Glossário

A

Ad Exchange

Plataforma que faz a mediação de compra e venda de inventário de publicidade digital em múltiplas redes. Nela, os anunciantes definem seu público-alvo e o valor por anúncio que desejam investir em suas campanhas.

 

Ad Fraud

É a prática fraudulenta de inflar o número de visualizações de anúncios sem que o público-alvo realmente seja impactado, burlando as métricas. Os anunciantes pagam pelas impressões, mas sem alcançar seu target. O delito é feito por hackers e programas maliciosos.
Saiba mais:  Você pode barrar a ad fraud. Entenda o problema e saiba o que fazer

Adblock

Ferramenta usada por visitantes de sites para vedar o aparecimento de anúncios online quando as páginas carregam.
Saiba mais: Credibilidade retém o avanço dos adblocks

Adserver

Servidor web dedicado à entrega de publicidade. A tecnologia permite o rastreamento e gerenciamento de publicidade, oferecendo métricas sobre sua performance.

Ambiente premium

Plataformas e sites confiáveis, que produzem conteúdo próprio e, portanto, têm controle sobre o que é publicado, criando um inventário de melhor qualidade. Nesses contextos, há mais transparência em relação a métricas, menor risco de ad fraud, fake news e associação da marca a conteúdo impróprio.
Saiba mais:  A importância do ambiente premium para o sucesso da mídia programática

Audio advertising

Formato de anúncio digital em áudio, que pode ser distribuído em sites, aplicativos e podcasts, sem concorrer pela atenção do público com outros elementos.
Saiba mais: 5 motivos para o ‘audio advertising’ ganhar fôlego na mídia digital

Awareness

No meio publicitário, brand awareness (ou apenas awareness) é uma variável que indica o quanto uma marca é reconhecida pelos consumidores. O reconhecimento ou a lembrança de marca podem ser medidos por meio de pesquisas.

B

Big data

Grande conjunto de dados armazenados, advindos de diversas fontes (próprias, secundárias e de terceiros), que podem ser cruzados para compreender mercado, comportamentos, públicos e tendências.
Saiba mais: Como utilizar dados de maneira mais efetiva em suas campanhas

Brand Lift

Forma de medir o impacto de campanhas digitais no reconhecimento da marca. Em geral, as principais medições mostram o efeito das campanhas em lembrança de marca, intenção de compra, favorabilidade e preferência.
Saiba mais: Cinco pontos de atenção para fazer uma pesquisa de brand lift

Brand Safety

Conjunto de práticas que ajudam anunciantes a evitar riscos de associação da marca a conteúdos impróprios, nocivos, fraudes e fake news. Transparência é uma de suas premissas.
Saiba mais:  Transparência é caminho para garantir brand safety e sucesso das campanhas

Branded Content

Conteúdo de marca produzido para atender a um interesse do público-alvo, sem o objetivo direto de promoção de produtos ou serviços, ou de conversão. A produção pode entreter, ser útil, informar, sem necessariamente falar da marca. O que o branded content busca é conexão com o público ao expressar seus valores e reforçar sua visão de mundo.
Saiba mais:  Com dados, branded content cria conexões entre marcas e pessoas

C

Chatbot

Tecnologia de inteligência artificial usada por empresas como canal de comunicação com seus públicos. Em caixas de conversa online, os bots (robôs) respondem às perguntas dos usuários. Ferramentas mais avançadas são capazes de aprender novas variações de linguagem com o tempo de uso.
Saiba mais: Chatbots avançam nas redes sociais e ajudam marcas a entender público

Cluster

No universo do marketing, clusters são grupos de consumidores com comportamentos específicos. Ao segmentar o público a partir de dados, é possível encontrar perfis de consumo que ajudam no direcionamento das campanhas para que sejam mais objetivas e acertadas. Os clusters são definidos a partir do cruzamento de dados, que busca semelhanças entre perfis de comportamento de compra, de navegação, estilo de vida, poder aquisitivo, preferência, geolocalização, demografia, entre outros.
Saiba mais: Conheça 14 momentos ideais para impactar seu público no UOL

Criativo

No jargão publicitário, criativos são peças de anúncios elaboradas por uma equipe de criação, tendo em vista o trabalho de design e redação.

Conversão

No jargão da publicidade digital, conversão é o resultado em vendas ou captação de público de uma campanha. É o clique que traz receita ou gera lead para a marca.

CRM (Customer Relationship Management)

Gestão do relacionamento com o cliente, que pode ser feita por softwares. As plataformas trabalham desde a catalogação de informações até o atendimento pós-venda.

CTA (Call-To-Action)

Mensagem que chama o público a praticar uma ação, como clicar em um link, baixar um material ou fazer uma inscrição. Ou seja, uma ferramenta para “gerar lead“.

