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Pesquisa UOL: Copa deve aumentar interesse por compras na Black Friday 

Imagem: Arte/UOL

Pela primeira vez, Black Friday e Copa do Mundo serão realizadas no mesmo período. O primeiro jogo do Brasil no campeonato mundial de futebol será numa quinta-feira, dia 24 de novembro. A data é véspera do dia promocional, que cai em 25 de novembro, sexta-feira. Com esse cenário em vista, a Pesquisa Black Friday 2022, do UOL, mapeia que a proximidade dos dois eventos impulsiona o interesse pelas compras.

Dados gerais da pesquisa, realizada em parceria com a MindMiners, mostram que 62% dos entrevistados declararam intenção de comprar nesta Black Friday. Se olhada apenas a audiência do UOL, o índice sobe para 81%. Entre os que realizaram compras na data no ano passado, a propensão a comprar é de 86%.

Quando observada a conexão entre os dois eventos, o achado é que dos entrevistados que disseram que a Copa do Mundo irá influenciar nas compras, 62% acreditam que vão comprar mais na Black Friday por conta do evento (a fatia sobe para 74% entre a audiência UOL). Além disso, mais de um terço de todos os entrevistados (35%) declaram que as promoções de produtos/serviços relacionados com a Copa do Mundo irão aumentar o interesse pela Black Friday (56% no UOL).

A sondagem foi realizada entre 23 a 27 de junho. Ao todo, 1.000 pessoas acima de 18 anos conectadas à internet, das classes ABC e de todas as regiões do Brasil, responderam ao questionário online – na plataforma MeSeems, da MindMiners.

Os dois eventos têm uma capacidade significativa de envolvimento do público, segundo a sondagem. Para 38% dos respondentes, a Copa do Mundo afeta a rotina diária e “é um grande evento para mim” (60% no UOL). Sobre a Black Friday, 36% se dizem “uma pessoa muito engajada, e é um grande evento para mim” (56% no UOL).

Roupas, televisão, cerveja, smartphones e salgadinhos são as categorias de produtos mais citadas pelos respondentes, quando perguntados sobre o que pretendem consumir mais na Black Friday, influenciados pela Copa do Mundo.

Para guiar as estratégias de marcas específicas para a Copa, o UOL realizou também o estudo exclusivo “A Torcida Brasileira”, em parceria com a MindMiners. A pesquisa mapeou a expectativa para o eventoa jornada de consumo, além de hábitos de uso de mídia.

Compras planejadas

A Black Friday já faz parte do calendário de compras do brasileiro, momento para o qual os consumidores se preparam com antecedência. Segundo a pesquisa, 95% costumam pesquisar na internet os preços dos produtos antes da data. E 36% dos entrevistados se planejam antes para a compra, pensando em quais produtos querem adquirir – uma média que se mantém nos últimos dois anos de sondagem. Outros 39% não costumam planejar, mas se interessam pela data em busca de aproveitar ofertas e oportunidades que a Black Friday pode trazer.

O levantamento identificou ainda  que as live commerces, como estratégia de vendas para a Black Friday, seguem relevantes: 42% se disseram muito interessados nos eventos e 57% declararam que as lives ajudam a comprar produtos com bons descontos.

Para receber a pesquisa completa, entre em contato pelo e-mail publicidade@uol.com.br.


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Apuração e redação: Renata Gama / Edição e redes sociais: Raphaella Francisco / Arte: Pedro Crastechini
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