_Branding

Otalab experimenta a reinvenção da TV no digital, afirma Otaviano Costa

Imagem: Divulgação

Pegada de TV com a hiperconexão do digital. Com essa proposta, o ator e apresentador Otaviano Costa estreia nesta quinta (16) o Otalab, programa semanal realizado em parceria como a produtora MOV e transmitido pelo UOL. “A gente está testando uma reinvenção da TV”, afirma Otaviano.

“Não é só uma camerazinha num quarto, é um megaestúdio, com oito câmeras, desde action cam até broadcast, para fazer o que mais próximo existe da qualidade da TV, porém, com o DNA, a velocidade e a proximidade do digital”, explica. As gravações serão realizadas em seu estúdio próprio, recém-construído no Rio, com uma equipe mínima, respeitando os protocolos sanitários.

O ator diz que o projeto partiu da observação de formatos de conteúdo que surgiram durante a quarentena. “Percebi nesse processo de isolamento social as reinvenções que foram surgindo. As lives sertanejas, com Gustavo Lima e Marília Mendonça, levaram a conversa ao seu pico. E se começou a pensar: para onde vamos agora? Vi as TVs também se transformando, com modelos de programas remotos e telão. Pensei: como posso ir além?”

Criar um laboratório de experimentações de conteúdo, combinando elementos diversos, foi a resposta, segundo Otaviano. No cenário, há até uma tabela periódica para representar esse conceito.  “Vamos misturar humor com coisa relevante e séria, entretenimento com informação, música com conversa, anônimo com famoso, Brasil com o mundo. Uma mistura de pessoas e assuntos que vai criar essa química, essa reação”, explica.

Também os nomes dos quadros reproduzem a ideia. Tubo de Ensaio, por exemplo, será dedicado às brincadeiras musicais de Otaviano com a sua banda. “Vou gostar de fazer paródias, vinhetar com os músicos.” Deu Química é a seção dedicada a relacionamentos. E Mapa das Minas trará mulheres que oferecerão consultoria para questões financeiras e de carreiras trazidas por participantes.

A gravação ao vivo em estúdio será combinada com videoconferências. No quadro Nuvem de Noticias, Otaviano vai repercutir assuntos em destaque na home do UOL, junto a colunistas e colaboradores, como Fefito, Josias de Souza, entre outros, que participarão de forma remota. Momento do talk show, o quadro Elemento Convidado, também vai realizar entrevistas a distância com famosos da TV e influenciadores.

Uma plateia virtual, como se fossem caravanas de diversas localidades, completa as interações. “Minha ideia é que seja um programa ao vivo, atento a tudo o que está acontecendo no Brasil e no mundo. Vamos prezar pelo entretenimento sem deixar de falar de assuntos relevantes. Mas sempre dentro de uma linguagem do entretenimento, reformatando a maneira de contar essas notícias”, diz o ator.

Território para marcas

O projeto também foi construído de forma a criar territórios para marcas darem sentido a suas narrativas com a mão colaborativa de Otaviano. Ele afirma que há espaço para presença de publicidade no modo clássico, como patrocínio e product placement,  como também na cocriação e branded content.

“O laboratório permite isso. Não há por que não pensar em cocriação com marcas. Há espaço para branded content. E é possível participar desde a hora que eu saio de casa com um carro para chegar ao estúdio, como dentro dele e nas participações remotas. Num desfile que os participantes fazem em casa, num delivery que entrega algo na casa de alguém, numa brincadeira”, exemplifica.


Quem faz os conteúdos UOL para Marcas:

Apuração e redação: Renata Gama / Edição e redes sociais: Raphaella Francisco / Arte: Pedro Crastechini
Gerente responsável: Marina Assis / Gerente Geral: Karen Cunsolo