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Andreia Santamaria, do UOL: 2024 será quente em oportunidades de conteúdo 360º

Imagem: Acervo

Este ano será marcado por um vasto cardápio de oportunidades para marcas em jornadas de conteúdo que conectam o público em eventos e festivais e se ampliam no digital. Esse é o prognóstico de Andreia Santamaria, head comercial de CPG (consumer packaged goods) no UOL, área que entrega soluções de publicidade para o setor de bens de consumo não duráveis, como alimentos, bebidas, higiene e beleza.

“2024 promete. Será um ano em que o entretenimento e a presença de marcas em festivais e eventos vão se destacar ainda mais nas estratégias de marketing das indústrias, que querem ampliar sua conexão com o consumidor nesses momentos. Este ano a gente tem Rock in Rio e o Lollapalooza no calendário, e o UOL desenha um evento proprietário para o São João, com novidades em torno do que foi o Carnaval para a gente”, afirma a executiva.

Ela conta que o UOL iniciou o ano com dois cases bem-sucedidos nesse sentido. O projeto UOL no Verão, que voltou a montar uma estrutura beira-mar, em Bertioga (SP), contou com mais de 100 mil pessoas e atraiu marcas como Claro, Eno, Chevrolet, Natura, Huggies, L’Oréal Paris, PagBank, SBP, Sol e Sprite. E o CarnaUOL, evento que abriu o Carnaval paulistano, com mais de 28 mil pessoas no Allianz Parque, contou com a parceria de Azul, Cacau Show, Chevrolet, Hellmanns, Itaipava, JBS Maturatta, Maybelline /L’Oreal, PagBank, Tresemme, Trident e Vanish.

Segundo Andreia, as soluções de mídia, produção de conteúdo e marketing de influência, que conectam live marketing ao digital, passam por entender a fundo a estratégia de cada cliente. “Analisamos o objetivo de cada marca e fazemos com que as experiências nos eventos reverberem para fora. A gente cria o máximo de alcance junto ao consumidor dessa marca, amplificando suas histórias e experiências.”

Durante as Olimpíadas, outro projeto do UOL prevê uma casa de experiências, com produção de conteúdo in loco e a participação de grandes esportistas brasileiros. “Vamos mostrar como as marcas estão abraçando o brasileiro nos variados esportes, com brand experience, influenciadores e colunistas para amplificar a ação.”

Mas as estratégias do UOL também contemplam grandes eventos e festivais não-proprietários. “A gente tem o Splash UOL, maior canal de entretenimento digital, que faz cobertura desses eventos e a nossa audiência acompanha. E as marcas embarcam assinando e validando a nossa curadoria. Quando não temos a propriedade do evento, criamos soluções de cobertura junto a influenciadores, tanto para marcas patrocinadoras do evento, quanto para as que fazem guerrilha para entrar no território.”

De acordo com a executiva, as soluções 360º são de especial interesse de marcas do segmento CPG por possibilitarem a experimentação direta dos produtos, aproximarem e criarem conversas junto ao público-alvo. Assim, a estratégia, que é desenhada entre experiência, conteúdo e mídia, se torna algo potente e de grande rentabilidade aos anunciantes.

Eventos digitais

Outra frente consolidada no UOL que deve seguir com força este ano é a produção de eventos digitais. Segundo Andreia, está prevista mais uma edição do “VivaBem no Seu tempo”, um dia dedicado a painéis e conversas que mobilizam especialistas e personagens em torno do tema etarismo. “Mostra o poder do consumidor 45+”, diz Andreia. E também o “Universa Talks” deve retornar para discutir novas pautas do universo feminino.

Cada vez mais as marcas de CPG têm utilizado a força do parceiro digital para conectar dentro do território de música e entretenimento, beleza e games. E o que a gente oferece é uma solução digital multiplataforma. O atendimento que o UOL oferece aos nossos anunciantes é consultivo, ouvimos dores e desafios de cada marca, entregamos soluções muito customizadas, de ativações, conteúdo e mídia, em contexto confiável e seguro pelo suporte de um grande publisher por trás.”


Quem faz os conteúdos UOL para Marcas:

Apuração e redação: Renata Gama / Edição e redes sociais: Raphaella Francisco / Arte: Pedro Crastechini
Gerente responsável: Marina Assis / Gerente Geral: Karen Cunsolo