Os assuntos em alta para o ecossistema da publicidade digital estão no radar do UOL AD_LAB Trends: uma série de encontros entre profissionais do mercado para trocar experiências e ideias em torno das tendências e desafios do momento. A primeira edição do evento foi sobre influenciadores digitais, e reuniu 80 participantes que promoveram um debate de alto nível sobre o tema, mediado pelo diretor de conteúdo do UOL, Rodrigo Flores.
Edu Guedes (apresentador de TV e digital influencer), Erica Reis (apresentadora) e Raíssa Machado (youtuber do Nosso Canal) puxaram o papo do ponto de vista dos creators. Raphael Vianna (Johnson&Johnson), Renata Bokel (BETC/Havas), Nelsinho Botega (Rede Snack) e Beatriz Kafejian (Natura) levantaram o debate sobre como as marcas e agências trabalham com influenciadores.
Durante o evento os participantes concordaram que o relacionamento entre anunciantes e criadores veio para ficar, e começa a entrar num momento de maturidade. “A profissionalização está crescendo enquanto os projetos estão acontecendo”, disse Renata Bokel. Se, de um lado, marcas estão reconhecendo mais a necessidade de autonomia dos criadores de conteúdo, do outro, os influenciadores já entendem que precisam de mais profissionalismo na produção e estão investindo para ter melhor qualidade.
Ficou claro que não há consenso sobre se trabalhar com influenciadores deve, obrigatoriamente, fazer parte da estratégia atualmente, mas alguns dos participantes reconhecem que, para divulgar determinados produtos, uma campanha não estaria completa sem eles. “Estar no digital é obrigatório em qualquer plano. Já o influenciador tem que ter a ver com a audiência, ter fit e ser autêntico”, disse Beatriz Kafejian, da Natura.
O fato é que a relação com a audiência é o grande trunfo dos influenciadores. Edu Guedes, que fez a fama na TV e agora tem uma legião de seguidores nas redes sociais, contou como estar no digital mudou o seu modo pensar o conteúdo. “Minha especialidade hoje não é fazer doce e nem salgado, é saber o que a dona de casa precisa, como esse produto pode ser útil pra ela.”
Tanto os convidados das sessões quanto quem estava na plateia são profissionais que se relacionam com o assunto no dia a dia, dentro das agências, das produtoras e das empresas anunciantes. “São pessoas que vivem esses temas e por isso agregam na discussão. Trazem coisas interessantes”, afirma André Vinícius, diretor executivo de publicidade do UOL e um dos idealizadores do evento. E essa será a dinâmica para os demais encontros que ainda virão sobre novos assuntos.
A ideia não é promover painéis para serem assistidos, diz André, mas criar um ambiente aberto para que os participantes entrem no bate-papo para somar e propor novas reflexões, a partir da sua própria experiência e insights. “Com isso, o UOL AD_LAB quer ajudar o mercado a discutir os seus desafios e propor caminhos em conjunto”, declara.