Tornar a mídia digital mais flexível às necessidades dos anunciantes é uma missão que André Vinícius, diretor executivo de publicidade do UOL, toma para si no seu dia a dia. Indicado ao Caboré 2017 na categoria Profissional de Veículo, o executivo acredita que simplificar o discurso, educar o mercado e inovar nas soluções de mídia e de conteúdo foi o que ajudou o digital a alcançar hoje importância vital nas estratégias do mercado. Dentro do UOL, ele e sua equipe colecionam cases de sucesso que se alinham a essa ideia: o festival CarnaUOL, UOL Urban Taste e XLG são plataformas capazes de unir conteúdo de qualidade, tecnologia e oportunidades para marcas alcançarem seus targets dentro de uma audiência que chega a mais de 75% da internet brasileira.
“O Caboré é um prêmio que normalmente leva em consideração trajetórias, realizações e resultados que os profissionais têm conquistado, e as ideias que ajudam o mercado a se tornar mais sustentável em seus modelos de negócio”, afirma o executivo, que se diz muito gratificado com a indicação, junto com seu time de publicidade. André se define como um profissional que tem as vendas no DNA. “Sou um vendedor por vocação e direciono a equipe para que, cada um em sua especialidade, também seja vendedor, flexível e atenda as necessidades do cliente.” E é esse perfil que leva o time a pensar estratégias, soluções e produtos que ajudam também os anunciantes a vender mais, ter mais visibilidade para suas marcas, atingir seus objetivos.
André chegou ao UOL há sete anos, como diretor de vendas, após uma passagem de 10 anos pelo Grupo Abril. Quando assumiu a posição de diretor executivo de publicidade, já foi com essa visão. “Até então, o UOL tinha uma percepção de ser um veículo muito reativo, focava seus negócios em formatos padrão, havia pouco espaço para fazer coisas diferentes. A relação com a área editorial era difícil. A minha primeira missão foi renovar todo o portfólio de formatos e produtos, criar uma relação de cooperação e respeito com o time de conteúdo e com isso fazer com que o mercado publicitário passasse a contar com o UOL como um veículo flexível e disponível para atender ideias criativas e se moldar às necessidades do cliente.”
Foi aí que surgiram produtos que propõem novas formas de trabalhar formatos de maior impacto: projetos de branded content, novos canais editoriais, aplicativos, e grandes eventos como Carnaval, Olimpíadas e Copa do Mundo. Sempre com a visão de plataforma, buscando soluções inovadoras para surfar na grande audiência. “Nesse período a gente fez com que produtos como o CarnaUOL se transformassem em grandes projetos, que realmente atraíram grande número de pessoas no ambiente físico e também uma audiência maciça dentro do digital.” Foram 30 mil participantes dos eventos no RJ e em SP, 8,1 milhões de visitantes únicos só no site exclusivo do CarnaUOL e alcance de 10 milhões de usuários nas redes sociais.
E, a partir de 2015, nasceu o conceito de UOL AD_LAB, que com a sinergia entre as equipes de conteúdo, tecnologia e mídia amplia as possibilidades de oferecer soluções que vão além do digital. “O posicionamento de content, media e tech nos dá uma visão diferente de um publisher, de que o UOL não é só apenas um produtor de conteúdo. Além de sermos o maior publisher digital do país, somos também solução para gestão de mídia, uso de dados, desenvolvimento de tecnologia, branded content e eventos. E, principalmente, a gente pensa os projetos como plataformas que começam no digital e transbordam para onde fizer sentido.”
O UOL AD_LAB é também uma plataforma de conteúdo e de iniciativas de educação publicitária. Está presente nos principais eventos do mercado, dividindo insights, difundindo boas práticas para o brand safety e divulgando os produtos UOL in-company. “Com um site de conteúdo de referência, a gente trabalha muito a educação do mercado, de distribuir conhecimento para que os clientes e anunciantes saibam cada vez mais explorar os recursos da mídia programática, da mídia digital em geral, e do conteúdo produzido por publishers.”
Desbravando o digital
André conta que o direcionamento de sua carreira para o segmento digital veio de uma vontade de explorar novos mercados. “Quando comecei a trabalhar no digital, ele ainda não era tão atraente. Representava apenas um share bem pequeno do investimento publicitário. Muitos anunciantes não direcionavam investimento para o digital. O mídia de agências tradicionais não entendia muito bem. Era inclusive difícil marcar reunião para falar sobre digital.” Ele estava na área comercial da Editora Abril, dentro da maior unidade de negócio, a revista Veja, quando decidiu migrar para o digital. “Tomei essa decisão porque sempre acreditei no digital, gosto de desafios e inovação. Muita gente me questionou, mas eu não gosto de nada fácil. Gosto de vender, e não de tirar pedido.”
Além da indicação do Caboré, o executivo faz parte do Conselho do IAB Brasil, já foi presidente do comitê de veículos, e recentemente foi convidado para integrar o novo Comitê Técnico Digital (CTD) do Conselho de Executivo das Normas-Padrão (Cenp), formado por profissionais do mercado para discutir e sistematizar novas regras da compra de mídia digital.
Minibio
André Vinícius é formado em publicidade pela FAAP, com especialização em gestão de negócios pelo Insper. Passou pelo Grupo Abril, onde trabalhou por 10 anos, e a partir de 2003 integrou diversas estruturas comerciais, sempre dedicado a vendas de projetos de mídia digital. Chegou ao UOL há sete anos, como diretor comercial, e há dois anos e meio ocupa a posição de diretor executivo de publicidade.