_Branding

Para combater desinformação, UOL lança Manifesto contra o ‘achismo’

Informação de qualidade é o antídoto contra as notícias falsas que circulam pelas redes sociais nas eleições. Para fazer frente à desinformação, que distorce a realidade e confunde o eleitor, o UOL, maior plataforma de conteúdo da internet brasileira, lançou o manifesto “Diga não ao Achismo”.

“O UOL, com a sua credibilidade construída durante mais de 20 anos de história, tem trabalhado duro para trazer conteúdo de qualidade aos eleitores. E cabe a nós liderar a luta contra a desinformação”, afirma Rodrigo Flores, diretor de Conteúdo do UOL.

O manifesto faz parte da campanha “Informação contra o Achismo”, que enfatiza a importância da apuração dos fatos para que enganos não influenciem o voto. “No Achismo, incertezas viram argumentos. E só uma coisa é capaz de combatê-lo: informação”, diz o texto da peça publicitária, que convida os eleitores a receber notícias de credibilidade na página UOL Eleições 2018.

No UOL Eleições 2018, a audiência encontra informações atualizadas, além de conteúdos especiais, como sabatinas e debates (realizados nos novos estúdios UOL), reportagens e fichas de candidatos. Lá, o eleitor poderá ainda acompanhar a apuração em tempo real e verificar o raio-x dos resultados.

A campanha também destaca o UOL Confere, serviço de checagem de notícias, onde a audiência pode se munir com dados confiáveis para confrontar as fake news e evitar decisões com base em “achismo”.

Assinada pela agência Artplan, a campanha envolve ações em 360º, com filmes, spots de rádio, OOH, anúncios em jornais e revistas, conteúdo nas redes sociais e mídia digital. No filme para TV, um eleitor acorda pela manhã na cama ao lado de um candidato com faixa presidencial, sem saber como ele foi parar em seu quarto.


Quem faz os conteúdos UOL para Marcas:

Apuração e redação: Renata Gama / Edição e redes sociais: Raphaella Francisco / Arte: Pedro Crastechini
Gerente responsável: Marina Assis / Gerente Geral: Karen Cunsolo