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Kwai avança no país, conquista pela leveza e tem alta frequência de uso, diz estudo

Imagem: Reprodução

Fácil de usar, leve e com conteúdo original: esses são os diferenciais do Kwai em relação a outros aplicativos de vídeos curtos, segundo os usuários ouvidos no “Relatório Kwai no Brasil 2024”, da OpinionBox. O estudo buscou investigar aspectos diversos do comportamento de quem está no app, desde preferências de conteúdo até hábitos de consumo e relacionamento com marcas.

Concorrente direto do TikTok, o Kwai segue avançando no país e confirma a força dos vídeos curtos para engajar nas redes. De acordo com a pesquisa, a plataforma não pode ser subestimada: 55% dos respondentes achavam que nunca usariam o Kwai e hoje em dia afirmam que usam muito. E 58% acham o Kwai uma rede viciante.

A frequência de acesso é alta: 89% dos entrevistados usam a rede diariamente (oito pontos percentuais a mais em comparação com o TikTok, de 81%, segundo outra pesquisa da OpinionBox focada no app realizada este ano). Ao todo, 45% dos entrevistados dizem que acessam o Kwai várias vezes ao dia, 31% o fazem pelo menos uma vez ao dia, e 14% declaram que ficam com o app aberto o dia inteiro.

O levantamento ouviu 1.008 pessoas acima de 18 anos que utilizam o Kwai, por meio de questionário online, de todas as regiões do país e classes sociais. O perfil predominante é de mulheres (55%), pessoas entre 30 a 49 anos (50%) e das classes CDE (84%). A margem de erro é de 3,1 pontos percentuais.

A pesquisa buscou saber o que diferencia o Kwai das outras plataformas sociais de vídeos curtos. A facilidade para começar a usar o aplicativo foi o critério mais mencionado, por 47% dos respondentes. Outros quesitos como leveza do aplicativo (citado por 36%); conteúdo original (29%) e funcionalidade para baixar os vídeos (29%) também receberam menções.

Segundo o relatório, o consumo de conteúdo no aplicativo está numa curva ascendente. Comparado a 12 meses atrás, 47% dos entrevistados dizem que o uso do Kwai está maior e 41% acham que não mudou. E olhando para os próximos 12 meses, 36% dos respondentes acreditam que o uso será maior que atualmente e, para 55%, será igual. A maioria (56%) acessa o Kwai durante a noite (das 18h às 00h).

Entretenimento é o carro-chefe da rede, em termos de conteúdo. O assunto de preferência entre os perfis que os usuários seguem é o humor, para 56% dos respondentes. Em seguida, aparece o tema música, com 41% das menções. Saúde/fitness (36%), notícias (35%) e cinema e TV (33%)

Relação com as marcas

Boa parte dos entrevistados (47%) segue alguma empresa ou marca no Kwai. E 52% gostariam que as marcas que consomem utilizassem mais a rede. Mais de um terço (35%) declara já ter comprado algum produto ou contratado algum serviço que descobriu na plataforma. E 29% dizem que utilizam a aba “Lojas do Kwai” para comprar produtos diretamente do app.

Em relação aos anúncios já vistos, 43% consideram que as peças têm a ver com o seu perfil e 51% dizem já terem clicado em algum anúncio. No entanto, as marcas nem sempre aproveitam essa oportunidade. Isso porque, segundo a pesquisa, a audiência é dividida sobre o engajamento com anúncios. Enquanto para 39% eles são interessantes, para outros 35% as peças irritam.

Comparativamente ao TikTok, a adesão dos usuários do Kwai à publicidade se mostra superior em diversos indicadores da pesquisa, embora próxima, dentro da margem de erro (ver pesquisa TikTok). A semelhança dos resultados nos estudos das duas redes mostra que há um desafio para marcas, de serem mais certeiras e criativas nas estratégias de mídia paga em plataformas de vídeos curtos.

Alguns comportamentos mapeados no uso do Kwai podem trazer insights e apontar para caminhos possíveis. Por exemplo: 69% já assistiram a lives no Kwai, e 55% gostam ou gostam muito das transmissões. Além disso, 61% dizem seguir algum influenciador no app. Entre estes, 61% seguem algum influenciador apenas no Kwai e 34% já compraram algum produto ou contratou algum serviço indicado por alguém no aplicativo.


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