Insights|12 jun, 2025|

Novos insights: quais são as tendências de mídia social para o 2º semestre

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Fernanda Bottoni - UOL para Marcas

Agora que chegamos à metade de 2025, vale a pena dar uma olhada no que mudou e no que continua forte entre as tendências de mídia social. Quem faz o apanhado geral e traz insights é o Hootsuite.

Quais são as principais tendências de mídia social agora

Confira a seguir os principais pontos de atenção para marcas que querem manter a estratégia social afiada, relevante e, principalmente, ágil.

Threads e X

Você já percebeu que as marcas têm usado o Threads e o X como espaços para experimentar tom, humor e autenticidade? É o que indica a percepção do Hootsuite. E isso acontece porque muitas delas ainda não estabeleceram diretrizes claras para essas plataformas. Resultado: usam mensagens em tempo real, sem filtro, para gerar engajamento com o público. O relatório define as plataformas como “playgrounds para experimentação das marcas”.

Cultura “vibe”

A cultura “vibe” está em alta, o que indica uma mudança de tendências passageiras para algo de maior duração – e guiado pelo humor. Diz a Hootsuite que os profissionais de marketing estão evoluindo suas estratégias de acompanhamento de tendências por esse caminho.

A ideia, em geral, é usar escuta social e IA para decodificar o humor e a energia por trás das tendências (não apenas o sentimento). Isso ajuda a criar experiências emocionais mais duradouras, capazes de fortalecer a identidade da marca.

O insight confirma o alerta que o relatório fez lá no início do ano, de que marcas que pulam de um momento viral para outro sem uma estratégia correm o risco de parecer não autênticas, irritar sua audiência e desaparecer no meio de um mar de postagens idênticas.

A principal dica aqui ainda é analisar o contexto e tomar decisões estratégicas e baseadas em dados. Vale a pena usar escuta social não apenas a identificar tendências emergentes, mas também para avaliar sua relevância, prever sua longevidade e identificar os principais criadores que contribuem para o momento viral.

Além disso, o Hootsuite sugere, de vez em quando, fazer uma pausa. Isso porque esse afastamento cria tempo e foco para criar conteúdo original centrado na personalidade, nos valores e nos objetivos da marca.

Mais transparência criativa

Outra tendência interessante para observar é que o uso da IA pelos criativos está mudando. Agora, a moda é usar – sim, com certeza – mas não disfarçar. Pelo contrário, segundo o Hootsuite, a tendência é o compartilhamento dos prompts. Significa que os profissionais de marketing, em geral, adotaram tanto a inteligência artificial que agora estão criando uma cultura de ensino e transparência.

O próprio relatório de tendências para 2025 do Hootsuite, lançado no final do ano passado, já apontava que os profissionais de marketing estavam usando a IA não apenas como ferramenta para geração de conteúdo. Eles tinham entendido que ela vale também para refinar a estratégia, transformar anotações confusas em apresentações organizadas e gerar novas ideias. Ou seja, IA já se apresentava como uma parceira de ideias – não uma ladra de empregos.

Agora o que mudou é que a tendência é não tentar mais fingir que você não usa IA para obter um resultado sensacional. Em vez disso, os profissionais estão apresentando aos colegas o caminho que fizeram para chegaram lá. Ou seja, estão compartilhando as perguntas ou as mensagens (ou seja, os prompts mesmo) que formularam para obter determinado resultado em geração de conteúdo, análise ou ideias de engajamento da inteligência artificial.

O UOL conecta cada pessoa ao seu universo e cada marca ao seu target

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Novos insights: quais são as tendências de mídia social para o 2º semestre

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Fernanda Bottoni - UOL para Marcas

Agora que chegamos à metade de 2025, vale a pena dar uma olhada no que mudou e no que continua forte entre as tendências de mídia social. Quem faz o apanhado geral e traz insights é o Hootsuite.

Quais são as principais tendências de mídia social agora

Confira a seguir os principais pontos de atenção para marcas que querem manter a estratégia social afiada, relevante e, principalmente, ágil.

Threads e X

Você já percebeu que as marcas têm usado o Threads e o X como espaços para experimentar tom, humor e autenticidade? É o que indica a percepção do Hootsuite. E isso acontece porque muitas delas ainda não estabeleceram diretrizes claras para essas plataformas. Resultado: usam mensagens em tempo real, sem filtro, para gerar engajamento com o público. O relatório define as plataformas como “playgrounds para experimentação das marcas”.

Cultura “vibe”

A cultura “vibe” está em alta, o que indica uma mudança de tendências passageiras para algo de maior duração – e guiado pelo humor. Diz a Hootsuite que os profissionais de marketing estão evoluindo suas estratégias de acompanhamento de tendências por esse caminho.

A ideia, em geral, é usar escuta social e IA para decodificar o humor e a energia por trás das tendências (não apenas o sentimento). Isso ajuda a criar experiências emocionais mais duradouras, capazes de fortalecer a identidade da marca.

O insight confirma o alerta que o relatório fez lá no início do ano, de que marcas que pulam de um momento viral para outro sem uma estratégia correm o risco de parecer não autênticas, irritar sua audiência e desaparecer no meio de um mar de postagens idênticas.

