Insights|10 dez, 2025|

Apostas online: como age e o que move esse perfil de consumidor

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Fernanda Bottoni - UOL para Marcas

Quem são, como se comportam, quanto gastam e como são influenciadas as pessoas que fazem apostas online no Brasil? Para responder essas e outras perguntas, o UOL Consumer Insights se debruçou sobre o tema e entrevistou mil pessoas entre 26 de setembro e 1º de outubro.

Pesquisa revelou que as principais motivações para apostar online são se divertir, indicada por 69%, e aumentar a renda, citada por 54%. Apostar para se conectar e socializar com amigos completa o top 3, com 40%.

Conservador ou agressivo? Qual é o perfil dos apostadores?

Entre os entrevistados, 38% consideram que têm perfil conservador. Ou seja, apostam valores baixos e evitam correr riscos. Outros 30% formam o grupo dos moderados, que preservam a segurança das apostas, mas gostam de arriscar às vezes. Uma fatia um pouco menor, de 23%, se identifica como jogador recreativo, aquele que faz apostas apenas para se divertir de vez em quando. Apenas 9% se veem como agressivos, perfil de jogador que costuma se arriscar em busca de rendimentos maiores.

Loterias, apostas esportivas e Cassinos estão entre os principais tipos de apostas, conhecidas por mais de 70% dos entrevistados. Do total, 60% já apostaram em Loteria Federal, 51% em Crash Games e 50% já fizeram Apostas Esportivas.

A maior parte, 36% do total, faz apostas esportivas de uma a 3 vezes por semana. Mas há grupos mais assíduos: 19% apostam de 4 a 6 vezes por semana e 16%, todos os dias.

Frequências de Apostas Esportivas

  • 1x a 3x por semana — 36%
  • 4x a 6x por semana — 19%
  • Todo dia — 16%
  • 2x a 3x por mês — 17%
  • 1x por mês ou menos — 13%

Quanto gastam em apostas online por mês

Em relação aos gastos, 62% dos entrevistados dizem dedicar entre R$30 e R$500 a apostas por mês. Em 2024, os gastos eram maiores: 76% investiam entre R$ 50 e R$ 500 mensalmente nesse tipo de entretenimento. Em 2022, eram 59%.

% de entrevistados – gasto mensal em jogos de apostas atualmente

  • 26% — Até R$30
  • 18% — R$30,01 a R$50
  • 9% — R$50,01 a R$70
  • 12% — R$70,01 a R$100
  • 12% — R$100,01 a R$200
  • 11% — R$200,01 a R$500

Como escolhem onde apostar

Na hora de escolher o site de apostas, alguns quesitos pesam mais que outros. No topo da lista, estão rapidez no pagamento e bônus de incentivo (apostas grátis).

Motivos importantes na escolha do site de apostas

  • 52% — Rapidez nos pagamentos;
  • 44% — Bônus de incentivo (apostas grátis);
  • 30% — Ampla oferta de formas de transferências de valores, depósitos e saques;
  • 30% — Opção de “cash-out”;
  • 26% — Usabilidade do site/aplicativo;
  • 24% — Melhores cotações nas odds dos jogos;
  • 24% — Maior quantidade de modalidades esportivas, jogos e mercados dentro de cada jogo;
  • 18% — Opções de interface dentro do site/aplicativo.

Por outro lado, os maiores freios são necessidade de economizar no cenário econômico atual e medo do vício.

O que você sente quando ganha uma aposta?

Para 57% das pessoas, ganhar uma aposta gera sentimentos de felicidade. Para 52%, gera também sensação de sorte. E para 44%, o resultado traz empolgação.

E quando ganham uma aposta, o que as pessoas fazem?

  • 32% — aproveitam a “maré” de sorte e jogam mais;
  • 33% — dizem que isso não influencia sua frequência planejada de jogos;
  • 36% — ficam sem jogar por um tempo porque já tiveram o lucro que queriam.

Quanto perdem, por outro lado, 54% sentem frustração, 48% sentem tristeza e 39% sentem azar.

E o que elas fazem quando perdem?

