Fazer uso das tecnologias para produzir experiências mais significativas de consumo, buscando ao mesmo tempo produzir impacto em questões socioambientais que afetam o mundo, tem sido a tônica que guia o marketing do Grupo Boticário, segundo Renata Gomide, VP de Consumer da companhia. Ela foi indicada ao Caboré 2024 como profissional de marketing.
De acordo com a executiva, esse valores trazem resultados efetivos, e a isso se deve o reconhecimento que o time de marketing do Grupo Boticário vem recebendo este ano. “O mercado, cada vez mais, reconhece a relevância de trabalhos que vão além do marketing convencional, abraçando práticas que envolvem a experiência do consumidor, inovação, ESG e representatividade. Por isso, recebi essa indicação com muito orgulho e como um marco que evidencia o impacto das iniciativas que tenho liderado.”
Além da indicação de Renata ao Caboré, o marketing da companhia tem colecionado conquistas em prêmios internacionais, como Cannes e o Effie Awards Brasil e Latam, além de suas marcas figurarem em índices de inovação e sustentabilidade. “São reflexos de uma estratégia integrada e visionária que posiciona as marcas do Grupo Boticário como uma referência no setor”, afirma.
“Juntos, buscamos construir um ecossistema de beleza que não apenas atende, mas antecipa tendências, unindo tecnologia e sustentabilidade para criar um futuro mais inclusivo e inovador, mantendo a relação próxima e genuína com cada um dos nossos consumidores”, acrescenta.
Segundo ela, em 2024, o Grupo Boticário enfrentou um cenário desafiador marcado por mudanças no comportamento de consumo e um ambiente econômico volátil. “Hoje, o consumidor quer mais do que produtos; ele espera experiências autênticas, personalizadas e alinhadas a valores que respeitem práticas ESG e reforcem um propósito de impacto positivo.”
Além disso, a aceleração digital pressiona pela integração entre os canais digitais e presencial, sem rupturas. “A omnicanalidade nos exige uma frente de atendimento integrada, onde o consumidor encontra a mesma qualidade e cuidado em qualquer canal, e onde nossos colaboradores e parceiros estão preparados para entregar essa experiência com a mesma consistência e excelência.”
Esse cenário impulsiona a produzir respostas rápidas às novas expectativas de personalização e relevância nas interações com o público. “As marcas tiveram que se adaptar para criar conteúdos e experiências que ressoassem de forma mais imediata e autêntica, o que demandou uma integração mais profunda de dados e tecnologias avançadas. A inteligência artificial se destacou como uma ferramenta central nessa transformação, permitindo análises mais rápidas e precisas do comportamento do consumidor e facilitando campanhas mais segmentadas e eficazes.”
Ao mesmo tempo, o ano foi marcado pela evolução das práticas de sustentabilidade e ESG no Grupo Boticário. “Essas ações são vistas como prioridade pelos consumidores e passaram a ocupar um lugar central na comunicação das marcas. Essa mudança reflete uma alteração de expectativas, em que o compromisso com impacto positivo já não é apenas um diferencial, mas sim um requisito fundamental.”
Como exemplo, Renata cita a campanha “Respeita meu Capelo”, de Vult, que recriou chapéus de formatura, em parceria com a Dendezeiro, para atender e ressaltar a diversidade e beleza brasileira dos vários estilos, curvaturas e tipos de cabelo. “A iniciativa foi pensada para gerar uma experiência mais inclusiva durante a formatura e responde uma dor de parte das consumidoras da marca, servindo de inspiração para o Projeto de Lei 80/2024, protocolado pela vereadora Marta Rodrigues, em Salvador, que pretende aumentar a inclusão no sistema municipal de ensino.”
Ela também destaca o projeto “Isso é mais que um batom”, também de Vult, no qual buscou auxiliar mulheres em situação de vulnerabilidade social, em parceria com o Instituto Maria da Penha e a ONG Turma do Bem. “Nele, trabalhamos com o lançamento de um batom que tem 100% da verba obtida em vendas revertida para o tratamento odontológico de brasileiras que tiveram a boca como alvo de agressões. Ambos os cases ganharam bronze na premiação MMA Smarties, além de serem premiados no Effie Awards Brasil e Latam deste ano.”
Já a campanha de Boticário “Dia dos pais: até quando vamos pensar que 5 dias são suficientes?” abordou temas de paternidade ativa e licença parental com um foco em reforçar a importância do tempo de qualidade entre pais e filhos. “O impacto dessa iniciativa foi tão significativo que conquistou um Leão de Bronze na categoria Glass no Festival de Cannes. Campanhas como essas evidenciam a capacidade do Grupo em integrar propósito e estratégia, consolidando laços emocionais com o público e fortalecendo sua reputação como líder em marketing de impacto.”