Os brasileiros que gostam de cerveja têm o hábito de consumir a bebida em casa e, na maioria dos casos, na latinha, aponta o estudo “Consumo de Bebidas”, da OpinionBox, que buscou mapear dados e tendências sobre a relação dos consumidores com as bebidas alcoólicas e não alcoólicas no país.
O levantamento mostra que o mercado de bebidas no Brasil é vasto e diversificado, sendo que as opções alcoólicas, em particular, ocupam lugar de destaque, não apenas como uma escolha de consumo, mas como parte integrante de momentos de lazer.
De acordo com a sondagem, 69% dos respondentes afirmam que consomem bebidas alcoólicas. A maioria declara um consumo moderado, sendo que 30% bebem ocasionalmente e 22% o fazem pelo menos uma vez por semana. O índice de pessoas que bebem todos os dias é de 1%.
O levantamento ouviu 1.021 pessoas acima de 18 anos usuárias de internet e consumidoras de bebidas alcoólicas e não alcoólicas, por meio de questionário online, de todas as regiões do país e classes sociais. O perfil predominante é de mulheres (54%), pessoas entre 30 a 49 anos (50%) e das classes CDE (82%). A margem de erro é de 3 pontos percentuais.
Entre os consumidores de bebidas alcoólicas, 82% têm o hábito de consumir cerveja, mesmo que de vez em quando, sendo a latinha o formato mais comprado para 40% dos respondentes que apreciam uma gelada. Outros 39% compram mais em long neck e 27%, em garrafas de 600ml.
A compra é feita com maior frequência em mercados, hipermercados, distribuidoras e lojas de conveniência, onde 75% dos entrevistados declaram comprar a bebida pelo menos uma vez por mês, sendo 33% pelo menos uma vez por semana, o que caracteriza que o consumo é feito no lar, casas de amigos e familiares ou em ambientes privados.
Já em bares, restaurantes, baladas, festas e eventos na rua, a frequência de consumo de cerveja é de pelo menos uma vez por mês para 61% dos entrevistados, sendo que 23% dizem consumir a bebida nesses locais pelo menos uma vez por semana.
Entre os consultados que não consomem bebidas alcoólicas, 70% afirmam que nunca tiveram esse hábito. A maior parcela (42%) diz que não bebe porque não gosta de álcool. Outros 33% apontam questões pessoais ou religiosas para não beber. Uma fatia de 26% não gosta do sabor e 25% alegam questões de saúde. Suas bebidas preferidas são suco (citado por 62%), refrigerante (53%) e água (44%).
Um achado interessante é que os consumidores identificam uma cultura de consumo de bebida alcoólica no país, sendo que 75% dos respondentes acreditam que deveria existir maior conscientização em relação aos prejuízos causados pelo álcool.
Para 44% dos entrevistados, consumir bebida alcoólica é algo que combina com o Brasil. Além disso, 40% dos entrevistados dizem que existe preconceito contra pessoas que não bebem socialmente. E 62% têm a percepção de que a mídia incentiva as pessoas a beber.