Menos de um ano após assumir a diretoria de marketing e vendas da Youse, Thaiza Estevão já encara o desafio de posicionar a marca de seguros online durante um desafio sem precedentes. A pandemia de Covid-19 requer muita adaptabilidade. E, por sorte, é isso que ela tem já vinha experimentando, com sucesso, ao chegar à companhia.
“A adaptação com a Youse foi muito rápida, inclusive com os pares que estão há anos na empresa. E isso é positivo, porque ninguém esperava agora passar por essa situação nova, sem precedentes, que pede uma revisão geral de planos”, afirma.
Além disso, segundo Thaiza, o foco nas pessoas, que já é um propósito da marca, é o que tem guiado a resposta da Youse à crise. E isso permeia desde o trabalho interno em equipe, passando pela a relação com stakeholders e colaboradores, até chegar à ponta, no posicionamento da marca e sua comunicação com o público. “Para cada um, neste momento, houve situações e adaptações para essa nova realidade.”
De dentro para fora
Primeiro, veio o cuidado com as pessoas da equipe. “Liberamos o grupo de risco e, posteriormente, nossos escritórios de São Paulo e Brasília passaram a atuar 100% em home office.” A happy hour da quinta-feira migrou para o online. “A gente tentou o máximo possível manter a proximidade que temos no dia a dia.”
Para esse tipo de migração, a vantagem de ser uma empresa de serviços online, como a Youse, é que as ferramentas já era plenamente usadas. O que mudou foi a escala, segundo Thaiza. “Isso é uma facilidade de ser nativo digital.”
O ponto mais desafiador, conforme a executiva, é saber como a empresa se posiciona nesse momento crítico. “A gente vive num momento em que buscamos adaptar o diálogo com os nossos ‘yousers’ para uma situação nova.”
Os ajustes com foco nas pessoas, então, precisavam se refletir nos serviços. “Fizemos uma série de ações voltadas para os clientes. Liberamos alguns benefícios para todos, como assistência psicológica, assistência a farmácia, de guincho, vistoria online.” Além disso, para o produto seguro de auto, foi criado um plano especial para quarentena.
Na comunicação, o trabalho que já vinha sendo construído com a mensagem “Modo rua” ganhou uma releitura, com a campanha “Modo casa”. “Fazia sentido para a Youse continuar a conversa, adaptando para essa realidade. No passado, a gente estimulou a mobilidade. Neste momento, o que faz sentido é ficar em casa. Para a gente, essa continuidade de conversa oferece proximidade com os yousers como um todo.”
A ideia, explica Thaiza, foi incentivar que as pessoas descubram dentro de casa meios de viver o distanciamento social de forma mais leve. “A campanha ‘Modo casa’ convida as pessoas a redescobrir seus lares.” Isso é expresso com conteúdos no digital, com dicas e informações de saúde, alimentação, entre outros assuntos.
Além disso, logo que a Covid-19 foi declarada uma pandemia pela OMS, a Youse aderiu à campanha #DistânciaSalva, organizada nas redes sociais por publicitários anônimos, junto com outras marcas. “Esse tipo de situação propicia que todas as companhias olhem para o todo. Não vale mais a pena a ação individualista. Sou otimista por natureza, e sempre vou pensar nas coisas positivas. Acredito que, depois de tudo, a gente sair mais forte, mais unido, mais experiente.”
Minibio
Thaiza Estevão é graduada em administração com ênfase em marketing pela ESPM, com MBA em varejo pela FIA. Passou pela B2W, Magazine Luiza, Fast Shop e Privalia, onde foi diretora de marketing. E também pelas agências F.biz e antiga WROI, hoje Zoly, onde foi COO. Foi diretora de marketing da Saraiva. É diretora de marketing e vendas da seguradora Youse desde agosto de 2019.