  • 42% — jogam de novo para tentar recuperar o que perderam;
  • 34% — ficam sem jogar por um tempo para recuperar o prejuízo;
  • 24% —dizem que isso não influencia sua frequência planejada de jogos.

Influência do futebol nas apostas online

O estudo revelou ainda que o futebol lidera de longe o ranking das apostas feitas em modalidades esportivas. É nesse esporte que 71% dos entrevistados apostam online. Em seguida, vêm eSports, com 28%, e basquete, com 19%.

O Brasileirão é o principal campeonato em que os respondentes da pesquisa apostam. Estão lá 67% do total. Em seguida vêm Copa Libertadores, com 47%, Copa do Brasil, com 41%, Champions League, com 35%, e Copa do Mundo FIFA, com 30%.

O estudo aponta ainda que Neymar e Virgínia Fonseca são os influenciadores mais lembrados no segmento de apostas.

Onde buscam informação

Para 53% dos entrevistados, os sites especializados em notícias de esportes são os principais meios de informação para a realização de apostas. Em seguida vêm canais do YouTube, da TV aberta e por assinatura.

Do total, 70% afirmam que viram alguma propaganda de marca de apostas nos últimos 30 dias. A Betano se mantém no topo, como marca estimulada lembrada por 61% dos entrevistados. Em seguida estão Bet365, com 51% da lembrança, e Betnacional, com 50%.

Vinte por cento das pessoas não têm uma marca favorita de apostas, o que indica uma oportunidade para marcas trabalharem nessa conexão. O estudo alerta que as marcas devem atuar como plataformas para o fortalecimento de ecossistemas coletivos, uma vez que os maiores e principais grupos capazes de fortalecer as campanhas são torcedores de clubes de futebol nacionais e internacionais.

Copa do Mundo: o que deve ficar no radar

Por fim, o estudo traz um apanhado do que deve estar no radar das marcas considerando a aproximação da Copa do Mundo 2026. Entre os principais insights estão:

  • O público pretende basear suas apostas principalmente em análises estatísticas e no histórico dos times;
  • 34% dos respondentes dizem que apostar no vencedor de cada jogo é o tipo de aposta mais vantajosa durante o campeonato;
  • 75% do público diz que não irá se planejar previamente para realizar apostas durante a Copa de 2026, o que representa uma oportunidade incrível para marcas ativarem vários formatos de publicidade em mídia on e off, além de conteúdos customizados com qualidade e relevância.

Vale lembrar que o UOL é o maior produtor de conteúdo para Listas de Transmissão no WhatsApp do mundo, com grupos com alto nível de engajamento de vários times brasileiros e internacionais. O estudo completo, você pode baixar aqui.

O UOL conecta cada pessoa ao seu universo e cada marca ao seu target

Insights|10 dez, 2025|

Apostas online: como age e o que move esse perfil de consumidor

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Fernanda Bottoni - UOL para Marcas

Quem são, como se comportam, quanto gastam e como são influenciadas as pessoas que fazem apostas online no Brasil? Para responder essas e outras perguntas, o UOL Consumer Insights se debruçou sobre o tema e entrevistou mil pessoas entre 26 de setembro e 1º de outubro.

Pesquisa revelou que as principais motivações para apostar online são se divertir, indicada por 69%, e aumentar a renda, citada por 54%. Apostar para se conectar e socializar com amigos completa o top 3, com 40%.

Conservador ou agressivo? Qual é o perfil dos apostadores?

Entre os entrevistados, 38% consideram que têm perfil conservador. Ou seja, apostam valores baixos e evitam correr riscos. Outros 30% formam o grupo dos moderados, que preservam a segurança das apostas, mas gostam de arriscar às vezes. Uma fatia um pouco menor, de 23%, se identifica como jogador recreativo, aquele que faz apostas apenas para se divertir de vez em quando. Apenas 9% se veem como agressivos, perfil de jogador que costuma se arriscar em busca de rendimentos maiores.

Loterias, apostas esportivas e Cassinos estão entre os principais tipos de apostas, conhecidas por mais de 70% dos entrevistados. Do total, 60% já apostaram em Loteria Federal, 51% em Crash Games e 50% já fizeram Apostas Esportivas.

