Informação de qualidade é o antídoto contra as notícias falsas que circulam pelas redes sociais nas eleições. Para fazer frente à desinformação, que distorce a realidade e confunde o eleitor, o UOL, maior plataforma de conteúdo da internet brasileira, lançou o manifesto “Diga não ao Achismo”.
“O UOL, com a sua credibilidade construída durante mais de 20 anos de história, tem trabalhado duro para trazer conteúdo de qualidade aos eleitores. E cabe a nós liderar a luta contra a desinformação”, afirma Rodrigo Flores, diretor de Conteúdo do UOL.
O manifesto faz parte da campanha “Informação contra o Achismo”, que enfatiza a importância da apuração dos fatos para que enganos não influenciem o voto. “No Achismo, incertezas viram argumentos. E só uma coisa é capaz de combatê-lo: informação”, diz o texto da peça publicitária, que convida os eleitores a receber notícias de credibilidade na página UOL Eleições 2018.
No UOL Eleições 2018, a audiência encontra informações atualizadas, além de conteúdos especiais, como sabatinas e debates (realizados nos novos estúdios UOL), reportagens e fichas de candidatos. Lá, o eleitor poderá ainda acompanhar a apuração em tempo real e verificar o raio-x dos resultados.
A campanha também destaca o UOL Confere, serviço de checagem de notícias, onde a audiência pode se munir com dados confiáveis para confrontar as fake news e evitar decisões com base em “achismo”.
Assinada pela agência Artplan, a campanha envolve ações em 360º, com filmes, spots de rádio, OOH, anúncios em jornais e revistas, conteúdo nas redes sociais e mídia digital. No filme para TV, um eleitor acorda pela manhã na cama ao lado de um candidato com faixa presidencial, sem saber como ele foi parar em seu quarto.