Autenticidade, comunidade e redes sociais impulsionam esportes femininos
Freepik

Fernanda Bottoni - UOL para Marcas
O esporte feminino está ganhando espaço, possivelmente de maneira irreversível – e não apenas em quantidade de fãs, mas também na intensidade de interesse pelo assunto. Tanto que, globalmente, 62% dos fãs de esportes acompanham esportes femininos. E 56% dos fãs de esportes femininos relatam que seu interesse está crescendo.
Para entender esse movimento e orientar marcas que queiram fazer parte dele, a Snapchat fez uma parceria com a Dentsu e a Ipsos. Juntas, elas conduziram uma pesquisa global com mais de 13.506 fãs de esportes (de 13 a 44 anos) em sete mercados (EUA, Canadá, Reino Unido, França, Noruega, Austrália e Índia). A pesquisa também incluiu mais de 10 entrevistas com especialistas em três regiões. Vamos aos principais resultados.
Valores atraem fãs para o esporte feminino
Muitos fãs são atraídos para os esportes femininos por seus valores enraizados e progressistas, como progresso social, empoderamento, inspiração e coragem. É isso, inclusive, que diferencia o esporte feminino da natureza tradicional dos esportes masculinos.
Outro dado interessante é que 57% das fãs de esportes femininos afirmam que seguir atletas/criadoras de conteúdo dá a sensação de fazer parte de uma comunidade. E 69% dos fãs de esportes femininos querem que as marcas apoiem comunidades construídas em torno de esportes ou times femininos. Para completar, 70% concordam que patrocinar esportes femininos demonstra o comprometimento de uma marca com a diversidade e a inclusão.
Para as marcas, a dica é entender se estão alinhadas a esse propósito e atuar como construtoras de comunidade — não apenas como patrocinadoras — demonstrando comprometimento autêntico.
(Quase) tudo acontece no social
As plataformas sociais são o principal canal de descoberta e conexão dos esportes femininos. São as redes, afinal, que fornecem o principal destaque para as atletas e os esportes femininos, democratizando a visibilidade, contornando a mídia tradicional e tornando o esporte mais acessível.
Segundo o estudo, 58% dos fãs se sentem mais próximos dos esportes/das atletas graças às plataformas sociais. E 54% concordam que os esportes femininos estão em melhor posição para aproveitar o poder das plataformas sociais.
E tem mais: o conteúdo social também é a principal fonte de influência para 44% dos fãs em todo o mundo, permitindo que o esporte e suas atletas construam suas próprias narrativas e não dependam da mídia tradicional.
Cara Lewis, diretora de investimentos e ativação da Dentsu, diz mais: “Nos esportes femininos, é nas plataformas sociais que a autenticidade encontra a influência, dando às marcas uma chance única de envolver os fãs em espaços em que a paixão e a conexão são mais fortes”.
Atletas são as novas criadoras de conteúdo
As atletas estão se tornando criadoras de conteúdo poderosas e confiáveis. Nada menos que 71% das pessoas que seguem atletas/creators esportivas femininas em plataformas sociais relatam ter sido influenciadas positivamente a descobrir, considerar ou comprar itens. Um dado importante, porém, é que 85% daqueles que seguem atletas/criadoras de esportes femininos em plataformas sociais estão mais interessados em ver conteúdo não relacionado a esportes.
E sobre o que eles querem saber? A seguir estão as categorias que mais interessam.
- Saúde (41%)
- Estilo de vida (38%)
- Beleza (37%)
- Moda (36%)
O estudo destaca que, ainda que os fãs sejam inicialmente atraídos por atletas femininas por suas habilidades e histórias pessoais, eles estão ansiosos para aprender mais sobre elas além do esporte que praticam, o que é uma oportunidade e tanto para marcas firmarem parcerias para alcançar seu público. Detalhe: 56% dos fãs em todo o mundo se dizem mais inclinados a considerar ou comprar de marcas que patrocinam esportes femininos.
