O alinhamento entre marca, negócio e comunicação é o que estrutura estratégias de construção de valor e visão de futuro das companhias. No paper “Branding trends 2023”, a agência Ana Couto mapeia, a partir de pesquisas locais e globais de mercado, as principais tendências nessas três frentes para o ano, com o olhar e o filtro da agência sobre o que torna marcas icônicas.
Segundo o documento, que pode ser baixado gratuitamente, articular esses três campos é fundamental para criar uma personalidade diferenciada, consistente, relevante e proprietária das marcas; definir os números que o negócio precisa alcançar para ir além; e engajar os stakeholders no propósito da organização, construindo conexões emocionais e relacionamentos de valor.
“Parece simples e quase óbvio, mas no dia a dia vemos que há muitas empresas que olham apenas para uma ou outra dimensão”, afirma o texto do paper. E, se esses eixos não estão conectados, há desperdício de investimentos. “Quando cada área puxa para um lado, gera muito esforço e pouco resultado. As ações táticas perdem a visão do todo e não constroem no longo prazo, além de custarem tempo e dinheiro.”
A seguir veja as principais tendências identificadas pela Ana Couto nos campos de marca, negócio e comunicação, para 2023:
Tendências de marca
Os consumidores querem um relacionamento menos transacional e mais emocional com as marcas. Por isso, incluir nos KPIs a serem perseguidos métricas de “ROI Emocional”, que mensuram os sentimentos que marcas produzem, é uma tendência. Ainda no sentido de criar conexões, o brand activism surge como vetor, à medida que as organizações assumem papéis mais participativos na sociedade. Outra tendência mapeada é o uso de dados de comportamento e de predição para guiar estratégias de branding, não limitando essa inteligência a objetivos de curto prazo e conversão.
Tendências de negócio
Experiência do cliente é expressão-chave para 2023. As inovações nessa área vão no sentido de personalizar a jornada de consumo e de criar momentos únicos, imersivos e icônicos. Segundo Ana Couto, essas são oportunidades para o negócio extrair insights. Este ano, as empresas no Brasil tendem a aprofundar sua digitalização, buscando dar escala a soluções verticais em nuvem. E ainda enfrentarão desafios para reter talentos, diante dos novos modelos de trabalho do pós-pandemia (presencial, remoto e híbrido).
Tendências de comunicação
Engajamento segue como norte para a comunicação das marcas. Em 2023, o foco deve estar na gestão de grupos. “A comunidade digital pode virar um ativo de marketing e vendas, fazendo parte não só da estratégia de marca, mas também do negócio”, aponta o documento. Por isso, mais do que estar nas redes, é necessário participar ativamente das conversas. Embora pareça batido, o marketing de influência continua relevante como impulsionador de conexões e também de vendas. O que muda é a análise das métricas. As de qualidade (engajamento, cliques e conversões) ganham força em em detrimento das de vaidade (seguidores, impressões). E, na base disso tudo, outra tendência é a visão omnichannel guiando as estratégias de comunicação, com o alinhamento da mensagem da marca em toda a sua jornada.
Este texto faz parte de uma série especial com 6 conteúdos sobre posicionamento e imagem de marca, realizada em parceria com a agência de branding Ana Couto. Acompanhe e inspire-se!
Ana Couto: “Papel do branding é destravar o valor do negócio”
Cultura e meio ambiente são caminhos para valorizar marca Brasil, aponta estudo da Ana Couto