Maior cobertura de Carnaval do país no digital, a plataforma CarnaUOL já se prepara para a folia de 2020. Afinal, são três meses de conteúdo sobre o tema, período recorde entre os veículos. O alcance é de 84% da audiência online brasileira, primeiro lugar entre os publishers de conteúdo, segundo a ComScore.
Por mais um ano, uma equipe de mais de 90 profissionais vai contar tudo de mais interessante que acontece nos principais centros da maior festa brasileira, localizados em São Paulo, Rio, Minas, Bahia e Pernambuco.
E não para por aí. Com tanta autoridade para falar do assunto, o CarnaUOL também produz experiências no ambiente físico, com grandes eventos que atraem milhares de jovens. Em 2020, será a sétima edição do pré-carnaval em São Paulo, que desta vez aporta no Jockey Club, e a quarta edição na Sapucaí, com o Camarote CarnaUOL N1, durante o desfile das escolas de samba no Rio.
Em São Paulo e no Rio, diversos estilos musicais populares entre os brasileiros se unem. Para citar alguns nomes que já agitaram a festa em edições anteriores, o CarnaUOL conta com atrações do calibre de Anitta, Ludmilla, Claudia Leitte, Maiara e Maraísa, DJ Alok.
É claro que, nas experiências do CarnaUOL, a produção de conteúdo também é superintensa, com histórias de bastidores, transmissões ao vivo, entrevistas com celebridades, além da montagem de estúdio próprio para produção de vídeos .
As informações produzidas pelos jornalistas do UOL se somam aos conteúdos de influenciadores, que enriquecem a cobertura com uma pegada de entretenimento, garantindo o alcance do CarnaUOL também nas redes sociais, numa produção em 360º.
Este ano, por exemplo, o youtuber Matheus Mazzafera comandou as entrevistas mais reveladoras e divertidas do Carnaval do Rio, com Bruna Marquezine, Sabrina Santo, Luciana Gimenez, Val Marchiori, entre outros famosos, direto do estúdio do CarnaUOL no Camarote N1.
Em São Paulo, o evento pré-carnavalesco teve apresentação surpresa da atriz Mariana Xavier, a eterna “Jenifer”, hit do Carnaval, rendendo muito assunto na plataforma e nas redes sociais. Ela participou de toda a festa, dando um verdadeiro show de alegria no palco, na pista e diante das câmeras.
Traduzindo em números, este ano a plataforma CarnaUOL atraiu 23 milhões de visitas, realizadas por 11 milhões de visitantes únicos, que consumiram 50 milhões de minutos de conteúdo. Os canais oficiais do CarnaUOL, incluindo perfis de redes sociais no Facebook e Instagram, renderam 2,8 milhões de interações diretas com a audiência.
E por falar em interação, a conversa com o público do UOL foi fundamental na escolha dos blocos e pontos de agito a serem cobertos pelos jornalistas nas capitais durante a festa. O monitoramento também foi importante para mapear os principais hits do carnaval e identificar as pautas do ano, como, por exemplo, o feminismo e a luta contra o assédio no Carnaval, que explodiu em mensagens pintadas ou coladas nos corpos das foliãs nas ruas.
Oportunidades para marcas
Como plataforma completa de conteúdo e experiências em 360º, o CarnaUOL abre diversas possibilidades para marcas que querem estar lado a lado com o público no momento da alegria. É uma oportunidade única para engajar, entreter, ativar e gerar conteúdo de largo alcance.
As estratégias de marca podem envolver ativação, brand experience, branded content, marketing de influência, além de entrega de mídia em cobertura editorial — não apenas em conteúdos sobre os festivais em São Paulo e no Rio, como também na cobertura do Carnaval por todo o país.