As experiências proporcionadas nos eSports estão ganhando formas que se integram cada vez mais no dia a dia das pessoas. Nesta semana, a equipe Team oNe eSports, organização que mantém times profissionais de esportes eletrônicos, inaugurou um centro de treinamento no Shopping D, em São Paulo. A One Academy se apresenta como o primeiro ambiente dedicado aos eSports dentro de um centro de compras na América Latina.
A área de 400m² integra uma academia para treinamento e formação de jogadores, mas também prevê uma estrutura para geração de conteúdo, com arena onde serão realizados jogos entre atletas amadores e fãs, além de ações de marcas patrocinadoras. “A chegada ao Shopping D representa o sonho de alcançar um novo patamar de projeção”, afirma Alexandre “kakavel” Peres, CEO e fundador da Team One eSports.
A equipe é campeã brasileira de League of Legends (LoL) em 2017 e também mantém times de Counter Strike: Global Offensive, Clash Royale e Rainbow Six. “Queremos nos consolidar internacionalmente como uma grande equipe em todas as modalidades. Ter estrutura moderna e time 100% dedicado no local significam vantagens competitivas.”
Para o Shopping D, a One Academy representa a possibilidade de estar na vanguarda de um mercado que atrai jovens superengajados. “Nosso público ganha uma alternativa altamente conectada com o que há de mais atual em diversão digital, e com a vantagem de poder vivenciar esse diferencial usufruindo de uma estrutura completa, com segurança, conforto e conveniência”, afirma Fábio Oliveira, superintendente do shopping.
Para o projeto, o Team oNe anunciou que recebeu um investimento de R$ 2 milhões e firmou parceria com a Grão Investimentos, um venture de capital brasileiro, e com a CCP (Cyrela Commercial Properties), empresa de incorporação de empreendimentos imobiliários.
O passo dado pela organização é uma demonstração do potencial que os eSports têm de proporcionar experiências que extrapolam as telas das plataformas de streaming de games para alcançar o público no mundo físico, criando inúmeras oportunidades para marcas.
Nos últimos anos, os eSports já vêm avançando no mercado de entretenimento, atraindo torcidas para arenas competitivas em eventos em todo o mundo. Por aqui, Brasil Game Show, Greenk, MMA Experience são exemplos de experiências gamers realizadas para diversos públicos. No Brasil, são 70 milhões de jogadores de eSports, segundo Pesquisa da Game Latam, divulgada no final do ano passado.