A maior parte, 36% do total, faz apostas esportivas de uma a 3 vezes por semana. Mas há grupos mais assíduos: 19% apostam de 4 a 6 vezes por semana e 16%, todos os dias.

Frequências de Apostas Esportivas

  • 1x a 3x por semana — 36%
  • 4x a 6x por semana — 19%
  • Todo dia — 16%
  • 2x a 3x por mês — 17%
  • 1x por mês ou menos — 13%

Quanto gastam em apostas online por mês

Em relação aos gastos, 62% dos entrevistados dizem dedicar entre R$30 e R$500 a apostas por mês. Em 2024, os gastos eram maiores: 76% investiam entre R$ 50 e R$ 500 mensalmente nesse tipo de entretenimento. Em 2022, eram 59%.

% de entrevistados – gasto mensal em jogos de apostas atualmente

  • 26% — Até R$30
  • 18% — R$30,01 a R$50
  • 9% — R$50,01 a R$70
  • 12% — R$70,01 a R$100
  • 12% — R$100,01 a R$200
  • 11% — R$200,01 a R$500

Como escolhem onde apostar

Na hora de escolher o site de apostas, alguns quesitos pesam mais que outros. No topo da lista, estão rapidez no pagamento e bônus de incentivo (apostas grátis).

Motivos importantes na escolha do site de apostas

  • 52% — Rapidez nos pagamentos;
  • 44% — Bônus de incentivo (apostas grátis);
  • 30% — Ampla oferta de formas de transferências de valores, depósitos e saques;
  • 30% — Opção de “cash-out”;
  • 26% — Usabilidade do site/aplicativo;
  • 24% — Melhores cotações nas odds dos jogos;
  • 24% — Maior quantidade de modalidades esportivas, jogos e mercados dentro de cada jogo;
  • 18% — Opções de interface dentro do site/aplicativo.

Por outro lado, os maiores freios são necessidade de economizar no cenário econômico atual e medo do vício.

O que você sente quando ganha uma aposta?

Para 57% das pessoas, ganhar uma aposta gera sentimentos de felicidade. Para 52%, gera também sensação de sorte. E para 44%, o resultado traz empolgação.

E quando ganham uma aposta, o que as pessoas fazem?

  • 32% — aproveitam a “maré” de sorte e jogam mais;
  • 33% — dizem que isso não influencia sua frequência planejada de jogos;
  • 36% — ficam sem jogar por um tempo porque já tiveram o lucro que queriam.

Quanto perdem, por outro lado, 54% sentem frustração, 48% sentem tristeza e 39% sentem azar.

E o que elas fazem quando perdem?

  • 42% — jogam de novo para tentar recuperar o que perderam;
  • 34% — ficam sem jogar por um tempo para recuperar o prejuízo;
  • 24% —dizem que isso não influencia sua frequência planejada de jogos.

Influência do futebol nas apostas online

O estudo revelou ainda que o futebol lidera de longe o ranking das apostas feitas em modalidades esportivas. É nesse esporte que 71% dos entrevistados apostam online. Em seguida, vêm eSports, com 28%, e basquete, com 19%.

O Brasileirão é o principal campeonato em que os respondentes da pesquisa apostam. Estão lá 67% do total. Em seguida vêm Copa Libertadores, com 47%, Copa do Brasil, com 41%, Champions League, com 35%, e Copa do Mundo FIFA, com 30%.

O estudo aponta ainda que Neymar e Virgínia Fonseca são os influenciadores mais lembrados no segmento de apostas.

Onde buscam informação

Para 53% dos entrevistados, os sites especializados em notícias de esportes são os principais meios de informação para a realização de apostas. Em seguida vêm canais do YouTube, da TV aberta e por assinatura.

Do total, 70% afirmam que viram alguma propaganda de marca de apostas nos últimos 30 dias. A Betano se mantém no topo, como marca estimulada lembrada por 61% dos entrevistados. Em seguida estão Bet365, com 51% da lembrança, e Betnacional, com 50%.

