Em um ano cheio de comemorações – em que Sadia fez 80 anos e Perdigão, 90 –, o marketing da BRF, detentora das marcas, coleciona feitos em ações, campanhas, eventos e vendas. E é quando Marcel Sacco, VP de marketing e novos negócios da BRF, recebe sua segunda indicação ao Prêmio Caboré como profissional de marketing, após 16 anos. Sob seu guarda-chuva, também estão as marcas Qualy, Claybom, Deline e GranPlus, de alimentos pet.
“É um momento absolutamente fantástico. É um reconhecimento da efetividade de tudo o que estamos fazendo, do trabalho de um time de 75 pessoas no Brasil para cada uma das marcas, dos resultados fantásticos, do ganho de market share. E um reconhecimento de sempre fazer diferente e inovar. A gente sempre procura chegar ao consumidor de maneiras surpreendentes, relevantes e diferenciadas.”
Olhando pelo retrovisor de um 2024 que ainda não acabou – afinal, o Natal ainda será uma grande data para Sadia e Perdigão – Marcel não tem dúvidas em dizer: “Este ano foi o mais intenso, mais legal e divertido que nós tivemos na BRF, a gente teve a felicidade de comemorar o aniversário de Sadia e Perdigão, duas marcas icônicas, líderes de mercado que chegam aos 80 e 90 anos sendo preferidas e valiosas.”
Para Sadia, um dos gols de placa foi ter contratado a medalhista olímpica Rebeca Andrade como embaixadora da marca, junto com Qualy, durante a Olimpíada. O convite foi realizado a propósito de uma entrevista da atleta, falando que pensava em receitas antes de suas apresentações, para se concentrar. E a fala viralizou.
“Foi num movimento super smart. Ela deu a entrevista, pensamos: isso aí é nosso. A gente fez a contratação com ela ainda lá. Negociamos com a manager em Paris, e Rebeca pisou no Brasil embaixadora de Sadia e Qualy.” A parceria visa alavancar o Sadi.a., chatbot com inteligência artificial no WhatsApp que compreende comando de voz para oferecer sugestões de receitas personalizadas.
Outro grande feito do ano foi a promoção “80 Anos Sadia Prêmios Todo Dia”, que durou 80 dias com prêmios instantâneos diários e um prêmio final único de R$ 8 milhões. “Foi a maior premiação individual de uma marca para um único ganhador, a maior da história do Brasil. A campanha foi um tremendo sucesso, e a marca está ganhando market share, se tornando mais forte do que nunca.”
Já para Perdigão, segundo Marcel, um dos principais acertos do ano envolve o patrocínio oficial ao primeiro jogo da NFL no Brasil, com renovação até 2027. A marca promoveu ainda churrasco oficial da NFL. “Foi uma super experiência de mídia”. Outro ponto alto foi o patrocínio do programa “Estrela da Casa”, de talentos cantores, que se conectou com o bot Perdigão, capaz de interpretar pedidos de receita que eram cantadas pelo público.
O que embasa todas essas ações, segundo Marcel, é um desafio constante que todas as marcas têm de lidar: “O consumidor está mudando muito rápido. O que antes a gente via mudar a cada cinco anos, hoje muda a cada seis, oito meses. A digitalização trouxe uma relação com o consumidor que vem se intensificando, de troca, de opinião, e influência no nosso negócio e nossas decisões”, afirma.
Essa variação de comportamentos e hábitos não impacta apenas a comunicação, mas o consumo em si. “O nosso desafio é como as marcas se mantêm relevantes num mundo onde o consumidor muda tanto e está disposto a experimentar muito mais. Sempre houve um grupo de consumidores mais ávidos a experimentar, mas isso hoje é geral, todo mundo experimenta tudo o tempo todo.”
Por isso, é necessário às marcas serem capazes de produzir ações e reações imediatas de forma precisa. “Isso demanda um olhar muito mais atento, uma conexão direta com o consumidor em todos os nossos pontos de contato, além de flexibilidade, agilidade e capacidade de reação muito importantes. Como a gente trabalha isso no dia a dia? Nós temos uma conexão com mais de 55 mil consumidores por ano em pesquisas dos mais variados tipos.”