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Pesquisa ad hoc: dados sob demanda produzem insights estratégicos para marca

Imagem: Edu Lauton/Unsplash

Num cenário digital onde dados se tornaram commodity, ter em mãos informações exclusivas conta. Por isso, pesquisas ad hoc – ou customizadas – ganham valor cada vez mais estratégico para marcas, especialmente porque produzem dados primários e únicos sobre comportamentos e percepções do público.

Uma pesquisa ad hoc é personalizada e estruturada para investigar sobre interesses específicos da marca. O público captou minha mensagem? O que acha do meu produto? O que pretende comprar? Que hábitos tem? Qual sua visão de mundo? Como estou em relação à concorrência? As questões podem ser as mais variadas. Dessa forma, a pesquisa é capaz de coletar dados qualitativos e quantitativos até então inexistentes, de maneira organizada, para testar hipóteses e realizar mapeamentos.

A ideia é que a pesquisa ad hoc traga insights novos, e não dados que a marca já tenha. Por isso, é uma oportunidade para investigar algo mais estratégico e fazer descobertas”, afirma Bruna Barroso, coordenadora de inteligência, insights e audiência do UOL.

Em parceria com a MindMiners, empresa de tecnologia especializada em pesquisa digital, o UOL oferece a anunciantes e agências levantamentos ad hoc, conforme o volume do investimento em campanhas digitais e projetos especiais. A personalização é completa, sem necessidade de relacionar o foco da pesquisa a alguma campanha veiculada no UOL.

Para orientar anunciantes e parceiros sobre como extrair o melhor do recurso em suas estratégias, o UOL lançou ao mercado o curso online “Soluções em Pesquisa”, que traz um capítulo inteiramente dedicado às pesquisas ad hoc. O material explica sobre metodologia, conceitos e funcionamento da pesquisa.

Além disso, o curso online indica boas práticas e estratégias para a configuração dos questionários. Voltado a profissionais de marcas e agências, o material tem acesso gratuito. Para realizar o cadastro e acessar o curso, clique aqui.

Por serem personalizadas, as pesquisas ad hoc não contam com formato pré-definido e, por isso, têm configuração complexa. “Compreender como o estudo funciona é essencial para que profissionais de marcas e agências saibam alinhar a pesquisa aos seus objetivos. E possam, depois, com os resultados em mãos, aproveitar os insights gerados da melhor forma na tomada de decisões“, afirma Bruna.

Segundo ela, ao longo de todo ano, a área de Pesquisa e Audiência do UOL realiza diversas pesquisas nesse formato, em parceria com a MindMiners. “Fazemos descobertas de consumo e hábitos do público que as marcas querem atingir, visando justamente uma maior assertividade no plano de comunicação da marca.”


Quem faz os conteúdos UOL para Marcas:

Apuração e redação: Renata Gama / Edição e redes sociais: Raphaella Francisco / Arte: Pedro Crastechini
Gerente responsável: Marina Assis / Gerente Geral: Karen Cunsolo