D

Data-driven

É o marketing orientado a dados. Parte da análise de informações coletadas sobre público e mercado para formatar estratégias como planos de marketing, campanhas, investimento em mídia e tomada de decisões em geral.
Saiba mais: Leandro Claro: marketing orientado a dados coloca Youse no caminho de ser um unicórnio

DMP (Data Management Platform)

Plataforma que coleta, armazena, gerencia dados de diferentes fontes e gera análises que ajudam marcas nas tomadas de decisão em suas campanhas digitais. Esses dados permitem conhecer melhor a audiência, segmentar públicos e otimizar as ações.

E

Early-adopter

Grupo de consumidores que têm uma pré-disposição para adotar novidades. Buscam constantemente estar atualizados sobre inovações, soluções tecnológicas e lançamentos de produtos. É um tipo de cluster.

e-Sports

e-Sports, ou esportes eletrônicos, são competições organizadas de videogames que têm se popularizado em todo o mundo. Os campeonatos são disputados por jogadores profissionais. Uma das ligas é a XLG, do UOL.
Saiba mais:  XLG é oportunidade para marcas dialogarem com público gamer

Engajamento

No jargão do marketing digital, engajar é promover interações do público com os conteúdos de uma marca. Compartilhamentos, likes, cliques e comentários são os principais indicativos de que o público se envolveu com o conteúdo.
Saiba mais:  Maior engajamento faz mídia digital crescer mais que a tradicional

F

Fact checking

Serviço de checagem de notícias criado por produtores de conteúdo sérios e de credibilidade para combater as fake news. O intuito do fact cheking, como o UOL Confere, é desmentir informações falsas e nocivas para a sociedade.
Saiba mais: UOL Confere se consolida no combate à disseminação de fake news no Brasil

Fake news

São notícias falsas muito popularizadas nos meios digitais. Em geral, seu conteúdo é político, mas também podem ter conteúdos relacionados a saúde e outros assuntos que provocam alarde. Quando associadas a anúncios, geral alto risco para imagem das marcas.
Saiba mais: Fake news colocam imagem de marcas em risco e desafiam publicidade online

Funil de vendas

Diferentes estágios em que os potenciais clientes de uma marca se encontram no processo de venda. O funil costuma ser dividido em três fases: topo (prospecção), meio (consideração) e fundo (decisão). Para cada etapa, as campanhas de marketing digital distribuem conteúdos específicos.
Saiba mais:  Três motivos para concentrar o funil de vendas em um publisher

H

Header Bidding

Solução que muda a dinâmica dos leilões de compra e venda de publicidade digital. Permite que o publisher, ou produtor de conteúdo, ofereça todo o seu inventário de modo horizontal, conectando múltiplas ad exchanges a um mesmo leilão.
Saiba mais: Header bidding: o que muda com a solução de leilões de publicidade digital

I

Impressão

No jargão da publicidade digital, impressão é a entrega do anúncio em um site ou plataforma de conteúdo. Essa entrega é mensurada por volume, e influencia no alcance do público e valor do investimento.

Influenciador digital

No jargão da publicidade, influenciadores são pessoas com alto poder de engajamento de público, como blogueiros e youtubers, por formarem comunidades em torno do conteúdo que geram e estabelecerem uma relação estreita com a sua audiência.
Saiba mais: Poder do influenciador digital está em criar comunidades em torno do conteúdo

Inventário

No jargão da publicidade digital, inventário é o conjunto de espaços disponíveis em um site ou plataforma digital que está disponível para a impressão de anúncios. Quanto mais premium for o publisher, melhor a qualidade do inventário.
Saiba mais:  Ambiente premium ajuda mídia programática a explorar todo seu potencial

J

Jornada do consumidor

É a trajetória pela qual o público avança, desde a pesquisa até a decisão de compra. Com base em dados sobre o que o consumidor busca, onde clica, que itens inclui em seu carrinho de compra nos sites, é possível identificar cada estágio dessa jornada e investir em anúncios segmentados para alcançá-lo.

K

KPI (Key Performance Indicator)

Indicador de performance utilizado para monitorar os processos levam uma empresa ao alcance dos seus objetivos. Para cada objetivo, um KPIs diferente. Um KPI pode medir o desempenho em vendas, a preferência da marca, participação de mercado, entre outros.

L

Lead

No jargão da publicidade digital, lead é um cliente potencial que manifesta interesse pelo produto ou serviço da marca, inserindo dados em um formulários ou se inscrevendo para receber informativos, por exemplo. “Gerar leads”, ou identificar esses clientes potenciais, é importante para que marcas possam direcionar conteúdos específicos para seu perfil e ampliar suas chances de realizar vendas.

