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Caboré 2024: IA libera tempo para análises profundas, diz Vitor Miguel, da WMcCann

Imagem: Divulgação

O grande salto que o uso de inteligência artificial oferece é o de liberar tempo para que as pessoas saiam do operacional e foquem suas habilidades em estratégia, constata Vitor Miguel, VP de Data & Business Growth da WMcCann, que lidera a implantação da ferramenta na área de mídia da agência, desde o seu retorno à casa em março deste ano. Ele é um dos indicados ao Caboré 2024, como profissional de mídia.

“A IA traz eficiência operacional. Fizemos um golaço este ano ao conseguirmos reduzir 30 horas semanais de trabalho operacional com inteligência artificial, sem cortar nenhum pessoal. Com isso, agora podemos usar o tempo do time para um foco mais estratégico, para produzir mais análises profundas, construir relatórios, fazer alertas de risco, sugerir otimizações de mídia. Já a automação de compra de mídia, eu consigo fazer em dois minutos”, afirma.

Para exemplificar como isso se traduz em resultados, ele cita casos dos clientes General Motors (Chevrolet) e Banco do Brasil. “Neste período, conseguimos uma redução de 24,5% no custo por lide de Chevrolet, e redução de 20% no custo por venda. Isso é performance e eficiência na veia. Para o BB, houve redução no custo de aquisição de novas contas em 18%. Fazemos mais por menos. Esse é o desejo de muitas empresas. Em outra linha do banco, reduzimos em 41% o custo de aquisição de novos investidores.”

Para o VP, a indicação ao Caboré vem como um reconhecimento desses resultados e, também, de sua carreira profissional. “Vem essa trajetória na cabeça. É um prêmio individual, que reconhece os resultados do ano, mas também a nossa história inteira. Eu comecei sonhando em poder entrar no mercado. E a indicação mostra que o que está sendo feito está no rumo certo.”

Vitor Miguel descobriu o fascínio pelos dados quando, recém-formado, ao trabalhar no marketing de uma pequena fábrica de cosméticos no ABC, teve contato pela primeira vez com o Google Ads, em 2012. Foi quando convenceu seus líderes a aplicar a estratégia. A partir daí, mergulhou fundo nesse universo até se tornar um expert em business intelligence.

“Sou de Santos, me formei em publicidade e propaganda, tinha na cabeça que se eu quisesse crescer na profissão precisaria vir para São Paulo. No primeiro contato com o digital me apaixonei. Resolvi fazer MBA e pensei: é isso que quero fazer.”

Para ele, o trabalho com dados e IA nas agências não é só uma questão de alcançar maior eficiência. É também uma oportunidade de reposicionar o negócio das agências de forma mais estratégica para as marcas. “O mercado está passando por uma grande mudança. As agências não podem ser mais apenas um prestador de serviços e negócios. Se a agência for só execução do que o cliente pediu, o valor que entrega vai ser menor. A agência, como parceira, precisa construir direção e caminhos junto com o cliente. Por isso, é fundamental na área de mídia olhar para o amanhã”, afirma.

É por isso que Vitor Miguel tem liderado seu time para ser cada vez mais preditivo. “Mapear tendências, trazer previsões nos ajuda a ser mais estratégicos. Tenho direcionado a minha área cada vez mais para o amanhã. Claro que eu tenho a área do hoje, focada no relatório de resultados, no problema, no tagueamento, que é importante para trazer excelência. Mas outra parte do time está focada em modelo. Estamos construindo uma operação aqui dentro com esse foco. Esse tema de previsão do futuro me move bastante.”


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