Insights|29 maio, 2025|

Sites de notícias são principal influência para compras na Black Friday

Fernanda Bottoni - UOL para Marcas

Já está na hora de pensar em compras na Black Friday? Sim, para marcas e empresas é sempre hora de pensar nas principais datas de compras no Brasil e no mundo. Para ajudar a obter insights e desenvolver ações mais eficientes, selecionamos alguns dados de um estudo realizado em parceria pelo UOL e MindMiners.

De acordo com o levantamento, os números vêm aumentando ano a ano. Em 2024, o faturamento digital atingiu R$ 4,2 bilhões – o que representa um aumento de 8,4% em comparação com a Black Friday do ano anterior.

Consumidores aproveitam para se presentear

Outro dado interessante é que nada menos do que 96% dos consumidores planejam e ficam atentos aos preços dos produtos para compras na Black Friday. E tem mais: 73% aproveitam as ofertas para se presentear. Isso mesmo: a maioria não está de olho nas promoções pensando apenas em presentinhos de Natal.

Falando especificamente da audiência UOL, 91% dos usuários do portal realizam compras online. Detalhe: o percentual está 9 pontos acima da média da população. O levantamento mostrou ainda que 61% compram online pelo menos uma vez por mês. Os mais assíduos (12%) compram mais dez uma vez por semana.

Compras mais planejadas

Além disso, 39% afirmam que, no ano passado, compraram com mais frequência do que em 2023. Mais uma diferença importante: 7 em cada 10 (ou seja, 70%) pessoas da audiência UOL usam a internet para planejar as compras. A fatia está 8 pontos percentuais acima da média da população.

Aqui vale destacar alguns comportamentos:

  • 71% visitam sites de marcas para procurar ofertas.
  • 68% concordam que as transações de compra pela internet são seguras.
  • 50% dizem que a publicidade influencia sua decisão de compra (8 pontos percentuais acima da média da população).
  • 75% fizeram algum tipo de pesquisa antes de comprar na Black Friday.
  • 65% pesquisaram por produtos que gostariam de comprar na Black Friday com pelo menos 15 dias de antecedência.

E o mais curioso: 13% pesquisaram 6 meses antes, 6% pesquisaram de 4 a 5 meses antes e 14% fizeram isso com 2 a 3 meses de antecedência.

O que influencia as compras

Sites de notícias lideram a influência na decisão de compra. Em geral, eles são apontados por 48% dos consumidores. Entre os Shopper UOL, porém, a fatia é ainda maior, de 56%. Em seguida vêm as redes sociais, apontadas por 45% do público em geral e 51% dos usuários do portal. A TV influencia 37% dos consumidores (e 46% da audiência UOL).

É interessante observar ainda que, em 2024, as compras online superaram as expectativas. Dados da pesquisa UOL Shopper 2024 apontam que 48% dos consumidores compraram somente na internet, embora apenas 36% tivessem essa intenção. Outros 18% pretendiam comprar somente em lojas físicas, mas apenas 16% fizeram mesmo isso. Comprar em ambos era intenção de 46%, mas foi o que fizeram apenas 36% dos consumidores.

Quais são os fatores decisivos para compras na Black Friday

O preço ainda é o fator que mais impulsiona as compras online. É o ponto decisivo para 62% dos consumidores. E é ainda mais relevante para a classe C (64%) e para adultos acima de 45 anos (65%).

Promoções vêm em segundo lugar, com 48%, e valor do frete ou frete grátis aparece em seguida, com 37%. A comodidade é apontada como fator decisivo por 34% dos consumidores, enquanto variedade dos produtos é mencionada por 27%. A facilidade de pagamento é o principal fator para 25% dos entrevistados.

O levantamento também questionou onde os consumidores fizeram as compras. A maior parte comprou no Shopee (42% dos consumidores em geral e 46% da audiência UOL). Em seguida vêm Mercado Livre (com 31% dos consumidores e 35% da audiência UOL), Amazon (25% e 29%), Americanas (24% e 33%) e Magazine Luiza (23% e 31%).

Por fim, a conclusão do estudo é que, na era da dispersão digital, a atenção é essencial para conquistar o usuário. No UOL, essa conquista é feita por meio de conteúdo relevante e um ambiente de confiança, o que gera mais impacto, maior lembrança e valor real para as marcas.