Autenticidade, comunidade e redes sociais impulsionam esportes femininos
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Fernanda Bottoni - UOL para Marcas
O esporte feminino está ganhando espaço, possivelmente de maneira irreversível – e não apenas em quantidade de fãs, mas também na intensidade de interesse pelo assunto. Tanto que, globalmente, 62% dos fãs de esportes acompanham esportes femininos. E 56% dos fãs de esportes femininos relatam que seu interesse está crescendo.
Para entender esse movimento e orientar marcas que queiram fazer parte dele, a Snapchat fez uma parceria com a Dentsu e a Ipsos. Juntas, elas conduziram uma pesquisa global com mais de 13.506 fãs de esportes (de 13 a 44 anos) em sete mercados (EUA, Canadá, Reino Unido, França, Noruega, Austrália e Índia). A pesquisa também incluiu mais de 10 entrevistas com especialistas em três regiões. Vamos aos principais resultados.
Valores atraem fãs para o esporte feminino
Muitos fãs são atraídos para os esportes femininos por seus valores enraizados e progressistas, como progresso social, empoderamento, inspiração e coragem. É isso, inclusive, que diferencia o esporte feminino da natureza tradicional dos esportes masculinos.
Outro dado interessante é que 57% das fãs de esportes femininos afirmam que seguir atletas/criadoras de conteúdo dá a sensação de fazer parte de uma comunidade. E 69% dos fãs de esportes femininos querem que as marcas apoiem comunidades construídas em torno de esportes ou times femininos. Para completar, 70% concordam que patrocinar esportes femininos demonstra o comprometimento de uma marca com a diversidade e a inclusão.
Para as marcas, a dica é entender se estão alinhadas a esse propósito e atuar como construtoras de comunidade — não apenas como patrocinadoras — demonstrando comprometimento autêntico.
(Quase) tudo acontece no social
As plataformas sociais são o principal canal de descoberta e conexão dos esportes femininos. São as redes, afinal, que fornecem o principal destaque para as atletas e os esportes femininos, democratizando a visibilidade, contornando a mídia tradicional e tornando o esporte mais acessível.
Segundo o estudo, 58% dos fãs se sentem mais próximos dos esportes/das atletas graças às plataformas sociais. E 54% concordam que os esportes femininos estão em melhor posição para aproveitar o poder das plataformas sociais.
E tem mais: o conteúdo social também é a principal fonte de influência para 44% dos fãs em todo o mundo, permitindo que o esporte e suas atletas construam suas próprias narrativas e não dependam da mídia tradicional.
Cara Lewis, diretora de investimentos e ativação da Dentsu, diz mais: “Nos esportes femininos, é nas plataformas sociais que a autenticidade encontra a influência, dando às marcas uma chance única de envolver os fãs em espaços em que a paixão e a conexão são mais fortes”.
Atletas são as novas criadoras de conteúdo
As atletas estão se tornando criadoras de conteúdo poderosas e confiáveis. Nada menos que 71% das pessoas que seguem atletas/creators esportivas femininas em plataformas sociais relatam ter sido influenciadas positivamente a descobrir, considerar ou comprar itens. Um dado importante, porém, é que 85% daqueles que seguem atletas/criadoras de esportes femininos em plataformas sociais estão mais interessados em ver conteúdo não relacionado a esportes.
E sobre o que eles querem saber? A seguir estão as categorias que mais interessam.
- Saúde (41%)
- Estilo de vida (38%)
- Beleza (37%)
- Moda (36%)
O estudo destaca que, ainda que os fãs sejam inicialmente atraídos por atletas femininas por suas habilidades e histórias pessoais, eles estão ansiosos para aprender mais sobre elas além do esporte que praticam, o que é uma oportunidade e tanto para marcas firmarem parcerias para alcançar seu público. Detalhe: 56% dos fãs em todo o mundo se dizem mais inclinados a considerar ou comprar de marcas que patrocinam esportes femininos.
