_Brainstorm

Com Simpsons, Marvel e Netflix, eSports fincam espaço na cultura pop

Imagem: Reprodução/Vídeo/FOX

Bart Simpson participa de campeonato de eSports em episódio que foi ao ar em março

Um episódio dos Simpsons, uma história em quadrinhos (HQ) da Marvel, documentários na Netflix, um filme na rede Cinemark. Os eSports firmam espaço na cultura, e uma demonstração de que as competições de jogos eletrônicos romperam de vez com as barreiras do nicho para abraçar a massa está na sua relação com ícones pop. Para marcas, esse movimento mostra um aumento do alcance potencial do investimento na modalidade.

Há duas semanas, um episódio dos Simpsons mostrou o personagem Bart tentando carreira de jogador profissional de eSports. O game em disputa é “Conflict of Enemies”, jogo fictício inspirado em League of Legends, um dos mais populares do mundo. Na história, uma equipe brasileira chamada “Brazilian Blowouts” aparece na grande final do campeonato mundial.

No desenho “Os Simpsons”, Bart disputa campeonato de eSports contra equipe brasileira (Reprodução/Vídeo/FOX)

A referência ao Brasil por si só já causou rebuliço entre os fãs dos jogos. Um tuíte de Guilherme “Tixinha” Cheida (@tixinhadois), comentarista do CBLoL (Campeonato Brasileiro de League of Legends), foi um dos mais compartilhados.

Mas teve mais: a empolgação se estendeu aos torcedores do Flamengo eSports, que consideraram o episódio premonitório. Nos Simpsons, o time brasileiro é representado na cor vermelha, a mesma do Flamengo, que por ser atual líder do CBLoL 2019 tem chances reais de ir ao mundial. O campeão do CBLoL garante vaga para o Mid-Season Invitational 2019, o chamado “mundialito” de League of Legends, que acontece entre 1 e 19 de maio. O Flamengo eSports tem Samsung como um dos patrocinadores.

Série especial da Marvel

“Ashe: mãe guerreira” é HQ da Marvel sobre o universo de LoL (Divulgação/Marvel/Riot Games)

Em dezembro do ano passado, a Marvel lançou uma coleção de história em quadrinhos baseada no universo de League of Legends. A série especial chamada “Ashe: Mãe Guerreira” foi produzida em parceria com a Riot Games, desenvolvedora do jogo.

A HQ, que conta com quatro edições, é distribuída mensalmente no formato digital, podendo ser lida no Marvel Comics App, em aparelhos Kindle e na Comics Digital Shop. O quadrinho foi traduzido para 20 línguas, incluindo o português.

Filme no Cinemark e séries na Netflix


Em parceria com a rede Cinemark, a Ubisoft, desenvolvedora do jogo Rainbow Six Siege, lançou nos cinemas brasileiros o filme “Em Busca da Vitória: O Caminho para o Six Invitational”. A película conta a história de três dos maiores jogadores de Rainbow Six na atualidade, entre eles, a do brasileiro Leo ‘Zigueira’ Duarte (Team Liquid). A produção foi exibida em 10 salas de cinema pelo Brasil em fevereiro.

Já a série documental “Reta Final”, da Netflix, que acompanha os sete dias anteriores a grandes eventos no mundo, mostra os campeonatos de eSports em um dos episódios. Em parceria com a Riot Games, a série foca os bastidores do LCS North America, competição de League of Legends. “Explicando”, outra série documental da Netflix, também dedica um episódio aos campeonatos de games.


Quem faz os conteúdos UOL para Marcas:

Apuração e redação: Renata Gama / Edição e redes sociais: Raphaella Francisco / Arte: Pedro Crastechini
Gerente responsável: Marina Assis / Gerente Geral: Karen Cunsolo