Seis meses após a estreia, o “Projeto TOCA”, cuja missão é unir conteúdo e experiências de música, já criou uma audiência consistente em múltiplas plataformas. São mais de 2,5 milhões de usuários únicos no site do UOL, além de 53 milhões de views nas redes sociais. Para 2025, a plataforma prevê muito mais conteúdos e uma cobertura robusta de shows e festivais, cheios de oportunidades para marcas.
Com um radar de novidades apurado, por meio de curadoria de talentos e tendências musicais, TOCA impulsiona cenas emergentes, com a credibilidade UOL. No ano passado, o grande destaque da programação nesse sentido foi para o programa “TOCA Revela”, o primeiro reality show musical do UOL com patrocínio das Loterias Caixa.
TOCA é um ecossistema completo. Está presente nas plataformas de vídeo TikTok, Instagram, YouTube e Kwai, nas redes Facebook e X, bem como nas plataformas de áudio Spotify, Deezer, Apple Music e Amazon Music. Além de veicular todo seu conteúdo no UOL por meio da vertical Splash, pelo Canal UOL na TV, e em plataformas de streaming, como Pluto TV e UOL Play.
Este ano, a expectativa é criar mais conteúdo always-on, ampliando a participação de creators e sua cobertura musical, revelando mais talentos, de forma a aproximar o relacionamento entre fãs, artistas e marcas. O projeto tem como embaixadores nas redes a apresentadora e curadora musical Roberta Martinelli, o jornalista especializado Caio Braz, e o creator e apresentador Arapê Malik.
O projeto conta com uma série de subprodutos de conteúdo, numa programação intensa, de segunda a segunda. São séries de vídeos criadas na linguagem das redes sociais, que preveem entrevistas com os artistas para falar do momento da carreira (TOCA Entrevista), contar sobre os bastidores das composições (TOCA Como fiz), dar dicas de referências musicais (TOCA Aí), além de interações com fandoms (Fã TOCA), entre outros programas da grade que revelam novas tendências na música (TOCA Trend) e criam listas especiais de músicas (Playlists TOCA), e realizam brincadeiras com os fãs (TOCA Quizzes).
Toda a experiência de TOCA é planejada de forma a trabalhar os temas junto com marcas, por meio de co-criação – cada programa prevê um formato especial de customização de patrocínio – atrelado a um pacote de mídia completo e inovador, de forma que em todos os pontos de contato em múltiplas plataformas se abram oportunidades.
Cobertura de festivais
Em 2025, a programação de TOCA prevê a cobertura de 35 festivais pelo país, de todos os tamanhos e estilos. Entre eles, os super aguardados Lollapalooza, The Town, bem como os regionais Rock The Mountain (Petrópolis-RJ) e Psica (Belém-PA).
De olho nisso, a equipe da plataforma musical se prepara para produzir programas especiais para acompanhar o antes, durante e depois de festivais pelo país (TOCA de Ponta a Ponta), além de realizar a cobertura de shows (Rota dos Shows).
Para as marcas patrocinadoras, as entregas serão em diversos formatos, com oportunidades de co-criar junto a programação de TOCA, bem como participar de séries de entretenimento consagrados em Splash UOL. Além de contar com distribuição por canais de WhatsApp especializados no tema, e Newsletters especiais, junto, claro com todo o pacote de mídia do UOL.