O UOL conecta cada pessoa ao seu universo e cada marca ao seu target

Insights|29 maio, 2025|

Sites de notícias são principal influência para compras na Black Friday

Fernanda Bottoni - UOL para Marcas

Já está na hora de pensar em compras na Black Friday? Sim, para marcas e empresas é sempre hora de pensar nas principais datas de compras no Brasil e no mundo. Para ajudar a obter insights e desenvolver ações mais eficientes, selecionamos alguns dados de um estudo realizado em parceria pelo UOL e MindMiners.

De acordo com o levantamento, os números vêm aumentando ano a ano. Em 2024, o faturamento digital atingiu R$ 4,2 bilhões – o que representa um aumento de 8,4% em comparação com a Black Friday do ano anterior.

Consumidores aproveitam para se presentear

Outro dado interessante é que nada menos do que 96% dos consumidores planejam e ficam atentos aos preços dos produtos para compras na Black Friday. E tem mais: 73% aproveitam as ofertas para se presentear. Isso mesmo: a maioria não está de olho nas promoções pensando apenas em presentinhos de Natal.

Falando especificamente da audiência UOL, 91% dos usuários do portal realizam compras online. Detalhe: o percentual está 9 pontos acima da média da população. O levantamento mostrou ainda que 61% compram online pelo menos uma vez por mês. Os mais assíduos (12%) compram mais dez uma vez por semana.

Compras mais planejadas

Além disso, 39% afirmam que, no ano passado, compraram com mais frequência do que em 2023. Mais uma diferença importante: 7 em cada 10 (ou seja, 70%) pessoas da audiência UOL usam a internet para planejar as compras. A fatia está 8 pontos percentuais acima da média da população.

Aqui vale destacar alguns comportamentos:

  • 71% visitam sites de marcas para procurar ofertas.
  • 68% concordam que as transações de compra pela internet são seguras.
  • 50% dizem que a publicidade influencia sua decisão de compra (8 pontos percentuais acima da média da população).
  • 75% fizeram algum tipo de pesquisa antes de comprar na Black Friday.
  • 65% pesquisaram por produtos que gostariam de comprar na Black Friday com pelo menos 15 dias de antecedência.

E o mais curioso: 13% pesquisaram 6 meses antes, 6% pesquisaram de 4 a 5 meses antes e 14% fizeram isso com 2 a 3 meses de antecedência.

O que influencia as compras

Sites de notícias lideram a influência na decisão de compra. Em geral, eles são apontados por 48% dos consumidores. Entre os Shopper UOL, porém, a fatia é ainda maior, de 56%. Em seguida vêm as redes sociais, apontadas por 45% do público em geral e 51% dos usuários do portal. A TV influencia 37% dos consumidores (e 46% da audiência UOL).

É interessante observar ainda que, em 2024, as compras online superaram as expectativas. Dados da pesquisa UOL Shopper 2024 apontam que 48% dos consumidores compraram somente na internet, embora apenas 36% tivessem essa intenção. Outros 18% pretendiam comprar somente em lojas físicas, mas apenas 16% fizeram mesmo isso. Comprar em ambos era intenção de 46%, mas foi o que fizeram apenas 36% dos consumidores.

Quais são os fatores decisivos para compras na Black Friday

O preço ainda é o fator que mais impulsiona as compras online. É o ponto decisivo para 62% dos consumidores. E é ainda mais relevante para a classe C (64%) e para adultos acima de 45 anos (65%).

Promoções vêm em segundo lugar, com 48%, e valor do frete ou frete grátis aparece em seguida, com 37%. A comodidade é apontada como fator decisivo por 34% dos consumidores, enquanto variedade dos produtos é mencionada por 27%. A facilidade de pagamento é o principal fator para 25% dos entrevistados.

O levantamento também questionou onde os consumidores fizeram as compras. A maior parte comprou no Shopee (42% dos consumidores em geral e 46% da audiência UOL). Em seguida vêm Mercado Livre (com 31% dos consumidores e 35% da audiência UOL), Amazon (25% e 29%), Americanas (24% e 33%) e Magazine Luiza (23% e 31%).

Por fim, a conclusão do estudo é que, na era da dispersão digital, a atenção é essencial para conquistar o usuário. No UOL, essa conquista é feita por meio de conteúdo relevante e um ambiente de confiança, o que gera mais impacto, maior lembrança e valor real para as marcas.

