Os sabores, os sons, as cores e a atmosfera das ruas ganharam um ponto de referência no digital. A plataforma Urban Taste, do UOL, chegou não só para trazer ao público conteúdos sobre cultura e lifestyle urbanos — comida de rua, música e arte –, mas também para fazer parte desse movimento. Toda sexta-feira, promove a Taste Fridays, um evento na House of Food, no bairro de Pinheiros em São Paulo, que conta com pratos de chefs da nova cena gastronômica servidos ao som dos ritmos urbanos. E tudo o que acontece de mais legal nessa badalação alimenta tanto a plataforma como suas redes sociais.
A primeira edição da Taste Fridays contou com a rapper Tássia Reis cantando dentro de uma vitrine para a galera que curtia o show na calçada. A ideia é essa mesmo: celebrar novas formas de ocupação da cidade. A cada semana, um tipo de arte urbana faz a festa, seja na música, com cantores ou DJs, seja no graffiti, live painting, flash tattoo, entre outras performances. E, a cada edição, o público experimenta um sabor diferente. O cardápio de estreia foi de hambúrgueres do chef Vitor Romanelli de Carvalho, o Vitinho do projeto Burger at Home. Mas já rolou também comida oriental, do chef Alexandre Lee (restaurante Sésame), e nigeriana, do chef Chyke.
Enquanto isso, na plataforma digital, duas publicações por semana movimentam o debate sobre o papel da rua e a ocupação do espaço público, valorizando feiras, festas de rua, esportes praticados ao ar livre em locais gratuitos e ciclovias. Além disso, o conteúdo é recheado de dicas de lazer, tendências, e até moda, design e decoração: tudo o que fizer parte desse lifestyle.
Na última sexta, por exemplo, o ex-masterchef e youtuber Mohamad Hindi estreou uma websérie no Urban Taste, com a proposta de mostrar roteiros e lugares originais em São Paulo, sempre com uma conexão com o universo gastronômico. Na primeira edição da “SP com Mohamad”, ele foi a dois locais tradicionais no bairro da Liberdade que servem comida no balcão.
Conteúdo com identificação
Com foco no público jovem que transita pelos espaços urbanos ao mesmo tempo em que é superconectado às mídias digitais, o Urban Taste gera conteúdo com muita identificação e produz um movimento on e off atrativo para marcas. “O mercado tem demandado cada vez mais projetos diferenciados que envolvem produção de conteúdo associado a live marketing e ações em ambiente fisico”, diz André Vinicius, diretor executivo de publicidade do UOL.
O Urban Taste nasce como uma evolução do UOL Burger Fest, projeto que investiu na cultura do hambúrguer e do food truck, e realizou eventos que atraíram milhares de pessoas, unindo experiências a geração de conteúdo. Com o Urban Taste, a proposta é ampliar o olhar, envolvendo outros tipos de gastronomia e novas experiências com arte e música, sem perder a característica de rua e de integração entre on e off.