A principal dica aqui ainda é analisar o contexto e tomar decisões estratégicas e baseadas em dados. Vale a pena usar escuta social não apenas a identificar tendências emergentes, mas também para avaliar sua relevância, prever sua longevidade e identificar os principais criadores que contribuem para o momento viral.

Além disso, o Hootsuite sugere, de vez em quando, fazer uma pausa. Isso porque esse afastamento cria tempo e foco para criar conteúdo original centrado na personalidade, nos valores e nos objetivos da marca.

Mais transparência criativa

Outra tendência interessante para observar é que o uso da IA pelos criativos está mudando. Agora, a moda é usar – sim, com certeza – mas não disfarçar. Pelo contrário, segundo o Hootsuite, a tendência é o compartilhamento dos prompts. Significa que os profissionais de marketing, em geral, adotaram tanto a inteligência artificial que agora estão criando uma cultura de ensino e transparência.

O próprio relatório de tendências para 2025 do Hootsuite, lançado no final do ano passado, já apontava que os profissionais de marketing estavam usando a IA não apenas como ferramenta para geração de conteúdo. Eles tinham entendido que ela vale também para refinar a estratégia, transformar anotações confusas em apresentações organizadas e gerar novas ideias. Ou seja, IA já se apresentava como uma parceira de ideias – não uma ladra de empregos.

Agora o que mudou é que a tendência é não tentar mais fingir que você não usa IA para obter um resultado sensacional. Em vez disso, os profissionais estão apresentando aos colegas o caminho que fizeram para chegaram lá. Ou seja, estão compartilhando as perguntas ou as mensagens (ou seja, os prompts mesmo) que formularam para obter determinado resultado em geração de conteúdo, análise ou ideias de engajamento da inteligência artificial.

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Agora que chegamos à metade de 2025, vale a pena dar uma olhada no que mudou e no que continua forte entre as tendências de mídia social. Quem faz o apanhado geral e traz insights é o Hootsuite.

Quais são as principais tendências de mídia social agora

Confira a seguir os principais pontos de atenção para marcas que querem manter a estratégia social afiada, relevante e, principalmente, ágil.

Threads e X

Você já percebeu que as marcas têm usado o Threads e o X como espaços para experimentar tom, humor e autenticidade? É o que indica a percepção do Hootsuite. E isso acontece porque muitas delas ainda não estabeleceram diretrizes claras para essas plataformas. Resultado: usam mensagens em tempo real, sem filtro, para gerar engajamento com o público. O relatório define as plataformas como “playgrounds para experimentação das marcas”.

Cultura “vibe”

A cultura “vibe” está em alta, o que indica uma mudança de tendências passageiras para algo de maior duração – e guiado pelo humor. Diz a Hootsuite que os profissionais de marketing estão evoluindo suas estratégias de acompanhamento de tendências por esse caminho.

A ideia, em geral, é usar escuta social e IA para decodificar o humor e a energia por trás das tendências (não apenas o sentimento). Isso ajuda a criar experiências emocionais mais duradouras, capazes de fortalecer a identidade da marca.

O insight confirma o alerta que o relatório fez lá no início do ano, de que marcas que pulam de um momento viral para outro sem uma estratégia correm o risco de parecer não autênticas, irritar sua audiência e desaparecer no meio de um mar de postagens idênticas.

A principal dica aqui ainda é analisar o contexto e tomar decisões estratégicas e baseadas em dados. Vale a pena usar escuta social não apenas a identificar tendências emergentes, mas também para avaliar sua relevância, prever sua longevidade e identificar os principais criadores que contribuem para o momento viral.

Além disso, o Hootsuite sugere, de vez em quando, fazer uma pausa. Isso porque esse afastamento cria tempo e foco para criar conteúdo original centrado na personalidade, nos valores e nos objetivos da marca.

Mais transparência criativa

Outra tendência interessante para observar é que o uso da IA pelos criativos está mudando. Agora, a moda é usar – sim, com certeza – mas não disfarçar. Pelo contrário, segundo o Hootsuite, a tendência é o compartilhamento dos prompts. Significa que os profissionais de marketing, em geral, adotaram tanto a inteligência artificial que agora estão criando uma cultura de ensino e transparência.

O próprio relatório de tendências para 2025 do Hootsuite, lançado no final do ano passado, já apontava que os profissionais de marketing estavam usando a IA não apenas como ferramenta para geração de conteúdo. Eles tinham entendido que ela vale também para refinar a estratégia, transformar anotações confusas em apresentações organizadas e gerar novas ideias. Ou seja, IA já se apresentava como uma parceira de ideias – não uma ladra de empregos.

Agora o que mudou é que a tendência é não tentar mais fingir que você não usa IA para obter um resultado sensacional. Em vez disso, os profissionais estão apresentando aos colegas o caminho que fizeram para chegaram lá. Ou seja, estão compartilhando as perguntas ou as mensagens (ou seja, os prompts mesmo) que formularam para obter determinado resultado em geração de conteúdo, análise ou ideias de engajamento da inteligência artificial.

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