Apostar online em resultados de jogos esportivos começa a se estabelecer como um novo hábito no Brasil. É o que mostra a segunda edição do relatório “Apostas Online”, realizado pela área de Consumer Insights do UOL. O levantamento reúne informações do mercado, dados de comportamento de audiência na internet e traz números exclusivos de uma sondagem realizada em parceria com a MindMiners.
De acordo com o mapeamento, 7% dos entrevistados declaram ter o hábito de fazer apostas online. Se considerada somente a audiência do UOL, essa fatia sobe para 11%. Esses números foram obtidos a partir do cruzamento de dados da pesquisa TGI Kantar IBOPE Media com os da audiência UOL.
Já a pesquisa exclusiva UOL/MindMiners, que buscou mapear o comportamento de quem joga, mostra que a maioria dos entrevistados (57%) faz apostas pelo menos uma vez por semana. A principal fatia, os chamados medium users (29%), aposta de 1 a 3 vezes por semana; os heavy users (15%) declaram jogar de 4 a 6 vezes por semana; e os super heavy users (13%) fazem apostas todos os dias.
Ao todo, foram ouvidas 1.000 pessoas acima de 18 anos, que costumam fazer apostas online, das classes ABC e de todas as regiões do Brasil, responderam ao questionário online – na plataforma MeSeems, da MindMiners.
Para a maior parte dos respondentes, apostar online é um momento de diversão ou entretenimento (37%). Outros 27% consideram que são jogos de azar; 19% entendem como um esporte e 16% acham que é um negócio, ou uma forma de ganhar dinheiro. A maioria (51%) realiza jogos com valores de até R$ 50.
O contexto das apostas online no país é considerado um motor para o estabelecimento deste novo hábito. “O país vive uma febre de apps de apostas esportivas. Desde que foram legalizados, mas ainda carentes de regulamentação, esses aplicativos conquistaram popularidade e receita rapidamente, a ponto de hoje patrocinarem a maioria dos clubes da elite do futebol brasileiro”, ressalta o relatório.
Nesse sentido, a publicidade se mostra um player central na construção desse hábito. Entre os entrevistados, 66% admitem que ser impactado por anúncios de algum site de apostas pode motivá-los a apostar mais. E 65% dizem que, quando veem a publicidade de algum site de apostas que ainda não conhecem, se interessam em saber mais. Além disso, 76% declaram gostar de ver a marca em que apostam ativa em publicidade.
Ser apostador online não significa consumir somente conteúdos esportivos, aponta a pesquisa. Em cruzamento com dados de audiência, foram mapeados seus principais temas de interesse. A maioria dos apostadores online que acessam o UOL (79%) se diz muito atualizada com os desenvolvimentos tecnológicos, sendo que 60% são antenados e gostam de comprar novos aparelhos eletrônicos. Além disso, para 82%, a internet é usada como a principal fonte de entretenimento.
Para receber o relatório completo, entre em contato pelo e-mail publicidade@uol.com.br.