O Carnaval no Brasil será um momento-chave para o gin Beefeater, do portfólio da Pernod Ricard, criar experiências junto ao consumidor, segundo Richard Le Moult, diretor de marketing para América Latina na Pernod Ricard Brasil. A presença na folia faz parte da estratégia de aumentar o reconhecimento da marca e o market share em localidades que são foco de expansão do produto no país.
“Nosso principal objetivo para 2025 é continuar crescendo em awareness e ganhar market share para Beefeater”, afirma o executivo. A marca que chegou ao Brasil entre 2016 e 2017, desde então, vem investindo em presença em eventos e festivais de forma consistente.
A largada carnavalesca da marca no Rio foi no tradicional Baile da Vogue. O evento badaladíssimo no Copacabana Palace, que rende muita repercussão em torno dos famosos, recebe mídia espontânea de veículos e redes sociais. “Iniciamos nossa estratégia inclusive no Baile da Vogue com a embaixadora de marca Sabrina Sato – que está com a gente há 4 anos – e é a cara do verão no Brasil”, afirma o executivo.
Em São Paulo, o pontapé foi no CarnaUOL 2025, festival que abre o calendário da folia na capital paulista, promovendo uma experiência diferenciada para os foliões. No Allianz Park, Beefeater montou um bar exclusivo na pista, onde os participantes ganharam copos exclusivos. No camarote, o mimo foi uma taça personalizada.
A estratégia visa não apenas aumentar a visibilidade da marca, mas também criar uma conexão emocional com os consumidores. “A vibração do festival se alinha perfeitamente com o espírito da nossa marca. Beefeater tem tudo a ver com viver e explorar cidades. Os festivais fazem parte da vida da cidade, por isso para nossa marca faz todo o sentido estar presente em eventos como o CarnaUOL”, diz.
As ações de Beefeater no Carnaval reforçam a campanha global “The Spirit of London”, adaptada para o Brasil sob o mote “Um Verão de Possibilidades”. “Beefeater está aqui para compartilhar todas as possibilidades emocionantes que são apresentadas com a estação mais quente do ano, todas inspiradas pela energia atemporal de Londres, ou qualquer cidade grande”, explica.
Além da construção de experiências, a marca aposta na amplificação digital para alcançar um público ainda maior. “Tal como acontece com todos os eventos dos quais participamos, temos cobertura da marca em nossos canais de mídia social, bem como influenciadores que atuam como nossos embaixadores para todas as nossas experiências. Nosso principal objetivo é aproximar o consumidor da nossa marca e fazer com que ele se sinta parte dos momentos, mesmo que não esteja presente fisicamente”, declara.
Segundo o executivo, as mídias sociais desempenham um papel fundamental na estratégia. “Descobrimos que festivais, festas ou qualquer outra ativação são ótimas oportunidades para iniciar conversas nas redes com a nossa comunidade e realmente dar uma ideia do que é o estilo de vida Beefeater. Se eles se sentirem parte da conversa e se envolverem, significa que atingimos nosso objetivo.”
O digital, aliás, tem sido o principal foco da Beefeater em termos de mídia, com um investimento crescente em plataformas como Instagram. “O Instagram continua liderando nossos investimentos e seguimos testando outros formatos e plataformas”, afirma.