Não é porque a compra está a um clique que o impulso fala mais alto para o consumidor brasileiro. A maioria dos consumidores digitais tem o hábito de planejar. Esse é um dos achados do estudo “Retail Media: O Comportamento de compra online e a percepção do consumidor sobre a publicidade”, realizado pela Opinion Box em parceria com a Americanas Advertising.
De acordo com o levantamento, 51% dos consumidores digitais ouvidos iniciam as pesquisas por produtos e ofertas com pelo menos duas semanas de antecedência. Outros 26% pesquisam uma semana antes da compra, e 19% só fazem buscas no dia. Apenas 4% declaram que não têm o hábito de pesquisar, e vão direto no site de costume.
A sondagem ouviu 2.123 consumidores digitais, que realizaram pelo menos uma compra online nos 12 meses anteriores. Foram entrevistados maiores de 16 anos de diferentes classes sociais e regiões do país, por meio de painel online. O objetivo foi entender os hábitos de consumo do brasileiro em relação às compras online e como os consumidores interagem com publicidade ao longo desse processo.
O levantamento traz números interessantes para as marcas de varejo, pois seus ambientes digitais proprietários são os mais usados no momento da pesquisa, segundo o estudo. Entre os respondentes, 62% disseram fazer buscas nos sites de marcas varejistas; 58% nos apps de marcas varejistas; e 50%, em sites de busca.
Os ambientes de conversão refletem os de pesquisa. Entre os entrevistados, 79% citaram sites e lojas online como principais canais de compra. Os aplicativos foram citados por 59%, seguidos de redes sociais (15%) e outros locais. O smartphone predomina entre os dispositivos onde a compra é feita: 70% dos respondentes usam o celular na compra online, seguido de computador (29%) e tablet (1%).
O levantamento também mapeou os principais canais onde o consumidor procura por informação e conteúdo para guiar sua decisão de compra. Os mais citados foram os sites de reputação e atendimento (60%), seguidos de páginas dos produtos no próprio e-commerce (55%), vídeos no YouTube (42%) e posts em redes sociais (31%). Entre as opções de resposta, o estudo não menciona os sites de conteúdo especializado.
A maioria dos respondentes (71%) se recorda de ter sido impactada por anúncios enquanto pesquisava ou comprava um produto. E 84% dizem que a publicidade influenciou total ou parcialmente em sua jornada de compra. Os canais onde os anúncios foram mais percebidos foram redes sociais (para 59%), seguidas de banners (31%), notificações de aplicativo de loja (30%), e-mail marketing (24%) e vitrines no site onde procurou o produto (21%).
Pesquisa se intensifica na Black Friday
Se o consumidor tem o hábito de pesquisar semanas antes da compra, para a Black Friday, esse costume se intensifica. Estudo anual do UOL confirma o comportamento a cada temporada. Para este ano, a Pesquisa UOL Black Friday 2022 aponta que 95% dos consumidores costumam pesquisar na internet os preços dos produtos antes da data. O número sobe para 97% entre a audiência do UOL.
A pesquisa de preços e ofertas pensando no evento promocional começa com meses de antecedência. Segundo o estudo, a maioria dos respondentes (61%) declara que inicia as buscas por produtos e serviços pelo menos dois meses antes da data promocional. Outros 19% disseram que pesquisam com pelo menos um mês de antecedência. E a minoria deixa para duas semanas antes (10%) ou às vésperas da promoção (10%).
Este ano, pela primeira vez, Black Friday e Copa do Mundo serão realizadas no mesmo período, o que deve impulsionar as compras na data. A maioria dos entrevistados (62%) acreditam que vão comprar mais na Black Friday por conta do evento (a fatia sobe para 74% entre a audiência UOL). E 35% declaram que as promoções de produtos/serviços relacionados com a Copa do Mundo irão aumentar o interesse pela Black Friday (56% no UOL).