_Networking

Marcela De Masi, do Grupo Boticário: Novas expressões pedem mais make e fragrâncias

Imagem: Tulio Vidal/Divulgação

A vida voltou a ser social. E as pessoas estão expressando mais suas identidades, por meio das suas imagens. Isso mexe diretamente com o mercado de beleza, segundo Marcela De Masi, diretora executiva de branding e comunicação do Grupo Boticário. Especialmente quando se fala de maquiagem e perfumaria. E o Carnaval esteve aí para provar.

“Se durante o período de isolamento observamos um crescimento do autocuidado como premissa e o aquecimento do segmento de cuidados com a pele, agora, sentimos a retomada das categorias de maquiagem e perfumaria”, diz a executiva.

Isso é efeito direto do retorno dos encontros e dos eventos. “Com a retomada da interação social, seja no ambiente profissional, familiar ou outros, os consumidores estão ainda mais dispostos a se expressar – seja com fragrâncias de maior personalidade e projeção, ou maquiagens mais criativas, ousadas e capazes de transmitir a sua essência.”

Esses novos hábitos são constantemente mapeados e monitorados pelo Grupo Boticário. “Por meio de estudos, pesquisas e análises de tendências e de mercado atual, conseguimos entender o comportamento e o gosto do consumidor. Estes são fatores de grande importância para que sejamos cada vez mais assertivos em nossos produtos”, diz Marcela, ressaltando que os números também guiam a construção de experiências de marca ao longo da jornada.

Nesse sentido, as ativações durante o Carnaval aproveitaram um momento estratégico, por unir a retomada da folia, a maior expressividade das pessoas e a diversidade. “O Carnaval se mostra uma oportunidade para que as marcas atuem fomentando a visibilidade de seus produtos, em especial da categoria de maquiagem, que assume protagonismo na data”, ressalta.

“Sabemos que a celebração do Carnaval pede cor, brilho, neon e criatividade na maquiagem, o que dá o tom do mercado de cosméticos e, por isso, apostamos na ocasião para manter o crescimento dos nossos resultados, acelerados mesmo durante a pandemia, com um olhar especial para a categoria de maquiagem”, declara Marcela.

A marca Eudora, por exemplo, patrocinou o Camarote Nº1, na Sapucaí, em parceria com a Beleza na Web, também do Grupo Boticário. “O evento contou com salão de beleza no local, disponibilizando os melhores produtos de Eudora para deixar a festa ainda mais bonita.” Além disso, com o conceito com o conceito #AmorPeloCarnaval, a marca O Boticário patrocinou o Festival CarnaUOL de São Paulo e blocos de rua em SP, Belo Horizonte, Salvador, Recife e Olinda com ativações exclusivas.

“Para o Carnaval de 2023, as marcas do Grupo Boticário apostaram em ativações para levar inovação, inclusão e diversidade, e reforçar seu protagonismo e posicionar as marcas como advisers no segmento de beleza”, afirma Marcela. “A data pede alegria e celebração e, para nós, do Grupo, esse feito só se concretiza se abraçarmos a todos.”

Segundo ela, as marcas buscam traduzir também a pluralidade de eventos e de públicos, de forma regionalizada. “Valorizamos as diferentes manifestações culturais das regiões do Brasil.”


Quem faz os conteúdos UOL para Marcas:

Apuração e redação: Renata Gama / Edição e redes sociais: Raphaella Francisco / Arte: Pedro Crastechini
Gerente responsável: Marina Assis / Gerente Geral: Karen Cunsolo