Vinte por cento das pessoas não têm uma marca favorita de apostas, o que indica uma oportunidade para marcas trabalharem nessa conexão. O estudo alerta que as marcas devem atuar como plataformas para o fortalecimento de ecossistemas coletivos, uma vez que os maiores e principais grupos capazes de fortalecer as campanhas são torcedores de clubes de futebol nacionais e internacionais.

Copa do Mundo: o que deve ficar no radar

Por fim, o estudo traz um apanhado do que deve estar no radar das marcas considerando a aproximação da Copa do Mundo 2026. Entre os principais insights estão:

  • O público pretende basear suas apostas principalmente em análises estatísticas e no histórico dos times;
  • 34% dos respondentes dizem que apostar no vencedor de cada jogo é o tipo de aposta mais vantajosa durante o campeonato;
  • 75% do público diz que não irá se planejar previamente para realizar apostas durante a Copa de 2026, o que representa uma oportunidade incrível para marcas ativarem vários formatos de publicidade em mídia on e off, além de conteúdos customizados com qualidade e relevância.

Vale lembrar que o UOL é o maior produtor de conteúdo para Listas de Transmissão no WhatsApp do mundo, com grupos com alto nível de engajamento de vários times brasileiros e internacionais. O estudo completo, você pode baixar aqui.

O UOL conecta cada pessoa ao seu universo e cada marca ao seu target

Insights|10 dez, 2025|

Apostas online: como age e o que move esse perfil de consumidor

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Fernanda Bottoni - UOL para Marcas

Quem são, como se comportam, quanto gastam e como são influenciadas as pessoas que fazem apostas online no Brasil? Para responder essas e outras perguntas, o UOL Consumer Insights se debruçou sobre o tema e entrevistou mil pessoas entre 26 de setembro e 1º de outubro.

Pesquisa revelou que as principais motivações para apostar online são se divertir, indicada por 69%, e aumentar a renda, citada por 54%. Apostar para se conectar e socializar com amigos completa o top 3, com 40%.

Conservador ou agressivo? Qual é o perfil dos apostadores?

Entre os entrevistados, 38% consideram que têm perfil conservador. Ou seja, apostam valores baixos e evitam correr riscos. Outros 30% formam o grupo dos moderados, que preservam a segurança das apostas, mas gostam de arriscar às vezes. Uma fatia um pouco menor, de 23%, se identifica como jogador recreativo, aquele que faz apostas apenas para se divertir de vez em quando. Apenas 9% se veem como agressivos, perfil de jogador que costuma se arriscar em busca de rendimentos maiores.

Loterias, apostas esportivas e Cassinos estão entre os principais tipos de apostas, conhecidas por mais de 70% dos entrevistados. Do total, 60% já apostaram em Loteria Federal, 51% em Crash Games e 50% já fizeram Apostas Esportivas.

A maior parte, 36% do total, faz apostas esportivas de uma a 3 vezes por semana. Mas há grupos mais assíduos: 19% apostam de 4 a 6 vezes por semana e 16%, todos os dias.

Frequências de Apostas Esportivas

  • 1x a 3x por semana — 36%
  • 4x a 6x por semana — 19%
  • Todo dia — 16%
  • 2x a 3x por mês — 17%
  • 1x por mês ou menos — 13%

Quanto gastam em apostas online por mês

Em relação aos gastos, 62% dos entrevistados dizem dedicar entre R$30 e R$500 a apostas por mês. Em 2024, os gastos eram maiores: 76% investiam entre R$ 50 e R$ 500 mensalmente nesse tipo de entretenimento. Em 2022, eram 59%.

% de entrevistados – gasto mensal em jogos de apostas atualmente

  • 26% — Até R$30
  • 18% — R$30,01 a R$50
  • 9% — R$50,01 a R$70
  • 12% — R$70,01 a R$100
  • 12% — R$100,01 a R$200
  • 11% — R$200,01 a R$500

Como escolhem onde apostar

Na hora de escolher o site de apostas, alguns quesitos pesam mais que outros. No topo da lista, estão rapidez no pagamento e bônus de incentivo (apostas grátis).

