parceria com a holding de games BBL, faz parte da campanha “É Mais Sabor. É Nível Fanta”.
No cenário, os jogadores precisam subir no topo de uma pirâmide de vidro. E podem atrapalhar seus adversários com “bombas de dancinha”, congelamento de pés, entre outras formas engraçadas de atingir os inimigos. O mapa fica disponível no Fortnite até 28 de novembro. Na data, uma segunda ação deve ser anunciada.
“O Fortnite tem um caráter social muito único. Como plataforma, inventou um jogo que é uma grande rede social, com uma pegada forte de entretenimento. Fanta quer se aproximar desse comportamento de jogar para se divertir com os amigos, e não com foco em competição”, afirma Ana Carolina Santos, gerente de comunicação e marketing de Fanta.
Quem entra no modo de jogo oferecido pela marca está ali para experimentar a novidade. É aí que Fanta consegue se inserir de forma natural no game, mesmo sendo quase onipresente no cenário, tanto nos letreiros gigantes, como nas cores.
Isso mostra o quanto uma ação bem-sucedida nos games requer conhecer a narrativa do jogo. Os gamers tentam decifrar o enigma da pirâmide e como usar os elementos novos do ambiente, como carros que começam a chover, ventiladores que fazem os personagens voar. Alguns, além de se divertir, ainda transmitem em streaming e nas redes sociais suas performances.
Esse movimento recebe ainda o reforço de divulgação de um time de influenciadores conhecidos no meio, como Malena, T3ddy, Calango, Diana Zambrozuski, entre outros. O objetivo é amplificar a ação de Fanta para as mídias sociais.
Fanta tem história nos games
Segundo Ana Carolina, antes de investir numa ação imersiva de Fanta em Fortnite, a marca realizou no Brasil diversas formas mais tradicionais de inserção no meio. “Fizemos alguns testes ao longo do tempo: patrocinamos a Team One — time de League of Legends — na final do CBLOL em 2017, trouxemos creators do universo gamer como embaixadores da marca, fizemos nosso próprio game mobile em 2019.”
Após percorrer uma boa estrada no universo gamer, Fanta entendeu que era hora de inovar numa campanha que entra para o jogo, enquanto integra ações multiplataforma. Em eventos, por exemplo, já realizou ativações na Brasil Game Show, com a criação do Espaço Fanta, cenário de um branded content em parceria com Start. Há ainda filme para TV, com referência ao mundo dos games e k-pop, e peças para OOH.