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Caboré 2024: inovação e ações históricas marcam ano do Itaú, para André Scaciota

Imagem: Divulgação

Na superintendência de marketing e mídia do Itaú, André Scaciota foi uma das lideranças à frente de um evento histórico: a vinda da Madonna para o fechamento da turnê de seus 40 anos de carreira, de graça, no Rio. A ação foi patrocinada pela companhia, em parceria com Heineken, com apoio da prefeitura e do governo estadual. Atraiu 1,6 milhão de pessoas à praia de Copacabana, movimentou R$ 300 milhões no turismo local e, claro, foi um sucesso estrondoso de mídia. No ano deste gol de placa, André é um dos indicados ao Caboré 2024, como profissional de mídia.

“Ser indicado ao Caboré é uma honra imensa, que reflete o esforço coletivo de um time dedicado e das parcerias que construímos ao longo dos anos. Nosso objetivo sempre foi entregar projetos de alta qualidade, com impacto positivo, e essa indicação valida todo o trabalho feito com integridade e respeito pelo mercado. É também um reconhecimento pessoal, um momento em que toda a dedicação, os desafios, e as noites e finais de semana de trabalho se tornam tangíveis”, afirma o executivo.


Olhando pelo retrovisor, o ano de 2024 – que marca as ações de centenário do banco – tem sido especial para a área de mídia e marketing no Itaú, segundo André. “Desde os reposicionamentos dos nossos segmentos com o Hamilton no Personnalité e no Uniclass com a dupla Stalone e Mion, a mudança da nossa nova marca e toda a campanha de 100 anos do Itaú, com Madonna e seu show gratuito em Copacabana com transmissão nacional, Rock in Rio e ainda mais coisas que vêm pela frente. Enfim, tudo o que conectou o legado do banco com a inovação do presente. Conseguimos criar uma narrativa que não só refletiu a história do Itaú, mas que também apontou para o futuro.”

Nesse olhar para o futuro, as inovações tecnológicas que foram incorporadas à área de mídia também ganham destaque. “2024 foi um ano de muitos desafios, principalmente no que diz respeito à adaptação rápida a novas tecnologias e à transformação do comportamento do consumidor. A integração de IA nas estratégias de mídia, por exemplo, trouxe uma nova dinâmica ao trabalho, exigindo que nos mantivéssemos à frente e utilizássemos essas ferramentas para criar soluções mais precisas e eficazes. São inovações que vão desde segmentações, visões criativas e principalmente de mensuração de resultado.”

Resultado esse que está cada vez mais atrelado ao negócio, segundo André. “A disciplina de mídia hoje vai além da comunicação; ela se tornou um pilar estratégico. Mais do que nunca, é essencial compreender profundamente as metas e os desafios da empresa para traçar caminhos que façam sentido e que realmente movam o ponteiro. Mídia é fundamental na definição das estratégias de negócio e envolve não apenas a construção de equity de marca, mas também impactos diretos no P&L. Acredito que, ao longo dos anos, o profissional de mídia tem se tornado cada vez mais relevante em todas as estruturas – seja nos veículos, nas agências ou, como no meu caso, nos anunciantes.”

Para o executivo, pela capacidade de conectar múltiplos pontos de contato e integrar dados, a área de mídia contribui nas grandes discussões que guiam decisões de negócio. “No Itaú, estamos constantemente buscando formas de usar a mídia não apenas para amplificar a mensagem da marca, mas também para gerar insights que impactem diretamente nossas metas. Além disso, a mídia tem sido um vetor estratégico de inovação. Um exemplo seria a integração de dados de comportamento do consumidor com nossas plataformas digitais. Com esses insights, conseguimos ajustar tanto o tom das comunicações quanto o mix de canais para atingir públicos de forma mais segmentada.”

Aliás, a inovação em distribuição seguirá como foco principal da área de mídia do Itaú para 2025. “Sem dúvida, a personalização em grande escala, combinada com uma integração ainda mais forte de inteligência artificial e análise de dados. Queremos continuar evoluindo nossa capacidade de oferecer experiências relevantes e personalizadas para cada consumidor, sempre de maneira ética e respeitando a privacidade. Além disso, o fortalecimento das parcerias com veículos e plataformas será essencial para potencializar nossos esforços de inovação.”


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