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Rafael Caetano, da Porto Seguro: ‘Digital com personalização potencializa vendas’

Imagem: Divulgação/Porto Seguro

Combinar canais digitais com atendimento personalizado é a estratégia que a Porto Seguro tem conduzido para se posicionar online e ampliar vendas. “Estamos integrando muito esses dois mundos. Ao longo dos últimos 10 anos, observamos que o consumidor de seguros ainda tem uma necessidade muito forte do contato humano, de uma consultoria, de falar com um especialista”, afirma Rafael Caetano, diretor comercial de vendas online da Porto Seguro.

O executivo está há 21 anos na companhia. Participou da criação da área digital da seguradora, desde o desenvolvimento dos canais online, passando pelo portal institucional, até a elaboração da estratégia de mídia online. “Ajudei a área digital da Porto Seguro a começar do zero”, afirma. E, nesse processo, tem liderado a criação de uma série de soluções para a inclusão digital do corretor. “É importante que ele acompanhe a evolução.”

Isso porque, segundo o executivo, o consumidor entra no digital e chega até o fim do orçamento, mas acaba tendo dúvidas na hora da contratação. “Integrar o corretor nesse processo é o que potencializa nossas vendas”, afirma. Para que a combinação entre o online e o atendimento pessoal funcione, a Porto Seguro criou um marketplace que conecta mais de 6 mil corretores. É um ambiente que propicia a cada um a ter sua loja virtual, com produtos integrados.

Estratégia de mídia tem desafio duplo

Com isso, as estratégias de mídia digital da seguradora têm o desafio duplo de posicionar a marca e também de levar os possíveis clientes às páginas de seus colaboradores. “Hoje, basicamente, a gente explora as principais plataformas de mídia do mercado, tanto para captação e tratamento da audiência da marca Porto Seguro, quanto da marca do próprio corretor, criando soluções de publicidade para ele, que é um pequeno e médio empreendedor.” O foco predominante dessas campanhas, segundo o executivo, é em conversão e geração de leads.

Já as ações de branding surgem para apresentar novos produtos e serviços, ou se posicionar institucionalmente. O conteúdo é um dos formatos adotados pela Porto Seguro. “Trabalhamos com branded content orientados a algum objetivo estratégico. É uma plataforma que está no nosso roll de soluções.” Um exemplo de ação de branding é uma campanha de vídeos que a seguradora realizou com o UOL. “Ao longo dos anos fizemos várias ações e estratégias com o UOL. Escolhemos essa parceria pela audiência bastante relevante que o UOL tem dentro dos nossos targets.”

Minibio

Rafael Caetano é administrador de empresas, com MBA em marketing pela ESPM. Entrou na Porto Seguro aos 18 anos, como técnico de seguros. Passou a analista de mercado, coordenador de marketing e gerente de canais digitais e CRM. Assumiu a diretoria de vendas online e canais digitais em 2014. Desde 2016, acumula também a diretoria de marketing.


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