_Branding

Projeto Origens ganha 2ª edição de evento com histórias reais e debates ao vivo

As conversas sobre ancestralidade, cultura e antirracismo seguem se aprofundando no Projeto Origens, de ECOA, plataforma por um mundo melhor do UOL. Com o tema “As histórias que nos trouxeram até aqui”, a Origens Live chega à sua segunda edição, programada para o dia 18 de outubro.

Nesta fase do projeto, o evento dá protagonismo a casos de pessoas negras que buscaram familiares distantes para resgatar suas identidades. As conversas, que têm o objetivo de contribuir nas discussões sobre negritude, serão transmitidas ao vivo pela home do UOL e também pelo perfil de ECOA, no Youtube. Além disso, haverá cobertura editorial completa antes, durante e depois do bate-papo tanto no UOL como em suas redes.

A live será no formato híbrido, com apresentação em estúdio e convidados online. Em seis painéis, serão conhecidas jornadas reais de pessoas negras que percorreram caminhos diversos, seja pelo mundo ou pela própria vizinhança, para encontrar seu elo familiar perdido. Nos intervalos de cada conversa, haverá apresentações de stand up e slam. A duração prevista do evento é de quatro horas.

Lançado em 2021, o Projeto Origens foi vencedor do prêmio “Respeito e Diversidade” do Ministério Público naquele ano. De lá para cá, foram duas temporadas de reportagens especiais sobre resgate da ancestralidade negra. Na primeira, 20 personalidades brasileiras fizeram testes de DNA para mapear de onde vieram seus ancestrais, entre elas, a ex-ginasta olímpica Daiane dos Santos, o sambista Péricles e as jornalistas Maju Coutinho e Aline Midlej.

Na segunda temporada, foi a vez de famílias passarem pela experiência, como as do músico Carlinhos Brown, da atriz Camila Pitanga e da então vereadora, hoje deputada eleita, Erika Hilton. Além disso, foi produzido um minidocumentário sobre a família do cantor Gilberto Gil. Essas histórias foram publicadas entre novembro de 2021 a junho de 2022, mostrando a relevância do tema ao longo do ano em ECOA.

A segunda temporada ainda produziu a primeira edição da live Origens, com o tema “Nossos Passos Vêm de Longe: Um resgate histórico da construção de ideias de pessoas negras”. Foi um dia de debate, que rendeu 300 mil pageviews, 150 mil impressões em redes e uma média de mais de 7 minutos de time spent nas matérias.

Marcas aliadas

O Projeto Origens abraça a participação de marcas que entendem a importância de se posicionar com propósito, por um mundo melhor, sem racismo. É possível entrar nessa conversa por meio de patrocínio e mídia em diversos formatos, com exposição ao vivo e on demand, menção, marketing de influência, além de ter acesso a formatos exclusivos de publicidade, como content break (vídeos com os apresentadores no ambiente do evento). Há ainda a possibilidade de realizar produtos customizados de conteúdo, em branded content.

Para mais informações sobre como marcas podem somar nesse debate, entre em contato pelo e-mail publicidade@uol.com.br.


Quem faz os conteúdos UOL para Marcas:

Apuração e redação: Renata Gama / Edição e redes sociais: Raphaella Francisco / Arte: Pedro Crastechini
Gerente responsável: Marina Assis / Gerente Geral: Karen Cunsolo