Com 39 milhões de assinantes, o UOL é o maior produtor de conteúdo para Whatsapp do mundo. Trata-se de uma audiência inscrita em mais de 190 listas temáticas para receber em primeira mão notícias relacionadas a seus assuntos de interesse direto no aplicativo de mensagem. E as marcas vão junto nessa entrega.
Há canais para todos os tipos de assuntos, interesses e grupos. Somente os especializados em esportes concentram 19 milhões de assinaturas. E, dentro do subtema futebol, as pessoas estão inscritas em 23 listas diferentes, incluindo aquelas dedicadas aos times de futebol, tão amados pelos torcedores.
Já quando o assunto é entretenimento, são 7 milhões de assinantes também em 23 canais. São temas com forte poder de engajamento, por conversarem com fanbases consolidadas. Por exemplo, em entretenimento, um dos canais é voltado ao universo “Marvel & DC”, que puxa legiões de fãs. Outro totalmente diferente é focado apenas em notícias relacionadas ao universo da ex-BBB Juliette.
E o que não faltam são grupos que reúnem perfis diversos e engajados, como “Vida low carb”, “Corrida e Caminhada” no segmento de saúde e bem-estar, ou “Gatos”, “Cachorros”, “Amor, Paixão e Fofurices”, em estilo de vida. Ou mesmo “Adie o fim do mundo”, “Direito da Mulher”, “Nós negros”, em sociedade e sustentabilidade.
Com essa segmentação, marcas parceiras conseguem chegar a um grau elevado de personalização de entrega de mídia, que combina escala e alcance de forma muito eficaz. Isso porque distribuir informações por meio de listas de inscritos permite chegar de forma direta e direcionada a um público que já está aberto para receber a mensagem, aumentando o nível de atenção e engajamento.
A entrega do conteúdo UOL via WhatsApp faz parte de uma estratégia de amplificação 360º. Dessa forma, ninguém perde a informação que interessa. Tudo o que é produzido nas verticais – de hard news, passando por saúde, lifestyle e entretenimento – é capaz de acompanhar a audiência em todos os pontos de contato ao longo de sua jornada de consumo de conteúdo.
“Seja qual for a plataforma ou interface, onde tiver bastante gente, o UOL vai produzir conteúdo pertinente, sempre com o nosso DNA que é informação, seja jornalismo, política, esporte, música ou entretenimento”, afirma Bebeto Pirró, diretor de publicidade do UOL.
As marcas vão junto nessa jornada. Ao enviar conteúdo mais focado e temático, patrocinadores têm a oportunidade de oferecer informações úteis, dicas, novidades e insights que realmente têm a ver com a audiência, ao mesmo tempo que se inserem em seu universo.
Os pacotes de mídia voltados a listas de WhatsApp do UOL preveem três modelos de publicação. Dois deles – presença e contexto – são ideais para estratégias que buscam associar marcas patrocinadoras às notícias do UOL mais relevantes para aquela audiência, variando o tipo de segmentação. Já o formato branded entrega um conteúdo de marca, com formato e qualidade UOL.
Para mais informações sobre como marcas podem entrar nessa jornada, entre em contato pelo e-mail publicidade@uol.com.br.