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HackTown 2023 mostrou como marcas veem futuro a partir de inovações

Imagem: Divulgação/Claro

Casa Claro: espaço ocupou um casarão durante o HackTown 2023, em Santa Rita do Sapucaí (MG)

impacto das inovações tecnológicas no futuro dos negócios brasileiros foi a tônica da 7ª edição do festival HackTown. O evento reuniu mais de 30 mil pessoas, que circularam pelas cerca de 800 atividades, como palestras, meetups, workshops, festas e showcases, experiências imersivas e exposições, que tomaram a cidade de Santa Rita do Sapucaí (MG) entre os dias 17 e 20 de agosto.

Com o tema “Reinvenção”, a programação do HackTown levantou debates amplos nas mais diversas áreas, como inteligência artificial, meio ambiente, creator economy, robótica, saúde mental, análise de dados, ciência, marketing e entretenimento. E contou com a participação de marcas como Claro, Sicredi, Unilever, Vale, Bees, Zé Delivery, BVx, Arcor, Instituto Unibanco, Sebrae e outros.

“A gente se propôs a construir debates e diálogos que falam sobre o futuro. E as marcas acabaram se unindo para mostrar o quão líderes elas são nesses futuros do Brasil. Elas mostraram o que estão fazendo dentro das suas áreas e ambientes”, disse João Rubens, head de parcerias e co-founder do festival.

Parceiro de mídia do festival, o UOL foi até Santa Rita do Sapucaí para realizar uma cobertura focada em insights, e trouxe impressões dos participantes, clima do evento, experiências de marcas e curiosidades, pelas redes sociais do UOL para Marcas.

Na área de mídia e comunicação, um dos pontos altos foi o painel “Inteligência Artificial nas Redações”, que lotou o Teatro Inatel. A conversa contou com Rafael Coimbra, editor executivo da MIT Technology Review Brasil, Helton Simões Gomes, editor de Tilt UOL, Marcelo Tas, jornalista e apresentador, e Tony Aiex, CEO da Tenho Mais Discos Que Amigos!.

Os participantes falaram dos impactos éticos das IAs sobre direitos autorais, da relação homem-máquina na produção de conteúdo, das possibilidades criativas e aumento da produtividade, além dos desafios para o jornalismo, de separar fatos das criações fictícias das IAs Generativas.

Participação das marcas

Mais do que ativações, as marcas patrocinadoras criaram megaestruturas, com espaços que funcionaram como pontos de encontro, palcos para shows, e áreas para palestras, meetups e exposições.


Garagem Unilever, hub de inovação da companhia, montou um espaço interativo, onde apresentou cases e ativações de marcas como OMO, Hellmann’s, Kibon, Bem & Jerry’s, Rexona e Clear. Em um palco com o lema “Causar!”, recebeu painéis e palestras sobre empreendedorismo, inovação e ESG.

“Para a gente é muito importante estar neste espaço e criar conexões com o público, e também passar um pouco da nossa experiência, de como a gente vem pensando inovação e criatividade dentro da nossa organização”, diz Marcelo Costa, VP de home care da Unilever Brasil.


A Casa Claro transformou um imóvel da cidade em um point, e se consolidou como uma das ativações mais procuradas. Além da área para happy hour e palco para shows, a casa também foi lugar para painéis e discussões sobre inovação e conectividade.

A ideia foi também movimentar negócios. No espaço, especialistas do beOn, hub de inovação da Claro e Embratel, promoveram o networking, circulando por vários espaços e ativações, em busca de parcerias com startups, novos modelos de negócios e soluções criativas.


Quem faz os conteúdos UOL para Marcas:

Apuração e redação: Renata Gama / Edição e redes sociais: Raphaella Francisco / Arte: Pedro Crastechini
Gerente responsável: Marina Assis / Gerente Geral: Karen Cunsolo