UOL Eleições: novas ferramentas e conteúdo rendem 17 milhões de visitas em um dia

UOL Eleições: novas ferramentas e conteúdo rendem 17 milhões de visitas em um dia Shutterstock

A cobertura de eleições em 2016 foi atípica. Num ano de crise política, com impeachment no executivo e prisões no legislativo, a equipe do UOL Notícias já estava reforçada. Mas mudanças nas leis eleitorais encurtaram o tempo das campanhas. Com isso, as notícias sobre as eleições municipais só começaram a tomar força um mês antes da votação. Mesmo assim, a audiência do UOL atingiu marcas históricas em outubro.

No mês, 35,5 milhões de usuários únicos geraram mais de 1 bilhão de content views em 80 milhões de visitas — segunda melhor marca do UOL Notícias, atrás apenas de outubro de 2014, com as eleições presidenciais. Outro recorde histórico foi o de tempo de navegação: mais de 20 minutos por visitante!

Só no domingo de primeiro turno, 2 de outubro, o UOL Notícias recebeu 17 milhões de visitas: um recorde absoluto para um único dia. O produto editorial de maior sucesso foi o placar de apuração, que gerou muitas visitas, tempo de navegação e compartilhamento, continuando com muita audiência nos dias subsequentes.

O placar já é uma referência de conteúdo em tempo real e passou por atualizações que aumentaram as possibilidades de engajamento. Neste ano, os eleitores puderam compartilhar o resultado de votação de cada candidato a prefeito e vereador de qualquer cidade do país individualmente, o que gerou um envolvimento local importante.

Já para alcançar alta performance em audiência e tempo de navegação ao longo do mês, a estratégia foi investir em conteúdo especial, com séries de reportagens no formato long form, que trazem informações aprofundadas em reportagens multimídia, atrativas, com um visual interessante, que cativa e torna a experiência mais imersiva. Religião e voto, a guerra por eleitores nas redes sociais e políticas para mulheres são exemplos dos temas abordados.

A transmissão ao vivo de debates de candidatos na TV também foi aprimorada, com a parceria do site Aos Fatos, com a checagem de informações num live blogging, além das parcerias já conhecidas com SBT, Band, Rede TV e Folha.

Aplicativo mobile cresce como forma de acesso

No domingo do primeiro turno, 81% das visitas ao UOL Notícias foram por dispositivos móveis. Ao longo do mês, essa fatia alcançou 63,7%.

Uma das opções disponíveis no mobile, o aplicativo UOL Eleições teve 418 mil downloads no total, contra 59 mil na eleição passada. Bem completo e com foco no serviço ao usuário, contou com busca de candidatos a prefeito e a vereador, pesquisas Ibope e Datafolha, apuração de votos e resultados, notícias, fotos, vídeos e transmissão ao vivo de sabatinas e debates, usando um formato de timeline e navegação objetiva, dinâmica e intuitiva. O planejamento começou no ano anterior e o tempo de desenvolvimento do app foi de três meses.

Conheça 14 momentos ideais para impactar seu público no UOL
Andréa Mello mira nas paixões do brasileiro em ações da Samsung
Conteúdos de referência podem nascer de necessidades de negócio
UOL beneficia 30 milhões de leitores com conteúdo otimizado para smartphones
Com Luciana Fortuna, CNA reconstrói marca e aposta em parceiros digitais
UOL é principal veículo online para 47% dos brasileiros, diz Reuters
×

Ei, psiu! Não vá embora ainda. Confira esta novidade do UOL AD_LAB:

capa e-book 2

E-book sobre como o uso de dados potencializa os resultados de campanhas publicitárias e ações de marketing

Faça download aqui