No mapa de tendências que irão influenciar os rumos do marketing este ano, a evolução de canais de mídia – como connected TV, retail media e DOOH (Digital Out-of-Home) – e sua aproximação às estratégias de varejo se destacam. É o que consta no relatório Marketing Insights 2023, produzido pela GoAd Media, com apoio do UOL e da ABA (Associação Brasileira dos Anunciantes).
O Marketing Insights 2023 foi elaborado a partir de entrevistas realizadas com líderes de consultorias, marcas e agências, bem como curadoria em festivais globais de inovação, criatividade e negócios. O relatório identifica, de modo transversal, que o marketing omnichannel deve se aprofundar e se expandir em 2023, e aponta canais, tecnologias, formatos e mídias que estão na ponta das inovações.
O material completo – que lista movimentos do marketing e negócios para 2023, bem como as prioridades de investimentos das empresas mais inovadoras do mundo – está disponível ao mercado e pode ser apresentado in company no formato roadshow, oferecido pelo UOL a marcas e agências parceiras.
A seguir, veja três canais de mídia em evolução que devem se destacar nas estratégias de varejo em 2023:
Connected TVs
Os caminhos estão abertos para a expansão do marketing nas connected TVs, que passam por uma onda de renovação. O relatório cita movimentos como o das plataformas de streaming Netflix e Disney, que criaram espaços de publicidade. E o da Prime Video e Peacock, que lançaram recursos de virtual placement, para inserção de produtos e mensagens de marcas na pós-produção. Nas TVs conectadas, esses anúncios já permitem levar a audiência a canais diretos de compra pelo controle remoto. É o caso do Walmart, que está vendendo produtos em parceria com a plataforma Roku, por meio de shoppable ads.
Retail Media
A retail media – venda de inventário de publicidade dentro dos canais proprietários de varejistas – é um setor que deve ganhar relevância neste ano, segundo o relatório. O setor foi impulsionado pelo crescimento do varejo digital e pela perspectiva do fim dos cookies de terceiros, que tornará os dados primários ainda mais estratégicos. Os canais varejistas, que cruzam dados de e-commerce com o de suas lojas físicas, oferecem insights qualificados sobre perfis de compra. “Retail media é uma tendência ainda pouco debatida no Brasil, que terá um grande efeito no mercado em 2023. Esse movimento muda a forma como agências e anunciantes trabalham, a relação entre varejo e indústria, os acordos de trademarketing”, disse Marcelo Tripoli, fundador e CEO da Zmes, ao Marketing Insights.,
DOOH
A mídia exterior digital (DOOH) – que enfrentou um período crítico durante a pandemia – retoma seu ciclo de expansão. O tema foi um dos grandes destaques do DMexco 2022, maior evento de marketing digital da Europa. O canal é impulsionado por estratégias de comunicação e publicidade omnichannel, que abrem possibilidades para o varejo a partir da integração entre DOOH e mobile. Com a evolução de tecnologias baseadas em sensores, a mídia deve avançar na conectividade com os espaços físicos, inclusive promovendo experiências de compra ancoradas em mobiliário urbano, como abrigos de ônibus e estações de metrô.
Os roadshows e relatórios são uma cortesia do UOL a marcas e agências parceiras. Para a realização de apresentações com pesquisas e insights exclusivos do UOL e solicitar o material completo, entre em contato pelo e-mail publicidade@uol.com.br.