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Raquel Paternesi, do Outback: influenciadores são vitais na nossa estratégia

Imagem: Divulgação

Com mais de 7 milhões de seguidores, somando todas as plataformas sociais onde está presente, o Outback Steakhouse busca uma forte conexão com as pessoas. “Somos o restaurante de casual dining com a maior presença digital, atuando de forma rápida, jovem e dinâmica. Nossa estratégia de mídia é bastante diversificada, com foco em mídia online e forte presença em Meta, Google e TikTok”, afirma Raquel Paternesi, diretora sênior de marketing, vendas e growth da Bloomin’ Brands, grupo detentor das marcas Outback Steakhouse, Abbraccio e Aussie no Brasil.

Nesse sentido, o marketing de influência tem um peso muito relevante. “Os influenciadores desempenham um papel vital em nossa estratégia. Todas as campanhas incluem influenciadores que participam de forma orgânica, oferecendo suas opiniões por meio de reviews, vídeos completos no YouTube, trends e conteúdos informativos. Eles não apenas ajudam a amplificar nossa mensagem, mas também oferecem uma perspectiva autêntica e envolvente, contribuindo para a construção de uma comunicação mais genuína e eficaz com nosso público.”

Ela exemplifica com a estratégia para Outback, com a campanha “Temporada de Ribs”, que traz no discurso o incentivo a comemorar pequenas vitórias. Segundo Raquel, uma ação com o Canal Aqueles Caras, gerou mais de 11 milhões de visualizações. Mas o foco em influência também permite surfar em oportunidades imprevistas que surgem nas redes.

“Aproveitamos a cultura pop para criar campanhas inovadoras, como a parceria com o ator Ary Fontoura, que participou de uma ação divertida para a Temporada de Ribs, aproveitando rumores sobre um suposto encontro romântico para gerar buzz e promover nossos produtos. O vídeo com Ary Fontoura foi um sucesso e gerou uma matéria no UOL.”

Segundo a executiva, em cada uma das plataformas onde Outback está presente, a marca busca produzir conteúdos que entram na linguagem específica de cada meio. “Utilizamos formatos diferenciados e envolventes, como podcasts, audiocasts, formatos de interação e desafios.” Tudo isso trabalhado de forma coesa com a mensagem da marca. Para a campanha de Temporada Ribs, por exemplo, a ideia é ampliar o sentido de celebração para várias conquistas cotidianas.

“O Outback sempre foi o lugar escolhido pelos clientes para celebrar grandes momentos, e isso faz parte do nosso DNA. Nosso famoso ‘parabéns’ é a prova disso. Mas, além dos aniversários, pedidos de casamento e outras grandes ocasiões, acreditamos que as conquistas do dia a dia também merecem ser celebradas. Queremos que as pessoas não deixem para comemorar apenas os momentos considerados ‘grandes’, mas também as vitórias cotidianas – como o dia em que o VR caiu na conta ou quando você acertou a baliza.”

Esse comportamento de realizar comemorações dentro do Outback foi um dos insights mapeados para guiar a campanha. “Nossas pesquisas internas mostram que a marca é vista como um grande local de celebração. Aproveitamos essa cultura do público para criar campanhas e comunicações que fortalecem essa percepção.”

De acordo com Raquel, o insight também se alinha com a estratégia da marca de ter seu foco centrado no cliente. “Isso orienta todas as ações do Outback. Nossa equipe adota uma abordagem voltada ao consumidor, atenção constante aos seus desejos. Isso acontece em todas as áreas da companhia e eu tenho a missão de garantir isso também no marketing. Colocar o cliente no centro é a base que guia nossa operação e estratégia, garantindo que suas necessidades sejam sempre prioridade.”


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