Passado o mês do Orgulho LGBTQIA+, em junho, há marcas e iniciativas parceiras da comunidade que seguem buscando aprofundar pautas e conversas sobre o tema. Ainda são pontos fora da curva, mas que tendem a ganhar cada vez mais força, segundo Raphael Caffarena, gerente de estratégia e membro do comitê de Diversidade & Inclusão da AlmapBBDO.
“Chegamos a um momento em que falar de orgulho LGBTQIA+ só em junho é muito pouco. Até o posicionamento das marcas em junho está sendo cobrado: o que você está fazendo além de colocar um arco-íris no seu logo? Estamos evoluindo. Pode ser que algumas empresas demorem mais, mas acho que em breve muitas grandes marcas realizarão ações efetivas, com campanhas no ano inteiro”, afirma.
Ele acompanha de perto o planejamento de ao menos duas iniciativas de longo prazo, voltadas à comunidade LGBTQIA+: o movimento #RespeitaMinhaIdentidade, para Doritos Rainbow, e o Contaí Summit, evento periódico da consultoria Nhaí, da cantora e empresária Raquel Virgínia, voltado ao fomento do empreendedorismo na comunidade.
Para Doritos Rainbow, a Almap criou uma campanha-manifesto. O objetivo é colher assinaturas para um documento que questiona a configuração da nova carteira nacional de identidade, considerada excludente para pessoas trans. O start foi dado no Dia do Orgulho, 28 de junho, com um filme com Linn da Quebrada, e segue na segunda fase, com conteúdos educativos, convidando as pessoas a lutarem ao lado das pessoas trans. Até agora, já são mais de 11 mil assinaturas colhidas.
“A gente olhou para a evolução de tudo o que a gente fez para Doritos Rainbow nos últimos quatro anos, antes de lançar a campanha. Uma das coisas que Doritos tem feito é doação para casas de acolhimento. Mas desta vez a gente pensou em como deixar uma coisa grande para a comunidade no geral, para mudar a vida de mais pessoas. Vimos que o RG é o princípio de tudo, que para retificar é muito difícil para as pessoas trans, e a nova carteira de identidade tinha modificações excludentes.”
Na próxima fase da campanha, haverá um foco maior nos influencers, inclusive com previsão de participação em eventos. “A gente vai explicar mais profundamente os impactos das leis e os direitos da comunidade trans.” Segundo ele, o planejamento de todas as campanhas de Doritos Rainbow prevêem ações para o ano inteiro, agora, em parceria da Antra (Associação Nacional de Travestis e Transsexuais).
Já para o Contaí Summit, que realizou sua segunda edição no início de julho, a Almap produziu uma pesquisa para compreender o perfil dos empreendedores LGBTQIA+. O material forneceu insumos para o encontro e também para a própria população, que busca mapear oportunidades de negócios. O evento contou com patrocínio de Avon e também da Meta, cliente da AlmapBBDO.
“A parte da Almap foi entregar o que a gente faz bem. A gente fez a pesquisa, organizou o evento Contaí para a Raquel, para que ela pudesse vender melhor a iniciativa para as marcas. O objetivo era ver como a gente consegue fazer as pessoas enxergarem oportunidades de negócios, para sair do modo sobrevivência. E, a cada edição do evento, pessoas novas ganham visibilidade. Para a gente foi bonito ver todo mundo tendo seu momento de falar. É tudo oportunidade para se manter presente e relevante. E a gente luta para ter muito mais representatividade.”