Motivos importantes na escolha do site de apostas

  • 52% — Rapidez nos pagamentos;
  • 44% — Bônus de incentivo (apostas grátis);
  • 30% — Ampla oferta de formas de transferências de valores, depósitos e saques;
  • 30% — Opção de “cash-out”;
  • 26% — Usabilidade do site/aplicativo;
  • 24% — Melhores cotações nas odds dos jogos;
  • 24% — Maior quantidade de modalidades esportivas, jogos e mercados dentro de cada jogo;
  • 18% — Opções de interface dentro do site/aplicativo.

Por outro lado, os maiores freios são necessidade de economizar no cenário econômico atual e medo do vício.

O que você sente quando ganha uma aposta?

Para 57% das pessoas, ganhar uma aposta gera sentimentos de felicidade. Para 52%, gera também sensação de sorte. E para 44%, o resultado traz empolgação.

E quando ganham uma aposta, o que as pessoas fazem?

  • 32% — aproveitam a “maré” de sorte e jogam mais;
  • 33% — dizem que isso não influencia sua frequência planejada de jogos;
  • 36% — ficam sem jogar por um tempo porque já tiveram o lucro que queriam.

Quanto perdem, por outro lado, 54% sentem frustração, 48% sentem tristeza e 39% sentem azar.

E o que elas fazem quando perdem?

  • 42% — jogam de novo para tentar recuperar o que perderam;
  • 34% — ficam sem jogar por um tempo para recuperar o prejuízo;
  • 24% —dizem que isso não influencia sua frequência planejada de jogos.

Influência do futebol nas apostas online

O estudo revelou ainda que o futebol lidera de longe o ranking das apostas feitas em modalidades esportivas. É nesse esporte que 71% dos entrevistados apostam online. Em seguida, vêm eSports, com 28%, e basquete, com 19%.

O Brasileirão é o principal campeonato em que os respondentes da pesquisa apostam. Estão lá 67% do total. Em seguida vêm Copa Libertadores, com 47%, Copa do Brasil, com 41%, Champions League, com 35%, e Copa do Mundo FIFA, com 30%.

O estudo aponta ainda que Neymar e Virgínia Fonseca são os influenciadores mais lembrados no segmento de apostas.

Onde buscam informação

Para 53% dos entrevistados, os sites especializados em notícias de esportes são os principais meios de informação para a realização de apostas. Em seguida vêm canais do YouTube, da TV aberta e por assinatura.

Do total, 70% afirmam que viram alguma propaganda de marca de apostas nos últimos 30 dias. A Betano se mantém no topo, como marca estimulada lembrada por 61% dos entrevistados. Em seguida estão Bet365, com 51% da lembrança, e Betnacional, com 50%.

Vinte por cento das pessoas não têm uma marca favorita de apostas, o que indica uma oportunidade para marcas trabalharem nessa conexão. O estudo alerta que as marcas devem atuar como plataformas para o fortalecimento de ecossistemas coletivos, uma vez que os maiores e principais grupos capazes de fortalecer as campanhas são torcedores de clubes de futebol nacionais e internacionais.

Copa do Mundo: o que deve ficar no radar

Por fim, o estudo traz um apanhado do que deve estar no radar das marcas considerando a aproximação da Copa do Mundo 2026. Entre os principais insights estão:

  • O público pretende basear suas apostas principalmente em análises estatísticas e no histórico dos times;
  • 34% dos respondentes dizem que apostar no vencedor de cada jogo é o tipo de aposta mais vantajosa durante o campeonato;
  • 75% do público diz que não irá se planejar previamente para realizar apostas durante a Copa de 2026, o que representa uma oportunidade incrível para marcas ativarem vários formatos de publicidade em mídia on e off, além de conteúdos customizados com qualidade e relevância.

Vale lembrar que o UOL é o maior produtor de conteúdo para Listas de Transmissão no WhatsApp do mundo, com grupos com alto nível de engajamento de vários times brasileiros e internacionais. O estudo completo, você pode baixar aqui.

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