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Cultura e meio ambiente são caminhos para revalorizar marca Brasil, aponta estudo da Ana Couto

Imagem: Reprodução

Se o Brasil fosse uma marca, como seria avaliada pelos brasileiros? Questão foco do estudo “Branding Brasil”, lançado pela Agência Ana Couto no ano passado, segue relevante para pensar o país e o posicionamento das marcas em 2023. O levantamento mostra um país sedento por voltar a se orgulhar das cores da bandeira. E aponta alguns caminhos onde há oportunidades para que o valor da marca Brasil volte a crescer: a cultura e o meio ambiente.

Como contexto, o estudo captou uma distinção entre a imagem do país e a da sua população, divisão que parece central para compreender o retrato. Para os entrevistados, “o melhor do Brasil é o brasileiro”, enquanto o país, como instituição, é associado a percepções negativas. Se por um lado, 71% dos respondentes acham que o brasileiro é capaz de fazer qualquer coisa quando se une, por outro, 52% acreditam que o país não se desenvolve por sempre mudar de rumo.

Entre os jovens, a desconexão com a imagem do Brasil é maior do que a verificada entre os mais velhos: 56% dos entrevistados entre 16 e 20 anos dizem não acreditar que o país seja ideal para viver, contra 31% dos respondentes acima de 55 anos; 55% dos jovens declaram que, se pudessem, morariam em outro país, contra 35% dos mais velhos; e 44% dos jovens afirmam não se identificar com o país, contra 31% dos mais velhos.

Mas há um desejo de reconciliação. Entre os entrevistados, 58% disseram sentir saudades de usar as cores do Brasil. O levantamento, que ouviu 2.500 pessoas em todas as regiões, analisa a relação dos brasileiros com o país usando a mesma metodologia que a agência desenvolveu para avaliar marcas, a Valometry. Para entender como o Brasil está no imaginário coletivo, foram pesquisados três critérios principais: Produto (relação custo-benefício e diferenciação), Pessoas (identificação, fidelização e conexão emocional) e Propósito (visão de mundo).

Como revalorizar o Brasil para os brasileiros?

O brasileiro vê muitas potencialidades no país, e elas estão nas suas riquezas naturais e culturais, segundo os respondentes. O estudo mostra que o brasileiro enxerga o “Brasil como o país do futuro”, mas com visão de ações para o agora. O levantamento capta oportunidades reais para o país como instituição e também para suas empresas contribuírem na revalorização da imagem do Brasil para os brasileiros.

No campo das artes e da cultura, o brasileiro reconhece valor e entende que há espaço para realizar mais. Para 72% dos entrevistados, a cultura brasileira é muito rica, diferenciando o país e gerando valor para todos os brasileiros. E 58% concordam que o Brasil é uma potência artística em todos os setores.

E na área do meio ambiente, o país tem tudo para ser a maior potência ecológica do mundo, segundo 65% dos respondentes. Além disso, 56% concordam que “o Brasil tem tudo para criar próximas empresas que vão resolver grande parte dos problemas do mundo”. O que leva à questão: como marcas podem criar soluções e se posicionar frente a um desejo de revalorizar a imagem brasileira?

Este é o primeiro de uma série especial com 6 conteúdos sobre posicionamento e imagem de marca, realizada em parceria com a agência de branding Ana Couto. Acompanhe e inspire-se!


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Apuração e redação: Renata Gama / Edição e redes sociais: Raphaella Francisco / Arte: Pedro Crastechini
Gerente responsável: Marina Assis / Gerente Geral: Karen Cunsolo