Como as marcas estão olhando para 2022 e quais serão suas prioridades de investimento estão no foco do “UOL Insights – Tendências de Marketing para 2022”. O evento com grandes nomes do mercado será realizado no dia 7 de dezembro, a partir das 10h. A conversa será transmitida ao vivo pelo canal UOL.
Serão dois painéis de debates mediados pelo jornalista Renato Pezzotti, do Mídia e Marketing UOL. Chiara Martini, diretora de estratégia criativa da Coca-Cola para América Latina, Eco Moliterno, CCO Latam da Accenture, e Helena Bertho, head global de diversidade e inclusão do Nubank, falam dos “Movimentos contemporâneos que influenciam o marketing”, com Bebeto Pirró, diretor de publicidade do UOL.
Para discutir o tema “Prioridades de investimento em 2022”, entram na conversa com Paulo Samia, CEO do UOL, Bernardo Leão, diretor de marketing do Magazine Luiza, Carina Hermida, diretora de media & content, patrocínios e relação com consumidores da Heineken, e Danielle Bibas, vice-presidente de marketing da AVON.
O papo ao vivo será realizado na Casa Petra, com participações remotas e presenciais, respeitando todas as medidas sanitárias. O público poderá interagir enviando perguntas aos participantes, que responderão após a exposição dos temas e do debate.
O debate parte de pontos mapeados no white paper “Marketing Insights 2022”, elaborado pela GoAd Media e oferecido pelo UOL, com apoio da ABA (Associação Brasileira dos Anunciantes). O documento, que pode ser baixado gratuitamente, aponta quais devem ser os focos prioritários da indústria publicitária, a partir do que 60 lideranças de marcas globais e locais indicam em entrevistas, além de curadoria em festivais internacionais.
Carol Braga, head de agências do UOL, irá abrir o evento apresentando as principais frentes identificadas nesse radar, que mapeou movimentos de consumo no pós-pandemia, territórios em transformação, desafios e áreas estratégicas.
Veja questões do cenário atual que devem influenciar os planos das marcas para 2022, segundo entrevistados no estudo:
Vacinação
O avanço da vacinação no mercado brasileiro proporciona um contexto de planejamento mais seguro e previsível. Se no ano passado e neste ano os planos foram feitos a intervalos muito curtos e de forma flexível, para o ano que vem, marcas voltam a ter um olhar maior de longo prazo.
Política
As eleições no Brasil em 2022 devem afetar o posicionamento das marcas, especialmente as que trabalham com uma agenda calcada em propósitos e causas minoritárias. Questões de diversidade, meio ambiente e cultura são muito atravessadas pela política e influenciam no modo como as marcas estão se organizando para o ano que vem.
Dataficação
Marcas que chegaram a um estágio mais maduro de digitalização, estruturando seus repositórios de dados, passam a traçar estratégias e projetos muito mais guiados por análise de dados integrados. Elas estão mirando tanto no aprofundamento das conexões com os consumidores como na melhoria da performance, a partir de insights comportamentais.
Responsabilidade
Estratégias de negócios estão muito conectadas aos pilares ESG (Environmental, Social and Governance), sigla que se tornou um mantra na agenda corporativa. Essa agenda deverá ocupar um papel ainda mais protagonista dentro das companhias, guiando investimentos e impactando cada vez mais as áreas de marketing.