Internet é principal fonte de informação para 78% dos consumidores

Fernanda Bottoni - UOL para Marcas
A internet é a principal fonte de informação para 78% dos consumidores. É isso o que aponta o Digital AdSpend 2025, realizado em parceria por IAB Brasil e Kantar Ibope Media. O mais interessante, porém, é observar que, cinco anos antes, apenas 50% dos consumidores buscavam o digital como primeiro local de consulta. Ou seja, o meio cresceu 56% no período.
Além disso, nada menos do que 70% dos consumidores também utilizam a internet como principal fonte de entretenimento. O levantamento também indica que 6 em cada 10 consumidores, em média, sentem-se perdidos sem o celular e confiam na internet para se informar.
Jornada de compras
E além de ser a principal fonte de informação e entretenimento, o digital também está bastante presente na jornada de compras. Prova disso é que 65% dos consumidores afirmam que a compra online torna a sua vida mais fácil.
E o estudo traz alguns pontos de destaque para as marcas. Um dos principais é que 56% dos consumidores preferem receber publicidade relacionada ao conteúdo dos sites que visitam. Além disso, 61% prestam mais atenção em anúncios de sites em que confiam, o que, segundo o IAB Brasil, reforça a importância do brand safety.
Investimentos no digital
Em relação à publicidade digital, o levantamento aponta alguns números relevantes. Vamos a eles.
- Em 2024, o digital recebeu cerca de R$ 37,9 bilhões em investimento.
- O investimento cresceu 8% em 2024 em comparação com 2023. Portanto, supera a inflação, que ficou em 4,83% no período.
- Comparado a 2020, o primeiro ano da série histórica, o investimento no digital cresceu 60%.
Entre os setores que mais investem no digital, estão Comércio (20%), Serviço (11%), Eletros (7%), Financeiro (7%) e Educação (5%). Juntos, o top5 representa 49% do total.
O AdSpend 2025 aponta ainda que, entre janeiro e dezembro de 2024, nove setores investiram nos canais digitais 50% ou mais de sua compra total de mídia. Eles são Eletros e Informática (76%), Vestuário (71%), Educação (62%), Escritório (59%), Agropecuária (58%), Viagem e Turismo (57%), Pet (55%), Comércio (50%) e Serviços (50%).
Por outro lado, o levantamento mostra que há muito espaço para outros segmentos crescerem no digital. Construção, por exemplo, dedicou apenas 29% da verba para o online. E o setor Farmacêutico, só 10%.
Internet é principal fonte de informação para 78% dos consumidores

Fernanda Bottoni - UOL para Marcas
A internet é a principal fonte de informação para 78% dos consumidores. É isso o que aponta o Digital AdSpend 2025, realizado em parceria por IAB Brasil e Kantar Ibope Media. O mais interessante, porém, é observar que, cinco anos antes, apenas 50% dos consumidores buscavam o digital como primeiro local de consulta. Ou seja, o meio cresceu 56% no período.
Além disso, nada menos do que 70% dos consumidores também utilizam a internet como principal fonte de entretenimento. O levantamento também indica que 6 em cada 10 consumidores, em média, sentem-se perdidos sem o celular e confiam na internet para se informar.
Jornada de compras
E além de ser a principal fonte de informação e entretenimento, o digital também está bastante presente na jornada de compras. Prova disso é que 65% dos consumidores afirmam que a compra online torna a sua vida mais fácil.
E o estudo traz alguns pontos de destaque para as marcas. Um dos principais é que 56% dos consumidores preferem receber publicidade relacionada ao conteúdo dos sites que visitam. Além disso, 61% prestam mais atenção em anúncios de sites em que confiam, o que, segundo o IAB Brasil, reforça a importância do brand safety.
Investimentos no digital
Em relação à publicidade digital, o levantamento aponta alguns números relevantes. Vamos a eles.
- Em 2024, o digital recebeu cerca de R$ 37,9 bilhões em investimento.
- O investimento cresceu 8% em 2024 em comparação com 2023. Portanto, supera a inflação, que ficou em 4,83% no período.
- Comparado a 2020, o primeiro ano da série histórica, o investimento no digital cresceu 60%.
Entre os setores que mais investem no digital, estão Comércio (20%), Serviço (11%), Eletros (7%), Financeiro (7%) e Educação (5%). Juntos, o top5 representa 49% do total.
O AdSpend 2025 aponta ainda que, entre janeiro e dezembro de 2024, nove setores investiram nos canais digitais 50% ou mais de sua compra total de mídia. Eles são Eletros e Informática (76%), Vestuário (71%), Educação (62%), Escritório (59%), Agropecuária (58%), Viagem e Turismo (57%), Pet (55%), Comércio (50%) e Serviços (50%).
Por outro lado, o levantamento mostra que há muito espaço para outros segmentos crescerem no digital. Construção, por exemplo, dedicou apenas 29% da verba para o online. E o setor Farmacêutico, só 10%.
Internet é principal fonte de informação para 78% dos consumidores

Fernanda Bottoni - UOL para Marcas
A internet é a principal fonte de informação para 78% dos consumidores. É isso o que aponta o Digital AdSpend 2025, realizado em parceria por IAB Brasil e Kantar Ibope Media. O mais interessante, porém, é observar que, cinco anos antes, apenas 50% dos consumidores buscavam o digital como primeiro local de consulta. Ou seja, o meio cresceu 56% no período.
Além disso, nada menos do que 70% dos consumidores também utilizam a internet como principal fonte de entretenimento. O levantamento também indica que 6 em cada 10 consumidores, em média, sentem-se perdidos sem o celular e confiam na internet para se informar.
Jornada de compras
E além de ser a principal fonte de informação e entretenimento, o digital também está bastante presente na jornada de compras. Prova disso é que 65% dos consumidores afirmam que a compra online torna a sua vida mais fácil.
E o estudo traz alguns pontos de destaque para as marcas. Um dos principais é que 56% dos consumidores preferem receber publicidade relacionada ao conteúdo dos sites que visitam. Além disso, 61% prestam mais atenção em anúncios de sites em que confiam, o que, segundo o IAB Brasil, reforça a importância do brand safety.
Investimentos no digital
Em relação à publicidade digital, o levantamento aponta alguns números relevantes. Vamos a eles.
- Em 2024, o digital recebeu cerca de R$ 37,9 bilhões em investimento.
- O investimento cresceu 8% em 2024 em comparação com 2023. Portanto, supera a inflação, que ficou em 4,83% no período.
- Comparado a 2020, o primeiro ano da série histórica, o investimento no digital cresceu 60%.
Entre os setores que mais investem no digital, estão Comércio (20%), Serviço (11%), Eletros (7%), Financeiro (7%) e Educação (5%). Juntos, o top5 representa 49% do total.
O AdSpend 2025 aponta ainda que, entre janeiro e dezembro de 2024, nove setores investiram nos canais digitais 50% ou mais de sua compra total de mídia. Eles são Eletros e Informática (76%), Vestuário (71%), Educação (62%), Escritório (59%), Agropecuária (58%), Viagem e Turismo (57%), Pet (55%), Comércio (50%) e Serviços (50%).
Por outro lado, o levantamento mostra que há muito espaço para outros segmentos crescerem no digital. Construção, por exemplo, dedicou apenas 29% da verba para o online. E o setor Farmacêutico, só 10%.
Assuntos Relacionados
Novidades e ideias do mercado publicitário
Assuntos Relacionados
Novidades e ideias do mercado publicitário
Assuntos Relacionados
Novidades e ideias do mercado publicitário