O controle da narrativa dos reality shows saiu das mãos dos produtores e hoje está fora dos programas, com o público e com quem repercute. Os discursos que engajam a audiência ficam pulverizados em múltiplas plataformas, e se traduzem em análises, críticas, memes, conversas e polêmicas que se sustentam de forma independente. E aí estão oportunidades para produção de conteúdo e ações de marca.
Dentro dessa lógica, na cobertura de realities este ano, por exemplo, o UOL superou pela primeira vez a audiência do principal veículo controlador dos programas. Segundo dados multiplataforma da ComScore, foram 2,5% mais visitantes únicos em páginas e redes dedicadas ao tema do vertical Splash UOL, entre janeiro e abril de 2023 – período do programa de maior repercussão.
Com atuação amplificada em diversas plataformas, a cobertura de realities do Splash UOL forma um ecossistema presente em todas as pontas onde a audiência está, com um time forte de especialistas, colunistas e influenciadores. E, com isso, vem conquistando a preferência do público.
Para 2024, o plano é ampliar e aprofundar essa conversa. Chico Barney, uma das sumidades mais irônicas e divertidas sobre o tema, e Lucas Pasin, entusiasta, crítico e apreciador de realities, serão os talentos do UOL que encabeçam a cobertura no próximo ano. Eles participarão de programas especiais e estarão super atentos a cada movimento dos participantes, sem poupar ninguém.
Aliás, a crítica é o forte. A independência na produção dos conteúdos sobre os realities faz diferença para a audiência. Quem acompanha Chico Barney, por exemplo, sabe que a opinião antecede a estreia dos shows. Ele não deixa passar nada: desde o modelo dos programas – que considera saturado –, passando pelo sistema de votação, o desempenho dos apresentadores e dos participantes.
Junto com eles, um time robusto de colunistas de TV e entretenimento do UOL, movimentam o assunto em diversas camadas – análise dos games, bastidores, fofoca e muito mais. Videocasts como “Central Splash” (comandado por Chico Barney e Aline Ramos) e “Splash Show” (com Yas Fiorelo, Dieguinho e Fefito), contam com a participação de nomes de peso como Mauricio Stycer, Leão Lobo e Joyce Pascowitch.
Além disso, reportagens diárias no Splash UOL repercutem tudo o que acontece nos programas, trazendo resumos dos principais destaques, avaliação dos jogadores, melhores momentos, resenha pós festas, explicação das polêmicas e muito mais. Sem contar com a parceria com o portal Hugo Gloss, que dá uma pitada a mais na cobertura.
Tudo isso conta com destaque fixo na Home do UOL, em um bloco dedicado ao tema com visibilidade constante. Além de amplificação nos perfis de Splash UOL, dos colunistas e influenciadores, nas redes sociais. Haverá ainda um canal dedicado ao tema no WhatsApp, para que os inscritos não percam as principais matérias sobre os realities.
Para as marcas, a cobertura de realities do UOL oferece oportunidades para participar de conversas relevantes que instigam a audiência. As cotas de patrocínio preveem um plano de mídia digital multiplataforma, em conteúdo premium e ambiente seguro, em páginas do UOL e parceiros, perfis de redes sociais e Connected TV. Ao mesmo tempo, prevê possibilidades de criação de conteúdo customizado e branded content e entrega em escala, com distribuição de alto impacto.
Para mais informações sobre como marcas podem participar dessa conversa, entre em contato pelo e-mail publicidade@uol.com.br.