Autenticidade, comunidade e redes sociais impulsionam esportes femininos
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Fernanda Bottoni - UOL para Marcas
O esporte feminino está ganhando espaço, possivelmente de maneira irreversível – e não apenas em quantidade de fãs, mas também na intensidade de interesse pelo assunto. Tanto que, globalmente, 62% dos fãs de esportes acompanham esportes femininos. E 56% dos fãs de esportes femininos relatam que seu interesse está crescendo.
Para entender esse movimento e orientar marcas que queiram fazer parte dele, a Snapchat fez uma parceria com a Dentsu e a Ipsos. Juntas, elas conduziram uma pesquisa global com mais de 13.506 fãs de esportes (de 13 a 44 anos) em sete mercados (EUA, Canadá, Reino Unido, França, Noruega, Austrália e Índia). A pesquisa também incluiu mais de 10 entrevistas com especialistas em três regiões. Vamos aos principais resultados.
Valores atraem fãs para o esporte feminino
Muitos fãs são atraídos para os esportes femininos por seus valores enraizados e progressistas, como progresso social, empoderamento, inspiração e coragem. É isso, inclusive, que diferencia o esporte feminino da natureza tradicional dos esportes masculinos.
Outro dado interessante é que 57% das fãs de esportes femininos afirmam que seguir atletas/criadoras de conteúdo dá a sensação de fazer parte de uma comunidade. E 69% dos fãs de esportes femininos querem que as marcas apoiem comunidades construídas em torno de esportes ou times femininos. Para completar, 70% concordam que patrocinar esportes femininos demonstra o comprometimento de uma marca com a diversidade e a inclusão.
Para as marcas, a dica é entender se estão alinhadas a esse propósito e atuar como construtoras de comunidade — não apenas como patrocinadoras — demonstrando comprometimento autêntico.
(Quase) tudo acontece no social
As plataformas sociais são o principal canal de descoberta e conexão dos esportes femininos. São as redes, afinal, que fornecem o principal destaque para as atletas e os esportes femininos, democratizando a visibilidade, contornando a mídia tradicional e tornando o esporte mais acessível.
Segundo o estudo, 58% dos fãs se sentem mais próximos dos esportes/das atletas graças às plataformas sociais. E 54% concordam que os esportes femininos estão em melhor posição para aproveitar o poder das plataformas sociais.
E tem mais: o conteúdo social também é a principal fonte de influência para 44% dos fãs em todo o mundo, permitindo que o esporte e suas atletas construam suas próprias narrativas e não dependam da mídia tradicional.
Cara Lewis, diretora de investimentos e ativação da Dentsu, diz mais: “Nos esportes femininos, é nas plataformas sociais que a autenticidade encontra a influência, dando às marcas uma chance única de envolver os fãs em espaços em que a paixão e a conexão são mais fortes”.
Atletas são as novas criadoras de conteúdo
As atletas estão se tornando criadoras de conteúdo poderosas e confiáveis. Nada menos que 71% das pessoas que seguem atletas/creators esportivas femininas em plataformas sociais relatam ter sido influenciadas positivamente a descobrir, considerar ou comprar itens. Um dado importante, porém, é que 85% daqueles que seguem atletas/criadoras de esportes femininos em plataformas sociais estão mais interessados em ver conteúdo não relacionado a esportes.
E sobre o que eles querem saber? A seguir estão as categorias que mais interessam.
- Saúde (41%)
- Estilo de vida (38%)
- Beleza (37%)
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O estudo destaca que, ainda que os fãs sejam inicialmente atraídos por atletas femininas por suas habilidades e histórias pessoais, eles estão ansiosos para aprender mais sobre elas além do esporte que praticam, o que é uma oportunidade e tanto para marcas firmarem parcerias para alcançar seu público. Detalhe: 56% dos fãs em todo o mundo se dizem mais inclinados a considerar ou comprar de marcas que patrocinam esportes femininos.
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