Dois veículos nativos digitais se uniram numa parceria comercial inédita que produz maior escala e capilaridade na oferta de publicidade em vídeo digital ao mercado brasileiro. O UOL e a Pluto TV, serviço gratuito de streaming da Paramount no Brasil, anunciaram que trabalharão juntos na comercialização de inventário digital. Agora, as vendas de publicidade direta e de mídia programática nos canais da Pluto TV são realizadas pelo UOL.
São forças complementares. Na prática, ao somar o inventário de Pluto TV ao seu cardápio comercial, o UOL amplia a oferta de oportunidades estratégicas aos anunciantes, ao incluir a TV conectada (CTV) em planos de mídia de amplo alcance. O movimento está alinhado com a crescente aderência do público ao streaming, em múltiplas telas e dispositivos: computador, mobile, smart TVs e consoles de videogame, onde a Pluto TV roda.
Pesquisa global recente da ShowHeroes, com o apoio da COG Research, aponta que a CTV é a plataforma de entretenimento preferida para 59% dos respondentes brasileiros. Apesar de metade dos usuários (52%) declarar que assina mais de um serviço de streaming, 57% preferem os serviços gratuitos, que veiculam publicidade. E são anúncios no lugar certo: 67% dos usuários dizem preferir ver publicidade contextualizada a mensagens genéricas. A Pluto TV, por exemplo, permite a clusterização de anúncios por geolocalização, dispositivos e contexto, em diversas categorias.
“A união do UOL com a Pluto TV disponibiliza aos anunciantes uma oferta ainda mais completa de publicidade em vídeo, possibilitando projetos com entrega tanto no inventário de streaming, que é distribuído não só na web, mas também em TVs conectadas, como em todo o inventário do UOL, a maior audiência da internet brasileira”, declara Paulo Samia, CEO do UOL.
Além disso, a parceria é mais um passo numa trajetória do UOL de ampliar seu alcance em conteúdos de lazer e diversão. “Essa é mais uma oportunidade para as marcas aumentarem a sua visibilidade, estando presentes no momento de entretenimento dos consumidores”, diz Samia.
Já as marcas parceiras da Pluto TV passam a ter acesso a um cardápio mais completo de publicidade digital. “Essa aliança de duas marcas digitais nativas, alimentada pela força de vendas do UOL, permitirá aos anunciantes a oportunidade de alcançar o público de forma mais impactante por meio de conteúdo premium”, afirma Eduardo Lebrija, vice-presidente executivo, diretor comercial & líder regional da Paramount na América Latina.
E o serviço de streaming ganha tração comercial para oferecer ainda mais conteúdo de qualidade. Agora, a equipe de vendas da Paramount ficará focada na venda de produtos como MTV Miaw, VidCon e CONMEBOL Libertadores, que podem incluir projetos de conteúdos e ações na Pluto TV, além das vendas regionais e globais.
Atualmente, a Pluto TV veicula 106 canais com curadoria exclusiva no Brasil, com conteúdos disponíveis para todos os públicos de forma gratuita. E desde julho de 2022, o UOL opera um canal próprio na Pluto TV, o Canal UOL (canal 147). A grade traz programas diários e semanais, com apresentação de Fabíola Cidral, Thais Oyama, Otaviano Costa, Zeca Camargo, entre outras atrações.