Os maiores destaques da gastronomia e da boemia da cidade de São Paulo serão celebrados no UOL pelo Prêmio Nossa de Bares e Restaurantes. O concurso, que une o gosto do público ao crivo de um time de especialistas, vai eleger os melhores lugares para comer, beber e curtir na cidade, em diversas categorias. A votação está aberta e os vencedores começam a ser revelados toda semana, a partir de 30 de maio, com cobertura completa multiplataforma.
Nesta primeira edição, serão avaliadas 33 categorias – 10 delas com decisão por meio de votação popular. As demais serão decididas por um júri de 40 pessoas composto por jornalistas e especialistas do setor, influenciadores com foco em gastronomia, além de celebridades que curtem circular pela cidade e conhecer novidades. Ou seja, além dos preferidos do público, 23 premiados serão eleitos por jurados.
“Com este prêmio, Nossa (vertical de lifestyle do UOL) celebra a enorme riqueza culinária e da noite de São Paulo, dos lugares clássicos que ajudaram a colocar a cidade entre as principais capitais gastronômicas do mundo às novidades que movimentam ainda mais o setor de bares e restaurantes”, afirma Murilo Garavello, diretor de conteúdo do UOL.
O concurso está sendo realizado por fases. Na primeira, o time de especialistas indicou livremente três estabelecimentos por categoria. Os mais pontuados passaram para a segunda fase – a de votação. Agora, júri e audiência escolhem os vencedores. A escolha pode ser feita neste link.
“Para a votação popular, a gente escolheu as categorias mais queridas do público, como melhor restaurante italiano, japonês, hamburgueria e pizzaria. Nessa curadoria, a gente misturou desde bares e restaurantes que estão aí há décadas, até estreantes no mercado. É um bom radar para a audiência conhecer coisas novas”, diz Eduardo Burckhardt, editor-chefe de Nossa.
A partir de 30 de maio, a cada semana, serão revelados ao menos dois vencedores: um escolhido pelo público, e ao menos um escolhido pelo júri. Esse formato de divulgação permite dar maior visibilidade aos bares e restaurantes dos diversos segmentos, além de construir uma jornada de conteúdo que movimenta o assunto até agosto. Todo conteúdo está ancorado Nossa, em um hub temático, que é amplificado nos perfis sociais, em um canal de WhatsApp dedicado ao prêmio, e também por meio de uma newsletter semanal.
Entre a audiência do UOL, 43% buscam conteúdos relacionados à gastronomia, segundo cruzamento de dados do TGI (Target Group Index) Kantar IBOPE Media com os do Comscore Segment Metrix. E 71% concordam que preferem gastar mais em comidas de qualidade. Além disso, 56% do público UOL gostam de provar comidas novas e diferentes.
Para as marcas, a premiação oferece oportunidades de presença em uma jornada de quatro meses de conteúdo, que envolve engajamento do público e mobilização dos estabelecimentos, séries de matérias, reportagens especiais, com amplificação em múltiplos canais. Tudo isso com pacotes de mídia de amplo alcance, além das possibilidades de criar conteúdos customizados sobre o tema.