O universo gamer tem revolucionado o modo de entreter e de produzir conteúdo no digital e no ambiente físico. Nas partidas online e presencialmente nas arenas, players, influenciadores e o próprio público são os protagonistas de histórias que engajam por horas a fio. Mergulhada nessas novas formas de narrativa, a plataforma Start, do UOL, chega com a missão de ser referência em jogos eletrônicos.
Lançado este mês, o Start produz conteúdo diário sobre games e eSports, com vídeos de gameplays, reviews de jogos, perfis e entrevistas com personalidades do meio, além de cocriações exclusivas com influenciadores e jogadores profissionais. Como produto multiplataforma, o Start ainda se expande para as redes sociais e prevê experiências em espaços onde gamers e fãs se encontram.
“O Start nasce para mudar a maneira como um veículo se relaciona com os games e com os gamers”, afirma Murilo Garavello, diretor de conteúdo do UOL. “Queremos trazer o universo que cerca os times, os jogadores, os streamers, os comentaristas e os fãs, com uma abordagem mais humana, focada em contar as boas histórias que nascem com essa modalidade e ainda são pouco exploradas pelo mercado.”
Estrelas do streaming
A plataforma dá o pontapé com um time de peso como parceiro. O youtuber João Paulo “Patife” participa de desafios inusitados em suas gameplays; a influenciadora Alice Gobbi testa lançamentos de games de terror; Jhonny Rylston, O Pai Também Joga, chega com dicas de Fortnite; Gigante Richard comanda lives animadas e Nicolle “Cherrygummns” Merhy trará novidades dos eSports.
Já no ambiente físico, a proposta é não apenas realizar a cobertura editorial dos principais eventos e feiras do cenário, como também produzir experiências. Em parceria com a agência Talent Experts, o Start prevê a criação e organização de torneios e eventos. Um estúdio próprio já tem a estrutura preparada para a realização de disputas com transmissão ao vivo. “Queremos lançar um olhar novo, formatos de conteúdo que deem voz e tragam o público para dentro dos nossos espaços nas diferentes plataformas”, diz Murilo.
Oportunidades para marcas
Todo o conceito de geração de conteúdo em 360º do Start representa novas oportunidades para marcas que querem se aproximar do universo gamer. Além das oportunidades de mídia e patrocínio de conteúdo, marcas têm espaço para construir narrativas com branded content, ações com influenciadores, experiências ao vivo, e criação de campeonatos próprios, que ganham projeção na cobertura editorial.
“A criação do Start reforça a qualidade editorial do UOL e abre espaço para soluções completas de mídia voltadas para o segmento, com a elaboração de ações relevantes para o público-alvo da plataforma, além de resultados com grande volume e alcance para os anunciantes”, declara André Vinicius, diretor executivo de Publicidade do UOL.