O UOL conecta cada pessoa ao seu universo e cada marca ao seu target

Insights|29 maio, 2025|

Sites de notícias são principal influência para compras na Black Friday

Fernanda Bottoni - UOL para Marcas

Já está na hora de pensar em compras na Black Friday? Sim, para marcas e empresas é sempre hora de pensar nas principais datas de compras no Brasil e no mundo. Para ajudar a obter insights e desenvolver ações mais eficientes, selecionamos alguns dados de um estudo realizado em parceria pelo UOL e MindMiners.

De acordo com o levantamento, os números vêm aumentando ano a ano. Em 2024, o faturamento digital atingiu R$ 4,2 bilhões – o que representa um aumento de 8,4% em comparação com a Black Friday do ano anterior.

Consumidores aproveitam para se presentear

Outro dado interessante é que nada menos do que 96% dos consumidores planejam e ficam atentos aos preços dos produtos para compras na Black Friday. E tem mais: 73% aproveitam as ofertas para se presentear. Isso mesmo: a maioria não está de olho nas promoções pensando apenas em presentinhos de Natal.

Falando especificamente da audiência UOL, 91% dos usuários do portal realizam compras online. Detalhe: o percentual está 9 pontos acima da média da população. O levantamento mostrou ainda que 61% compram online pelo menos uma vez por mês. Os mais assíduos (12%) compram mais dez uma vez por semana.

Compras mais planejadas

Além disso, 39% afirmam que, no ano passado, compraram com mais frequência do que em 2023. Mais uma diferença importante: 7 em cada 10 (ou seja, 70%) pessoas da audiência UOL usam a internet para planejar as compras. A fatia está 8 pontos percentuais acima da média da população.

Aqui vale destacar alguns comportamentos:

  • 71% visitam sites de marcas para procurar ofertas.
  • 68% concordam que as transações de compra pela internet são seguras.
  • 50% dizem que a publicidade influencia sua decisão de compra (8 pontos percentuais acima da média da população).
  • 75% fizeram algum tipo de pesquisa antes de comprar na Black Friday.
  • 65% pesquisaram por produtos que gostariam de comprar na Black Friday com pelo menos 15 dias de antecedência.

E o mais curioso: 13% pesquisaram 6 meses antes, 6% pesquisaram de 4 a 5 meses antes e 14% fizeram isso com 2 a 3 meses de antecedência.

O que influencia as compras

Sites de notícias lideram a influência na decisão de compra. Em geral, eles são apontados por 48% dos consumidores. Entre os Shopper UOL, porém, a fatia é ainda maior, de 56%. Em seguida vêm as redes sociais, apontadas por 45% do público em geral e 51% dos usuários do portal. A TV influencia 37% dos consumidores (e 46% da audiência UOL).

É interessante observar ainda que, em 2024, as compras online superaram as expectativas. Dados da pesquisa UOL Shopper 2024 apontam que 48% dos consumidores compraram somente na internet, embora apenas 36% tivessem essa intenção. Outros 18% pretendiam comprar somente em lojas físicas, mas apenas 16% fizeram mesmo isso. Comprar em ambos era intenção de 46%, mas foi o que fizeram apenas 36% dos consumidores.

Quais são os fatores decisivos para compras na Black Friday

O preço ainda é o fator que mais impulsiona as compras online. É o ponto decisivo para 62% dos consumidores. E é ainda mais relevante para a classe C (64%) e para adultos acima de 45 anos (65%).

Promoções vêm em segundo lugar, com 48%, e valor do frete ou frete grátis aparece em seguida, com 37%. A comodidade é apontada como fator decisivo por 34% dos consumidores, enquanto variedade dos produtos é mencionada por 27%. A facilidade de pagamento é o principal fator para 25% dos entrevistados.

O levantamento também questionou onde os consumidores fizeram as compras. A maior parte comprou no Shopee (42% dos consumidores em geral e 46% da audiência UOL). Em seguida vêm Mercado Livre (com 31% dos consumidores e 35% da audiência UOL), Amazon (25% e 29%), Americanas (24% e 33%) e Magazine Luiza (23% e 31%).

Por fim, a conclusão do estudo é que, na era da dispersão digital, a atenção é essencial para conquistar o usuário. No UOL, essa conquista é feita por meio de conteúdo relevante e um ambiente de confiança, o que gera mais impacto, maior lembrança e valor real para as marcas.

O UOL conecta cada pessoa ao seu universo e cada marca ao seu target