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Para Microsoft, branded content dá profundidade e personalização à mensagem

Imagem: Divulgação/Microsoft

Campanha da Microsoft sobre a inteligência artificial aplicada a diversos formatos de negócio

Fios narrativos são imprescindíveis para dar sentido e corpo aos dados, mesmo — e principalmente — quando a história é contada por uma gigante da tecnologia como a Microsoft. Com uma estratégia de comunicação que tem de saída ferramentas avançadas como marketing automation, a companhia diz que o branded content entra para cativar o público.

“O branded content tem um papel importante. Por meio desta estratégia, podemos entregar mensagens com maior profundidade ou customização”, afirma Agnes Nakayama, gerente de marketing e comunicação da Microsoft Brasil. “A vantagem é atingir as pessoas no momento que elas estão disponíveis a consumir conteúdos e estão dentro dos sites que confiam”, diz, enfatizando que nesta tática a medida de sucesso passa a ser o tempo gasto pela audiência.

No caso da Microsoft, trabalhar formatos de conteúdo mais densos é importante em função da complexidade dos assuntos em pauta. Desde que a companhia tomou a democratização da inteligência artificial (IA) como foco, adotando as soluções empresariais Azure e Microsoft 365 como carro-chefe, assumiu também o desafio de comunicar informações sobre tecnologias em constante renovação a públicos diversos.

“Falar de tecnologia nem sempre é simples, pois temos na nossa audiência diferentes níveis de conhecimento. Mas buscamos trazer exemplos de aplicação para garantir que as pessoas não só entendam as nossas soluções, como também os verdadeiros benefícios. Temos um posicionamento de colocar as pessoas como protagonistas das nossas histórias. São as pessoas que empreendem, inovam, transformam seus negócios”, diz Agnes.

De acordo com a executiva, o posicionamento da Microsoft passa por educar as pessoas sobre as novas tecnologias. “É democratizar o conhecimento e mostrar que soluções de IA, por exemplo, não são coisas do futuro, elas estão disponíveis hoje e ao alcance de todos. Ajudar as pessoas nesta jornada de transformação digital é uma das nossas estratégias de comunicação.”

Por isso, segundo ela, a companhia tem o cuidado de trabalhar com mensagens que possam ser compreendidas por pessoas que estão começando no assunto, sem deixar de oferecer conteúdos técnicos avançados para as que desejam saber mais. Alinhada a essa missão, a companhia lançou em maio uma nova plataforma de ensino, o AcademIA, com módulos gratuitos sobre inteligência artificial (IA) – desde a introdução básica até a tecnologia, à sua linguagem de programação e aplicações.

Segundo a executiva, como as soluções da Microsoft atendem a todos os segmentos e tamanhos de empresas, o planejamento das campanhas contempla diferentes mensagens,  jornadas e momentos. Esses momentos são precisamente calculados. E é aí que os dados se unem ao conteúdo.

“Realizamos diversas ações de marketing até trazer este cliente para nosso funil de conversão. Através de ferramentas que utilizam inteligência artificial, cruzamos os comportamentos de engajamento com atividades de mídia, digital e eventos, até descobrir qual é o momento ideal para que o alvo receba um contato do nosso time de vendas.”

Minibio

Agnes Nakayama é graduada em comunicação pela FAAP. Passou por Gradiente, Fundação Abrinq, TV1. Chegou pela primeira vez à Microsoft em 2008, onde trabalhou por sete anos, chegando à gerência de trade. Foi gerente de marketing parceira na Cisco. É gerente de marketing e comunicação da Microsoft Brasil desde 2016.


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