M

Marketing de experiência (brand experience)

Ações em eventos e ambientes físicos que oferecem às pessoas experiências de entretenimento, jogos, arte, que provocam uma imersão no universo da marca. O objetivo é criar proximidade com o público-alvo, gerando sensações únicas associadas à marca.
Saiba mais:  Marketing de experiência é a nova cartada. E marcas estão investindo mais

Métricas

No jargão publicitário, métrica é qualquer indicador quantitativo de performance de uma campanha de marketing digital. Ex.: visualizações, cliques, compartilhamentos.

Mobile first

Estratégia de planejamento para conteúdos, campanhas, produtos e serviços que são elaborados tendo em vista primeiro a experiência nos dispositivos móveis, para depois replicar para outros meios.
Saiba mais: Mobilidade 2017 discute desafios da mídia digital no mobile

Modelo de atribuição

Método de aferição de resultados de campanhas digitais que leva em conta os diversos pontos de contato entre anunciante e consumidor, ao longo da jornada do consumidor. Há diversos modelos aplicáveis, que dão pesos diferentes desde o primeiro ao último clique, de acordo com o objetivo da campanha. A prática ajuda marcas a distribuir anúncios de forma mais precisa.
Saiba mais: Modelos de atribuição identificam canais mais efetivos em cada campanha

Mídia programática

Tecnologia que permite a compra e a venda automatizada de mídia em diversos canais de conteúdo e plataformas. Com uso de dados, anunciantes e agências conseguem encontrar na audiência dos publishers o target mais relevante para a sua campanha, utilizando recursos de segmentação.
Saiba mais: Mídia programática: você está comprando isso errado!

Multicanalidade

É uma estratégia de atendimento ao público ou de campanhas publicitárias para se comunicar ou alcançar um consumidor de forma eficiente por diversos pontos de contato, tanto no ambiente digital como no físico.
Saiba mais: Para além da TV, Polishop se expande na multicanalidade, diz João Appolinário

N

Native Advertising

Também conhecido como publicidade nativa ou native ad, é um formato de publicidade digital integrado ao layout do site ou página de conteúdo do publisher. Para levar a mensagem da marca ao target, oferece um conteúdo relevante dentro do contexto de forma não-intrusiva, sem afetar a experiência do usuário.
Saiba mais: Guia de boas práticas para campanhas de native advertising

P

Publisher

Produtor de conteúdo que publica periodicamente textos, vídeos, áudios em site ou plataforma própria. Pode ser um veículo de comunicação, como o UOL, um blog ou site.
Saiba mais: Marcas querem conteúdo de qualidade. E buscam soluções com publishers

R

ROI (Return on Investment)

Indicador que, em português, quer dizer retorno sobre investimento. O número é resultado de um cálculo que considera a relação entre a receita e os investimentos, quando se trata de compra de mídia. Uma campanha que investiu R$ 100 e teve retorno de R$ 300 alcançou um ROI de 300%.

T

Talkability

Talkability é a capacidade de uma campanha digital de provocar discussões ou repercussões sobre a marca. Ser falada, viralizar, movimentar opiniões é um passo além do engajamento nas campanhas digitais.

Target

Na linguagem do marketing, é o público-alvo das campanhas publicitárias. É o consumidor que a marca pretende impactar.

Transparência

No contexto da publicidade digital, transparência é a prática de tornar abertos os dados sobre compra e venda de mídia no que diz respeito a contextos de entrega, taxas de visualização e públicos alcançados. A transparência é uma premissa necessária para o brand safety.
Saiba mais:  Transparência é caminho para garantir brand safety e sucesso das campanhas

U

Unicórnio

No meio empresarial, unicórnio é a startup cujo valor de mercado alcança US$ 1 bilhão. São empresas nascentes de tecnologia com um crescimento tão vertiginoso que até parece lenda.

V

Viewability

É a taxa de visualização dos anúncios distribuídos numa campanha digital. O valor histórico de viewability dos espaços publicitários de um publisher auxilia na decisão de compra de mídia, pois é um dos critérios de qualidade do seu inventário.
Saiba mais: Viewability não é fim, mas meio de melhorar qualidade das campanhas

W

Webinar

Também conhecido como hangout, o termo significa uma aula, palestra, entrevista ou qualquer outro tipo conteúdo transmitido ao público em formato de seminário online. Pode ser exibido ao vivo ou gravado.

Whishlist (ou white list)

No universo da mídia digital, uma whislist é uma seleção reduzida dos melhores publishers e sites mais desejados para distribuir anúncios de uma campanha digital. O uso da whishlist é uma prática interessante para o brand safety, porque evita os riscos de associação da marca a conteúdos impróprios, já que o investimento é direcionado a contextos controlados.
Saiba mais: Cinco formas de investir em digital sem desperdiçar a verba de mídia


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Apuração e redação: Renata Gama / Edição e redes sociais: Raphaella Francisco / Arte: Pedro Crastechini
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