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Cannes Lions: festival destaca ideias do Sul Global para criar soluções locais

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Para além dos leões, o Festival Cannes Lions, maior premiação da publicidade mundial, traz recados importantes ao mercado publicitário. Em sua 71ª edição, chama a atenção a maneira como agências e marcas, especialmente do Sul Global, impulsionam os trabalhos com análise e plataformas de dados para, de forma criativa, conectar marcas com necessidades locais, segundo a curadoria da GoAd Media.

Direto do Palais des Festivals, a GoAd Media compartilhou insights em suas redes, em collab com o UOL Para Marcas. Após o festival, o trabalho de curadoria será consolidado no Cannes Insights, um relatório de tendências e aprendizados, para ser oferecido gratuitamente ao mercado. Roadshows sobre os principais temas do ano também estão sendo preparados para visitar marcas e agências parceiras.

No saldo de prêmios, este ano, o Brasil somou 92 Leões nas 30 categorias da competição, sendo dois Grand Prix, 14 Leões de Ouro, 31 de Prata e 45 de Bronze. Os trabalhos mais criativos do globo produzidos no último ano foram premiados no Palais des Festivals, em Cannes, entre os dias 17 e 21 de junho.

Em termos de desempenho, a DM9 lidera o ranking nacional. A agência retornou ao Cannes Lions com 4 Ouros, 4 Pratas e 8 Bronzes. Entre os anunciantes mais premiados com cases brasileiros, Coca-Cola lidera (3 Ouros, 4 Pratas e 1 Bronze), seguida por Mercado Livre (1 Grand Prix, 5 Pratas e 3 Bronzes), Consul (3 Ouros e 2 Pratas), Ambev (1 Ouro, 3 Pratas e 2 Bronzes) e Volkswagen (1 Ouro, 2 Pratas e 4 Bronzes).

Veja trabalhos do Sul Global que conquistaram Leões e tiveram dados como elementos estratégicos para criação, distribuição e resultados locais:

Blood Aid (DASA – Brasil)

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A partir da constatação de que 40% dos brasileiros não conhecem seu tipo sanguíneo e os riscos que isso representa para os bancos de sangue, a rede de laboratórios DASA criou um curativo capaz de revelar o fator Rh dos pacientes em poucos segundos. Conectando dados com transparência e consentimento das pessoas, as informações passaram a alimentar uma base de dados integrada com demandas dos sistemas de saúde locais. O projeto levou três Leões de Bronze nas categorias Creative Data Lions, Design Lions e Direct Lions.

Turn Finder (Gatorade – Índia)

Para solucionar a falta de espaços públicos para a prática esportiva em grandes cidades indianas, a Gatorade analisou em parceria com Google Maps dados de tráfego de vias urbanas nos últimos 20 anos, começando por Mumbai. Os locais mais ermos foram transformados em quadras modulares de esporte, em um esforço viabilizado por meio de parcerias público-privadas. O trabalho faturou um Leão de Ouro em Creative Data Lions e um Leão de Bronze em Entertainment Lions

Adoptable (Pedigree – Nova Zelândia)

Para estimular a adoção de cães na Nova Zelândia, a Pedigree criou uma ferramenta de IA capaz de tratar e transmitir imagens dos pets em tempo real, que foram distribuídas em anúncios da marca em telas digitais de OOH espalhadas pelo país. Cada peça direcionava interessados para páginas com perfis dos animais, promovendo um aumento de 50% nas adoções. Levou o Grand Prix em Outdoor Lions e um Leão de Ouro em Direct Lions Data.


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